Publicado em 22/08/2024

Dados de consumo: mais inteligência à prospecção de PDVs

Dados de consumo: mais inteligência à prospecção de PDVs

Geofusion Victor Melo
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Dados de consumo são, como o próprio termo sugere, informações coletadas sobre o comportamento de compra e uso de produtos ou serviços por parte dos consumidores.

Eles podem incluir frequência e volume de aquisição, preferências por marcas, canais utilizados, por exemplo.

Visualizar e analisar dados de consumo, cada vez mais, tem sido um trunfo na prospecção de pontos de vendas (PDVs) para indústrias. Especialmente porque essas práticas ganham contornos marcados de inteligência geográfica.

No detalhe, as organizações mais bem preparadas para detectar os locais onde expor e comercializar seus produtos fazem isso com ajuda de tecnologias e métodos de geomarketing

Elas obtêm, nos dados de consumo cruzados com outros insumos informacionais, insights valiosos para entender o perfil dos clientes, personalizar ofertas, otimizar estratégias de marketing e vendas, e muito mais. 

Isso as ajuda muito na hora de prospectar e ativar PDVs, entre outras iniciativas que as diferem no mercado.

Vamos refletir sobre isso com profundidade?

Continue lendo para ver em detalhes:

  • por que os dados de consumo são importantes em uma estratégia de prospecção de PDVs;
  • como utilizar ferramentas de inteligência geográfica para coletar e analisar dados de consumo e outras variáveis ao prospectar PDVs;
  • quais são os benefícios operacionais e estratégicos do uso adequado de dados de consumo na prospecção de PDVs;
  • e muito mais!

A importância de entender o consumo na prospecção de PDVs

O aproveitamento inteligente de dados de consumo no processo de prospecção de PDVs geralmente torna mais ágil, precisa e eficaz a determinação de onde serão distribuídos os produtos – especialmente visando ofertar um mix que tenha aderência com as regiões escolhidas.

Como os dados de consumo influenciam a escolha dos PDVs

Ao analisar padrões de compra, como frequência de vendas e preferências regionais, é possível identificar quais locais são mais adequados para determinados produtos. 

Isso vai além de simplesmente selecionar um local com alto tráfego; trata-se de encontrar PDVs onde o público-alvo de fato compra

Basicamente, estrategistas envolvidos neste tipo de iniciativa sabem que o comportamento do consumidor varia significativamente entre regiões.

Eles capturam e analisam dados de consumo que fornecem as informações necessárias para fazer essas distinções​.

Esses dados permitem, entre outras coisas, validar se o mix de produtos ofertados é aderente aos PDVs. Isso ajuda a garantir que as mercadorias correspondam às preferências e necessidades do público-alvo nos locais avaliados. 

Por exemplo, um fabricante que fornece a redes de supermercados pode usar informações de consumo para identificar que certos itens têm maior saída em localidades específicas e, consequentemente, planejar produção e otimizar estoques. 

Estamos falando, portanto, de um nível de personalização que detecta os PDVs certos e melhora as vendas com vistas a também garantir a satisfação do consumidor​.

Paralelamente, a visualização e a análise de dados de consumo costuma revelar o melhor momento para introduzir novos produtos ou promoções. 

Se os dados indicam que um produto específico tem uma alta demanda sazonal, é possível planejar ativações para maximizar as vendas durante esses períodos nos pontos de venda de interesse.

Tudo isso dá à prospecção de PDVs uma maior sofisticação. Ela passa a ser uma tarefa baseada em evidências — jamais em suposição ou intuição.

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Dados de consumo são, como o próprio termo sugere, informações coletadas sobre o comportamento de compra e uso de produtos ou serviços por parte dos consumidores.

Eles podem incluir frequência e volume de aquisição, preferências por marcas, canais utilizados, por exemplo.

Visualizar e analisar dados de consumo, cada vez mais, tem sido um trunfo na prospecção de pontos de vendas (PDVs) para indústrias. Especialmente porque essas práticas ganham contornos marcados de inteligência geográfica.

No detalhe, as organizações mais bem preparadas para detectar os locais onde expor e comercializar seus produtos fazem isso com ajuda de tecnologias e métodos de geomarketing

Elas obtêm, nos dados de consumo cruzados com outros insumos informacionais, insights valiosos para entender o perfil dos clientes, personalizar ofertas, otimizar estratégias de marketing e vendas, e muito mais. 

Isso as ajuda muito na hora de prospectar e ativar PDVs, entre outras iniciativas que as diferem no mercado.

Vamos refletir sobre isso com profundidade?

Continue lendo para ver em detalhes:

  • por que os dados de consumo são importantes em uma estratégia de prospecção de PDVs;
  • como utilizar ferramentas de inteligência geográfica para coletar e analisar dados de consumo e outras variáveis ao prospectar PDVs;
  • quais são os benefícios operacionais e estratégicos do uso adequado de dados de consumo na prospecção de PDVs;
  • e muito mais!

A importância de entender o consumo na prospecção de PDVs

O aproveitamento inteligente de dados de consumo no processo de prospecção de PDVs geralmente torna mais ágil, precisa e eficaz a determinação de onde serão distribuídos os produtos – especialmente visando ofertar um mix que tenha aderência com as regiões escolhidas.

Como os dados de consumo influenciam a escolha dos PDVs

Ao analisar padrões de compra, como frequência de vendas e preferências regionais, é possível identificar quais locais são mais adequados para determinados produtos. 

Isso vai além de simplesmente selecionar um local com alto tráfego; trata-se de encontrar PDVs onde o público-alvo de fato compra

Basicamente, estrategistas envolvidos neste tipo de iniciativa sabem que o comportamento do consumidor varia significativamente entre regiões.

Eles capturam e analisam dados de consumo que fornecem as informações necessárias para fazer essas distinções​.

Esses dados permitem, entre outras coisas, validar se o mix de produtos ofertados é aderente aos PDVs. Isso ajuda a garantir que as mercadorias correspondam às preferências e necessidades do público-alvo nos locais avaliados. 

Por exemplo, um fabricante que fornece a redes de supermercados pode usar informações de consumo para identificar que certos itens têm maior saída em localidades específicas e, consequentemente, planejar produção e otimizar estoques. 

Estamos falando, portanto, de um nível de personalização que detecta os PDVs certos e melhora as vendas com vistas a também garantir a satisfação do consumidor​.

Paralelamente, a visualização e a análise de dados de consumo costuma revelar o melhor momento para introduzir novos produtos ou promoções. 

Se os dados indicam que um produto específico tem uma alta demanda sazonal, é possível planejar ativações para maximizar as vendas durante esses períodos nos pontos de venda de interesse.

Tudo isso dá à prospecção de PDVs uma maior sofisticação. Ela passa a ser uma tarefa baseada em evidências — jamais em suposição ou intuição.

Potencial de Consumo em áreas de Vila Velha (ES)

Benefícios de uma prospecção de PDV inteligente

Nosso conteúdo ficaria incompleto se não detalhássemos também as maiores vantagens da prospecção de PDVs levada a cabo com inteligência de dados de consumo e geográficos. 

Confira, nos dois tópicos que seguem.

Crescimento de sell in e sell out

Os impactos positivos em sell in e sell out são evidentes quando a prospecção de PDVs é realizada de forma inteligente, utilizando dados de consumo a outros precisos e relevantes. 

Para relembrar: sell in diz respeito à quantidade de produtos que o fabricante ou distribuidor comercializa ao varejista. Já sell out é a quantidade de produtos que o varejo, por sua vez, vende para o shopper. 

Firmando parcerias de maneira bem fundamentada, as indústrias conseguem colocar seus produtos nos PDVs certos, onde há maior potencial de conversão em vendas, maximizando tanto o sell in quanto o sell out.

Isso reduz o risco de estoques parados, diminui custos e eleva a eficiência operacional. Ao mesmo tempo, possibilita ajustar rapidamente as estratégias de distribuição e reposição sempre que necessário​.

Personalização do mix de produtos conforme o perfil do consumidor

Com a concorrência exigindo flexibilidade de fabricantes e varejistas, a personalização do mix de produtos é fundamental. Ela é outra vantagem significativa da prospecção de PDVs realizada com base em tecnologias e dados avançados. 

Ao entender o perfil de consumo dos clientes de cada PDV, fabricantes podem ajustar sua oferta de maneira precisa, disponibilizando exatamente o que o consumidor procura.

Isso aumenta a satisfação do cliente e melhora o desempenho do PDV, que passa a oferecer produtos com maior probabilidade de venda.

Trata-se de um diferencial e tanto perante a concorrência: em vez de adotar uma abordagem genérica, é fornecido um portfólio adaptado às preferências dos consumidores de cada localidade. 

Isto é, entrega-se uma experiência de compra mais relevante e atrativa, gerando mais possibilidades de fidelização à marca e ao PDV.

Isso, aliás, é algo cada vez mais difícil de se alcançar — por exemplo: em 2024, o contingente de brasileiros que mudou de marca para comprar um item mais barato subiu 7% em relação a 2024, segundo a McKinsey.

Vale também destacar que a prospecção inteligente também abre portas para o ajuste dinâmico do mix de produtos ao longo do tempo, conforme as preferências dos consumidores mudam. 

Afinal, a indústria tem meios de monitorar essas mudanças em tempo real e adaptar rapidamente suas estratégias e táticas.

Isso a ajuda a manter-se sempre à frente das tendências e garantir que os PDVs nos quais está presente permaneçam competitivos e lucrativos.

Conclusão

Para a indústria, a visualização e a análise de dados de consumo agregam inteligência à detecção e prospecção de pontos de venda.

Essas práticas, apoiadas por tecnologias e métodos como o geomarketing, possibilitam entendimento aprofundado do perfil do público-alvo – especialmente no que se refere ao consumo em torno dos PDVs.

Logo, é muito mais ágil e eficiente determinar onde serão distribuídos os produtos, inclusive para garantir a oferta de um mix com mais aderência a cada região.

Em síntese, a prospecção de PDVs realizada com inteligência contribui para projetos de expansão vitoriosos, pois é fundamentada em dados de consumo, entre outras variáveis que possibilitam decisões e negociações acertadas. Saiba mais sobre isso neste material exclusivo:

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