Os multifranqueados são empreendedores proprietários de duas ou mais unidades de franquias. Eles podem trabalhar com uma mesma rede (monofranquias) ou então com marcas diferentes (multifranquias).
Já se sabe que, cada vez mais, eles aumentam sua participação nesse ecossistema de negócios no Brasil. Mais precisamente, o número de unidades sob gestão de multifranqueados cresceu de 27,6% para 30,1% no último ano, segundo levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Para os franqueadores, trabalhar com multifranqueados costuma trazer uma série de benefícios. Entre eles, destacam-se a experiência de mercado e as habilidades administrativas e estratégicas.
É importante saber que existem diversos tipos de multifranqueados. E eles precisam ser entendidos pelos franqueadores, uma vez que este é um tipo de associação mercadológica que requer uma série de cuidados para ser estabelecida.
Vamos nos aprofundar neste tema?
Continue lendo para ver em detalhes:
Multifranquias são modelos de negócio que envolvem a expansão através da abertura de várias unidades. Sejam elas de uma mesma franquia ou de diferentes marcas — no caso, administradas por um único franqueado.
Em vez de operar apenas uma unidade, o franqueado gerencia múltiplas, podendo alcançar uma maior abrangência geográfica, diversificar investimentos e fortalecer sua presença no mercado.
Este modelo se beneficia da estrutura já estabelecida da franquia inicial, facilitando o processo de gestão e expansão. Ele costuma ser operado por franqueados com grande experiência mercadológica, resultando em uma gestão mais estruturada.
Do ponto de vista do franqueador, as multifranquias representam oportunidades de crescimento acelerado e controle de qualidade em diferentes regiões.
Ao permitir que um mesmo franqueado abra várias unidades, o franqueador se beneficia de parceiros experientes que já conhecem o modelo de negócio e as operações da marca.
O mesmo acontece quando se trabalha com franqueados que operam franquias de diferentes marcas. Basicamente, eles expandem suas experiências e, com isso, podem contribuir com os franqueadores com os quais firmam parcerias.
Em síntese, esse formato de empreendimento ajuda a fortalecer redes de franquias reduzindo os riscos de insucesso. Pois, via de regra, o multifranqueado normalmente tem uma gestão mais madura e equilibrada.
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Quanto às vantagens das multifranquias para os franqueadores, elas são muitas. Seja em multifranquias monomarcas, onde operam diversas unidades da mesma marca ou em multifranquias multimarcas, com franquias de diferentes redes — como detalharemos mais adiante.
Confira, a seguir, quais são os principais benefícios.
Multifranqueados são parceiros estratégicos para franqueadores, pois aceleram o crescimento da rede de franquias.
Como já conhecem o modelo de negócio, eles conseguem abrir novas unidades de forma mais rápida e eficiente do que novos empreendedores.
Sem a necessidade de recrutar constantemente novos operadores, normalmente facilitam a expansão em regiões de interesse da marca.
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Como multifranqueados já estão familiarizados com os processos operacionais da marca, há uma maior facilidade em manter a padronização nas unidades.
Eles já possuem experiência em lidar com as diretrizes da franquia, garantindo mais rapidez na adesão das novas unidades aos padrões de qualidade.
Como resultado, há redução do risco de inconsistências operacionais, além de mais uniformidade na experiência de cliente, o que, entre outras frentes, fortalece a reputação da rede.
Também é interessante pontuar que multifranqueados costumam ter maior poder de negociação com fornecedores e parceiros.
Além disso, ao gerir várias unidades, o franqueado pode otimizar seus recursos, como logística e gestão de estoque.
Esse ganho em escala também beneficia o franqueador, que vê uma maior eficiência nas operações das suas unidades franqueadas. Ele contribui fortemente para aumentar a competitividade da rede, refletindo diretamente no sucesso da marca como um todo.
Franqueados que possuem várias unidades têm um maior compromisso com o sucesso da rede. Eles estão mais envolvidos na gestão e operação do negócio, pois têm um interesse financeiro significativo no desempenho da marca.
Esse comprometimento se reflete em uma gestão mais cuidadosa e em uma relação mais próxima com o franqueador. Ou seja, uma parceria mais sólida e de longo prazo tem mais chances de se estabelecer — vantagem para ambas as partes.
Normalmente multifranqueados já possuem experiência na gestão de unidades franqueadas. Eles já entendem as melhores práticas e sabem como resolver problemas operacionais de forma autônoma.
Isso libera tempo e recursos do franqueador, que pode focar em estratégias de crescimento e inovação, ao invés de direcionar grandes esforços em questões operacionais.
Por terem experiência em diversas unidades e, muitas vezes, em diferentes mercados, multifranqueados têm condições de apresentar ideias inovadoras para o franqueador.
Suas vivências práticas oferecem uma visão mais ampla sobre o que funciona em determinadas regiões ou situações.
Além disso, franqueados que operam com diferentes marcas podem trazer boas práticas de outras redes.
Quando bem gerida, essa troca costuma resultar em melhorias nos produtos, serviços ou processos, ajudando a marca a se manter competitiva.
Ao operar várias unidades, os multifranqueados de sucesso equilibram eventuais oscilações de desempenho entre as unidades. Eles, dessa forma, contribuem para que a rede como um todo se mantenha financeiramente saudável.
Isso beneficia diretamente o franqueador, que enfrenta menos riscos de fechamento de unidades e atrasos nos pagamentos de royalties.
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Dê uma olhada na tabela a seguir e confira no que se diferenciam as franquias multimarcas das monomarcas.
Franquias monomarcas | Franquias multimarcas | |
Foco operacional | O franqueado concentra-se em uma única marca, mantendo o foco total nas operações e na expansão dessa rede. | O franqueado administra franquias de diferentes marcas, o que pode diluir o foco, mas aumenta a diversificação de riscos. |
Padronização e consistência | Facilita a padronização de processos, garantindo que todas as unidades sigam os mesmos padrões de qualidade. | Pode haver desafios para manter os padrões consistentes devido à diversificação entre diferentes marcas. |
Relação franqueador-franqueado | O franqueador pode fortalecer o relacionamento com o franqueado, que tem compromisso exclusivo com a marca. | Muitas vezes, o franqueador tem que competir pela atenção do franqueado com outras redes, o que pode reduzir a exclusividade do relacionamento. |
Expansão da rede | Expansão rápida e controlada dentro da mesma marca, com menor necessidade de aprendizado adicional por parte do franqueado. | Permite o crescimento da rede, mas o franqueado divide sua atenção entre diferentes operações e estratégias. |
Riscos e oportunidades para o franqueado | Menor diversificação de riscos, pois o franqueado depende do desempenho de uma única marca. | A diversificação em várias marcas reduz o impacto de crises em um único setor, aumentando a resiliência do franqueado. |
Visão estratégica | O franqueado geralmente adquire um entendimento profundo da marca, contribuindo para o fortalecimento dela. | O franqueado adota uma visão mais abrangente de mercado. Com isso, consegue explorar tendências e oportunidades em diferentes segmentos. |
A inteligência de dados é essencial na gestão de multifranquias, tanto para multifranqueados quanto para franqueadores. Ela, em síntese, diz respeito à capacidade de captar, analisar e interpretar grandes volumes de informações para gerar insights estratégicos e melhorar as decisões.
Em um cenário onde múltiplas unidades ou marcas são operadas simultaneamente, o uso de dados precisos permite otimizar operações e tomar decisões sob contexto, com máxima precisão. Isso tanto no dia a dia da gestão quanto no planejamento de longo prazo.
Para multifranqueados, especialmente os que operam marcas diferentes, a inteligência de dados permite identificar sinergias entre marcas e regiões.
Por exemplo, ao operar franquias em áreas com perfis de consumo semelhantes, pode-se otimizar as operações combinando estratégias de marketing e atendimento ao cliente.
Invariavelmente, isso resulta em um melhor foco de atenção aos mesmos hábitos de consumo e faixas de renda.
Um multifranqueado que trabalha com marcas voltadas para um público de alta renda pode concentrar suas operações em regiões de maior poder aquisitivo. Ele faz isso, pois baseia suas iniciativas e decisões em dados e, portanto, consegue aproveitar a similaridade para aumentar as vendas e reduzir custos operacionais.
Além disso, ferramentas de inteligência de dados permitem automatizar a análise de desempenho em tempo real. Elas facilitam a identificação de riscos, problemas ou oportunidades de maneira proativa.
Dessa maneira, se uma das marcas começar a se destacar em determinada localidade, o multifranqueado pode ajustar suas estratégias rapidamente para potencializar esse crescimento ou mitigar riscos.
Isso é especialmente relevante quando há atuação nacional, uma vez que o Brasil, com suas dimensões continentais, apresenta grandes variações culturais, de comportamento do consumidor, entre outras.
Para os franqueadores cuja rede inclui diferentes perfis de franqueados, a inteligência de dados também é indispensável. Ela agiliza a visualização de cenários, fornece contexto e melhora inclusive a previsibilidade, entre outras vantagens competitivas.
Na prática, quando o franqueador entende os perfis e as operações de cada franqueado, ele oferece suporte mais personalizado. Dessa forma, consegue ajudar a ampliar as chances de sucesso de cada unidade de franquia.
A análise centralizada dos dados de vendas, marketing e atendimento, por exemplo, pavimenta o caminho para a identificação de tendências que podem ser replicadas ou ajustadas em outras unidades. Ela proporciona uma maior consistência na operação da marca.
Quando se olha para os franqueados que trabalham com diversas marcas, sabe-se que eles precisam de uma abordagem distinta. Neste caso, o uso inteligente de dados ajuda a mapear o público-alvo e os melhores locais para cada marca, entre outras variáveis que levam a decisões mais acertadas.
Vamos a um exemplo bem prático: digamos que uma região apresenta alta demanda por serviços de alimentação rápida e bem-estar. Assim sendo, o franqueador pode incentivar o multifranqueado a operar franquias dessas categorias no mesmo local, aproveitando as preferências de consumo semelhantes.
Multifranqueados são empreendedores que possuem mais de uma unidade de uma mesma franquia ou de diferentes marcas franqueadoras. Eles têm crescido em número e vêm movimentando o franchising nacional de uma maneira bem consistente.
Ao confiar em multifranqueados, o franqueador pode aumentar sua presença mercadológica com menor esforço em treinamentos iniciais, adaptação, entre outras frentes.
Além disso, a autonomia dos multifranqueados costuma tornar redes de franquia mais ágeis e preparadas para responder rapidamente às demandas do mercado.
Para lidar com esse modelo de franquia, é altamente recomendado que os franqueadores melhorem sua inteligência de dados. Afinal, lidam com uma maior complexidade de gestão, o que lhes exige planejamentos, decisões e ações bem fundamentados.
Sua rede já trabalha em parceria com multifranqueados? O que você achou da reflexão e das dicas que trouxemos aqui?