Publicado em 28/05/2024

Como captar alunos EAD com geomarketing

Como captar alunos EAD com geomarketing

Geofusion Hannah Schroer
LinkedIn
Compartilhe:
Como captar alunos EAD?

Saber como captar alunos EAD já deixou de ser um desafio para o futuro das universidades, e se tornou uma necessidade para ontem.

Essa modalidade de ensino superior teve um crescimento exponencial: 474% em uma década, conforme levantamento do Censo da Educação Superior. Ela vem favorecendo o acesso ao conhecimento especializado a milhões de estudantes e, ao mesmo tempo, gerando oportunidades para as instituições.

Há contudo alguns desafios a serem superados para obter sucesso na conquista de alunos, uma vez que a concorrência não para de aumentar.

Com isso em mente, preparamos este artigo, no qual te mostraremos em detalhes:

  • quais são as estratégias mais eficazes para captar alunos EAD;
  • como as redes sociais podem ser boas aliadas nessa estratégia;
  • como entender em profundidade o perfil dos alunos propensos a escolher o ensino à distância;
  • como captar alunos EAD com ajuda do geomarketing;
  • e muito mais!

Quais são as estratégias digitais mais eficazes para captar alunos EAD

Para muitos times de Marketing e Inteligência de Mercado de instituições de ensino, como captar alunos EAD continua sendo um desafio. Afinal, é preciso lidar com a vasta oferta de cursos e ações das instituições que disputam esse nicho de maneira acirrada, principalmente online.

Por isso, vamos começar te mostrando algumas estratégias digitais que, bem aplicadas, surtem bons resultados.

Confira nos tópicos que seguem.

Aplicação de SEO para atrair alunos EAD

SEO (Search Engine Optimization) é fundamental para aumentar a visibilidade de cursos EAD nos motores de busca. Ele envolve otimizar o site da universidade e suas páginas de cursos com palavras-chave relevantes, meta descrições atraentes e conteúdo de alta qualidade.

Para realizá-lo, é importante partir de uma pesquisa de palavras-chave identificando termos que potenciais alunos estão buscando, e incorporá-los de forma natural no conteúdo.

Além disso, a estrutura do site precisa ser otimizada, garantindo que possa ser acessado por todos os dispositivos; e que haja boa velocidade de carregamento das páginas.

Links internos e externos também são bem-vindos, pois aumentam a autoridade do site e sua classificação nos resultados do Google.

Publicação de conteúdo de qualidade

Outra frente indispensável do marketing digital é a publicação de conteúdos que atraiam e engajem alunos interessados em cursos EAD.

Deve-se produzir artigos de blog, vídeos, webinars e infográficos que abordem temas de interesse desse público-alvo.

O conteúdo precisa ser informativo, relevante e útil, demonstrando a expertise da universidade e destacando os benefícios de seus cursos.

Para tal, recomenda-se técnicas de storytelling. Por exemplo, compartilhando histórias de sucesso de alunos e ex-alunos, o que pode gerar conexão emocional e ajudar na decisão de matrícula.

Um ponto de atenção é a regularidade das publicações. Ela é essencial e deve seguir um calendário editorial previamente pensado. Dessa forma, os mecanismos de busca (seus algoritmos) percebem constância e, juntamente com outros fatores, ranqueiam melhor os materiais.

Campanhas de e-mail marketing

Também as campanhas de e-mail marketing caem bem em um projeto de captação de alunos EAD.

Bem executadas, elas permitem a personalização das mensagens e o envio de informações diretamente para a caixa de entrada de cada potencial aluno.

Para ter sucesso nisso, é necessário segmentar a lista de contatos de acordo com critérios específicos; tais como interesses e estágio no processo de decisão.

E-mails bem projetados devem incluir um assunto atraente, conteúdo relevante e chamadas para ação bem claras. Eles podem oferecer recursos gratuitos, como e-books ou acesso a webinars, entre outros materiais de marketing de conteúdo.

Anúncios via Google Ads

Os anúncios via Google Ads também compõem as estratégias de marketing das instituições de ensino mais bem-sucedidas em captar alunos EAD.

Utilizando anúncios pagos, a universidade pode aparecer nas primeiras posições dos resultados de busca, aumentando significativamente a visibilidade.

É importante criar anúncios atraentes e relevantes, utilizando palavras-chave específicas para cada curso. Além disso, a segmentação precisa permite que as mensagens sejam exibidas para o público certo, no momento certo.

Como as redes sociais podem contribuir para a captação de alunos EAD

Por falar em como captar alunos EAD via marketing digital, não podemos esquecer das redes sociais.

Elas hoje são ferramentas poderosas, funcionando muito bem para o público jovem, que está constantemente conectado e gosta de se envolver com instituições que performam bem nas mídias sociais.

Aqui estão algumas formas objetivas de aproveitá-las:

  • publique regularmente sobre os cursos EAD, tanto mensagens orgânicas quanto posts patrocinados;
  • responda a perguntas e comentários, visando criar uma conexão imediata;
  • entregue conteúdo visual atraente, sejam vídeos, infográficos e imagens de alta qualidade que destaquem as temáticas dos cursos EAD;
  • dê demonstrações de aulas, tours virtuais do campus e também depoimentos de alunos e professores;
  • crie grupos e comunidades visando fomentar um senso de pertencimento e o intercâmbio entre estudantes já matriculados e aqueles que estão ainda na jornada de compra;
  • faça publicidade direcionada — plataformas como Facebook e Instagram oferecem ferramentas avançadas de segmentação; use-as para direcionar mensagens com base em interesses, localização e comportamentos;
  • oferte conteúdo educativo, como artigos, webinars e tutoriais gratuitos que mostrem a qualidade do ensino à distância proporcionado pela faculdade;
  • promova eventos online, como palestras e workshops — eventos ao vivo, especificamente, criam um senso de urgência e exclusividade;
  • firme parcerias com influenciadores digitais cuja audiência está alinhada com o público-alvo;
  • aproveite conteúdos gerados por usuários, desde questionamentos que podem ser pautas até publicação de fotos e vídeos autênticos sobre a universidade, seus cursos e seu universo.
ebook-ensino-regular-nas-capitais

Como entender o perfil dos alunos EAD ideais para sua instituição com geomarketing

Com a concorrência acirrada de hoje não tem como captar alunos EAD com sucesso sem saber o perfil de aluno ideal para a instituição. Isso porque todas as ações precisam ser bem direcionadas — o que, inclusive, otimiza custos.

Uma maneira eficaz de fazer isso é utilizando o geomarketing. Ele, em síntese, diz respeito à utilização de dados geográficos e demográficos para otimizar ações comerciais e publicitárias.

Ao contar com uma ferramenta de geomarketing, os profissionais que enfrentam o desafio de como captar alunos EAD conseguem pular diversas etapas em pesquisa. Além disso, obtêm informações detalhadas e graficamente ilustradas (via mapas, por exemplo) para tomar decisões em tempo hábil.

Eles conseguem cruzar informações como idade, renda, poder aquisitivo, detalhes comportamentais, entre outros, com a localização dos polos da universidade e seu entorno. Ademais, podem avaliar a concorrência, seus movimentos, pontos fortes e fracos…

A partir disso, têm meios de entender com máxima acuracidade o perfil de aluno ideal. Consequentemente, incrementam suas ações de captação — fazem testes mais efetivos e conseguem adaptar ativações para atingir os objetivos estabelecidos.

→ Leia também:

[Exemplo prático] Mapeando oportunidades de captação de alunos EAD com geomarketing

Informações sobre perfil de alunos, consumo e a presença de comércios são apenas algumas das que convém analisar para saber como captar alunos EAD. Afinal, cada instituição varia em seus modos de atuação, estratégias, públicos, entre vários outros aspectos.

Além disso, o estudo de propostas de pólos pode ser apenas uma das formas de investir nessa captação. Campanhas de marketing digital, por exemplo, também são úteis para atrair mais estudantes.

No mapa abaixo, visamos compreender apenas o potencial e a eventual concorrência que uma rede de ensino fictícia teria, levando em consideração o município de Salvador, na Bahia. 

Filtramos três fatores-chave, e o resultado foi este:

como-captar-alunos-ead-mapa-1
Potencial de consumo para matrículas no ensino superior x concorrência de faculdades por microáreas em Salvador – BA

Os tons mais escuros são os que representam onde as pessoas mais intencionam gastar com cursos de ensino superior por ano, independentemente da modalidade. Já os triângulos vermelhos correspondem à localização das unidades presenciais.

Isso, por si só, chama atenção: não é novidade que os territórios próximos ao centro e às áreas turísticas de Salvador atraem grande fluxo de comércio, de pessoas, entre outros fatores que tornam atrativo que as instituições de ensino estejam por ali.

Entretanto, o potencial existente no restante da cidade é bastante evidente no mapa – e aparentemente pouco aproveitado.

Mais informações

Pensando nisso, acrescentamos informações relevantes especificamente para o ensino a distância:

como-captar-alunos-mapa-ead-2
Potencial de consumo para telefone, TV e internet x concorrência de faculdades e polos EAD por microáreas em Salvador – BA

Neste caso, substituímos os dados a respeito das matrículas pelos que informam a respeito do potencial de consumo para pacotes de telefone, TV e internet. Afinal, o requisito mínimo para que alguém consiga assistir às aulas online é ter acesso a elas.

O mapa se manteve praticamente idêntico. Decidimos então localizar quantos polos de ensino à distância existem na cidade de Salvador, para compreender se esta modalidade está sendo suficientemente ofertada nos arredores.

Para isso, nós as representamos nos quadrados verdes visualizáveis acima. Embora seja possível perceber unidades um pouco mais dispersas, ainda assim é notável a concentração existente nos arredores do Pelourinho e do Centro da capital baiana.

Em outras palavras, as redes de ensino podem ter boas oportunidades apostando fora dessas áreas, no caso de Salvador – e, não raramente, cenários semelhantes são encontrados em diversos outros municípios.

Claro que, nesta análise, não levamos em consideração uma infinidade de fatores que têm poder de influência sobre os resultados da captação de alunos.

É o caso da renda média, dos meios de transporte disponíveis nas proximidades, determinados tipos de estabelecimentos – como bancos ou espaços de alimentação -, e assim por diante.

Isso porque as variáveis em um estudo de inteligência geográfica de mercado são inúmeras. Muitos caminhos diferentes podem ser traçados para saber como captar alunos EAD do modo que melhor atende à situação da sua instituição.

[Case de sucesso] Mackenzie descobre como captar alunos EAD com geomarketing e potencializa resultados

A Universidade Presbiteriana Mackenzie é um exemplo muito bem-sucedido em EAD. 

Entre outras ações, a instituição utiliza o software de inteligência geográfica desenvolvido pela Geofusion para entender o mercado e captar alunos.

O time de especialistas da instituição de ensino possui uma base de dados dos estudantes, o que os permite entender o perfil demográfico com o qual trabalham.

Para isso, os profissionais fazem uma plotagem dessas informações na ferramenta e analisam o entorno.

Desta forma, quando a instituição recebe propostas de unidades interessadas em se tornar um polo EAD, o Mackenzie já consegue verificar o quanto elas são aderentes aos objetivos da universidade.

Para essa análise, eles consideram informações de relevância para o negócio, como:

  • Potencial de consumo para os serviços que eles oferecem;
  • Localização de instituições de ensino públicas e privadas nos arredores;
  • Estabelecimentos próximos que atraem grande fluxo de pessoas.

Cliente Geofusio, o Mackenzie já inaugurou mais de 50 polos com apoio do OnMaps. Para se ter uma ideia, entre 2018 e 2019, houve um crescimento de 42,5% no número de alunos em EAD.

“A ferramenta da Geofusion é versátil e atrativa para qualquer segmento. É por meio desta solução que subsidiamos e enriquecemos os estudos de mercados de acordo com nossas múltiplas linhas de negócios.”

— Ruy Euduvale Torres Junior,  Gerência de Negócios e Projetos (Mackenzie).

Conclusão

A captação de alunos EAD é desafiadora para todas as instituições de ensino, uma vez que essa modalidade se popularizou e há grande concorrência.

Por isso, é importante investir em presença digital, entre outras estratégias que demonstramos ao longo deste artigo, diferenciando-se dos competidores e demonstrando claramente a proposta de valor. 

Sem isso, excelentes cursos podem ser ofuscados por ofertas de menor qualidade, prejudicando o desempenho e, inclusive, reduzindo a qualidade do ensino no país.

A boa notícia é que existe o geomarketing para ajudar os profissionais encarregados dessa missão a entender em profundidade o mercado e os potenciais estudantes. Além disso, a planejar e executar ações coerentes e certeiras em tempo hábil.

Que tal, o que você achou da reflexão que trouxemos aqui? Gostou das nossas dicas de como captar alunos EAD?

Quer saber mais sobre como a Geofusion pode ajudar sua instituição na captação de alunos EAD? Realizamos um estudo utilizando nossa solução para levantar dados relevantes para qualquer instituição.

Clique no banner abaixo para acessar gratuitamente:

panorama-ensino-superior
Geofusion Hannah Schroer
LinkedIn
Compartilhe:

Outras postagens

Positivação de PDV: otimizando a prospecção de pontos de venda

Ponto comercial: 10 formas estratégicas para escolher o local

Logística de Distribuição: o que é, como funciona e importância

16 ideias infalíveis de marketing para inauguração de loja