Publicado em 09/01/2023

Como expandir seu negócio de alimentação?

Como expandir seu negócio de alimentação?

Geofusion Hannah Schroer
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Como expandir seu negócio de alimentação?

Quer expandir seu negócio de alimentação, mas não sabe por onde começar? Neste post, vamos dar algumas dicas e sugestões de como alcançar novos ares e mais clientes.

O setor alimentício continua sendo um bom negócio, mesmo em tempos de crise. Afinal, comer é uma necessidade básica e as pessoas dificilmente deixam de almoçar ou jantar fora de casa.

Existem muitas maneiras de crescer e expandir seu negócio. Continue lendo este artigo para descobrir estratégias e dicas valiosas para que você aumente a visibilidade da sua empresa e atraia muito mais consumidores.

Vamos lá?

Por que expandir seu negócio de alimentação?

Expandir um negócio de alimentação pode parecer bastante desafiador, mas existem diversos motivos para considerar essa opção.

Em primeiro lugar, o mercado de alimentação está em constante crescimento. A indústria de alimentos e bebidas é a maior do país, respondendo por 10,6% do PIB. Além disso, gera 1,68 milhão de empregos formais e diretos.

O cenário futuro também é animador, já que as empresas fecharam o ano de 2021 com um ganho de R$ 922,6 bilhões, segundo a ABIA. Dessa forma, há uma grande oportunidade para empreendedores na área de alimentação.

Expandir seu negócio alimentício pode trazer inúmeros benefícios. Expandir pode atrair mais clientes e aumentar suas vendas, por exemplo. Além disso, faz com que você atenda uma clientela mais ampla e diversificada, o que aumenta seu market share.

Mesmo que seus lucros já sejam altos, expandir amplia o alcance da sua marca e, consequentemente, seu retorno financeiro. 

Além disso, fazendo essa movimentação, você demonstra ao seu público que está se adequando à realidade do mercado. Isso pode ser um grande diferencial.

Expandir seu negócio com inteligência pode ajudar você a:

  • Prosperar em um mercado competitivo;
  • Aumentar seus lucros;
  • Ampliar seu market share;
  • Adaptar-se ao mercado;
  • Chegar a novos lugares e alcançar novos clientes.

Como saber se é o momento certo de expandir seu negócio?

Embora expandir seu negócio de alimentação seja um movimento que pode trazer benefícios para sua empresa, ele deve ser feito com cautela. Afinal, você não quer fazer um investimento maior do que pode pagar, não é mesmo?

Então veja alguns sinais de que pode ser a hora certa para expandir seu negócio:

Você está vendo um crescimento constante nas vendas

Se você está vendendo mais do que o normal e esta é uma tendência que vem se mantendo há um longo período, este é um sinal de que é hora de expandir.

Afinal, as vendas em constante crescimento indicam uma demanda por mais dos seus produtos e/ou serviços.

Você atingiu o limite da sua capacidade atual

Se o seu restaurante está sempre com a agenda lotada ou você não consegue atender todos os pedidos dos clientes, este é mais um sinal de que é hora de expandir.

Quando você aumenta a sua capacidade de produção ou de atendimento, consegue atender a demanda existente e ainda atrai novos clientes.

Você possui os recursos financeiros necessários

Expandir um negócio requer investimento, seja em equipamentos, publicidade, equipes, aluguel ou compra de imóveis, entre outros. Assim, não é possível fazer esse movimento sem dinheiro.

No entanto, se você tem os recursos financeiros disponíveis para investir na expansão, este é mais um sinal para dar o próximo passo.

Você tem uma boa equipe

Ter uma equipe de funcionários experiente e comprometida é fundamental para expandir seu negócio.

Os colaboradores são muito impactados pelas mudanças que acontecem na empresa. Por isso, ter uma equipe sólida, motivada e capaz de crescer junto com o negócio é um bom sinal para expandir.

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Como expandir seu negócio de alimentação?

Abrir novas filiais ou unidades é uma forma muito conhecida de expansão. No entanto, este não é o único método de expandir seu negócio. Veja mais alguns exemplos:

Aumente a oferta de produtos

O setor alimentício conta com diversos tipos de produtos. Uma maneira simples de expandir seu negócio é aumentando a oferta de produtos. 

Você pode fazer isso adicionando novos pratos ao cardápio, oferecendo opções vegetarianas ou veganas ou até mesmo lançando novos produtos.

Quando você oferece uma nova variedade de opções, consegue atrair mais clientes e aumentar suas vendas.

Crie novos canais de vendas

Implementar novos canais de vendas é uma maneira eficaz de crescer e expandir. De fato, esta foi uma estratégia muito utilizada durante a pandemia da Covid-19. 

Afinal, com o isolamento social, foi imprescindível que os bares, restaurantes, lanchonetes e demais estabelecimentos encontrassem uma forma de continuar em funcionamento.

Dessa forma, investir pesado em delivery e implementar um e-commerce foi a solução para diversas empresas no mundo todo. 

Mas o contrário também pode ser verdade. Com a volta do comércio após as vacinações, empresas que antes eram apenas online agora também podem expandir seus serviços para o físico.

É importante não esquecer das redes sociais. Redes como o Facebook e o Instagram já contam com lojas integradas em suas plataformas, o que pode ajudar seu negócio a alcançar ainda mais pessoas.

Aposte em franquias

Apostar no modelo de franquia é uma das opções mais seguras para expandir seu negócio. Isso porque quem investe no negócio é o franqueado, não você. Mas você deve entregar treinamento, estrutura completa, marketing, entre outras obrigações.

Busque informações sobre como funcionam os sistemas de franquias e suas leis. Também é importante saber o que sua empresa precisa fazer para estar apta a se tornar uma franquia.

Você pode descobrir tudo isso no site da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Como expandir seu negócio de alimentação?

Faça uma expansão física

Como você viu, expandir fisicamente não é a única forma de ampliar seu negócio, apesar de ser uma das que melhor funcionam. Isso porque você leva o negócio que já faz sucesso de um local para outro, alcançando novos públicos e aumentando assim seus lucros.

Você pode abrir um novo restaurante em uma localização diferente ou até mesmo adquirindo um novo negócio. Independentemente de qual for a expansão, o passo mais importante nesse caso é encontrar o local correto para a nova unidade do seu negócio.

E a melhor forma de fazer isso é utilizando inteligência geográfica, como o Alimentação OnMaps, da Geofusion.

O Alimentação OnMaps é a única ferramenta de geomarketing criada especialmente para o setor alimentício. Com ela, você poderá fazer estudos precisos para expandir da melhor forma. Além de saber qual o melhor local para expandir, você também pode descobrir:

  • Fluxo de pessoas que passam no entorno da sua loja;
  • Potencial de consumo para produtos como refeições, fast foods, pizzas, salgados e sobremesas;
  • Mapeamento da concorrência, das grandes redes aos comércios locais;
  • E muito mais!

Quer expandir seu negócio com o Alimentação OnMaps? Preencha o formulário abaixo e agende uma demonstração gratuita:

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