A cobrança da taxa de franquia é um dos requisitos para que o franqueador conceda ao franqueado o direito de fazer parte da rede. Mais precisamente, ela é o primeiro aporte realizado, geralmente no momento de assinatura do contrato.
Como tudo o que envolve esse modelo de negócio, há algumas variáveis a serem observadas na hora de calcular a taxa de franquia. Por exemplo, seu valor médio depende do segmento de mercado e do peso da marca em questão, entre outros fatores.
Sobre isso, vamos te ajudar a refletir aqui.
Continue lendo para saber em detalhes:
A taxa de franquia é o valor que o franqueado paga ao receber o direito de entrar para uma rede franqueada. Ela é normalmente paga no ato da assinatura de concessão, quando o franqueador fornece o direito de uso da marca e o acesso ao know-how já estabelecido.
“Está ligada ao início dos negócios, à orientação e capacitação iniciais para que o franqueado possa ser bem-sucedido na implantação de sua unidade”, destaca a Associação Brasileira de Franchising (ABF).
No detalhe, vale a pergunta: para que serve a taxa de franquia?
Na prática, essa taxa existe porque o detentor da rede de franquias faz diversos investimentos para o desenvolvimento do modelo de negócio. Isto é, para obter e transmitir esse conhecimento, o franqueador precisa de uma remuneração — ela varia conforme a maturidade e a reputação já conquistadas.
Além disso, estamos falando de um valor que cobre despesas de prospecção de novos empreendedores, entre outras.
E quanto à legislação e as práticas mercadológicas em torno da taxa de franquia?
Sobre isso, vale acrescentar dois pontos importantes:
É muito importante não confundir a taxa de franquia com os royalties e os valores pagos pelo franqueado à franqueadora para fins de publicidade.
→ Dê uma olhada na tabela a seguir e entenda as diferenças:
As diferenças entre taxa de franquia, royalties e taxa de marketing/publicidade refletem funções distintas na estrutura financeira do sistema de franquias.
Enquanto a taxa de franquia cobre custos iniciais como treinamento e implantação, os royalties garantem a sustentabilidade da relação contínua. Estes financiam o suporte operacional e o aprimoramento da rede.
Quanto à taxa de publicidade — também chamada de taxa de marketing —, ela tem o objetivo de reforçar a presença da marca no mercado. É cobrada de toda a rede de franqueados para ampliar a divulgação da marca e, assim, favorecer a todos com mais possibilidades de vendas e lucratividade.
É válido pontuar também que cada uma dessas taxas precisa ser transparente e estar vinculada ao valor entregue ao franqueado.
Para o franqueador, saber como calcular a taxa de franquia adequadamente é fundamental. Isso porque esse valor tem impacto direto na sustentabilidade e na expansão da rede.
Isso significa que uma taxa bem definida permite cobrir custos iniciais, como treinamento e suporte, garantindo que o franqueado inicie as operações com a estrutura necessária.
Ademais, uma taxa de franquia justa torna a oferta mais atrativa para potenciais investidores. Ela equilibra o retorno financeiro do franqueador e a viabilidade econômica para o franqueado.
→ Leia também:
Conforme pontuamos, são diversas as variáveis a serem consideradas ao avaliar como calcular a taxa de franquia. Entre elas, temos:
Digamos que o valor inicial para a concessão de direito de entrada em uma rede de franquias seja de R$300.000,00 e que, após analisar todas as variáveis descritas acima, o franqueador fixou a taxa de franquia em 5%.
Neste caso, a equação seria:
Teríamos então como resultado, uma taxa de R$15.000,00.
→ Leia também:
Quando se fala em taxa de franquia, normalmente o que está em jogo é o aporte inicial que o franqueado faz ao assinar o contrato junto ao franqueador. Este montante precisa estar bem discriminado na Circular de Oferta de Franquia (COF).
Não se deve confundir a taxa de franquia com os royalties cobrados periodicamente sobre os valores de faturamento do franqueado. Além disso, a contribuição para o fundo de marketing/publicidade da rede também não é sinônimo da taxa de franquia.
Para o franqueador, essa taxa visa cobrir despesas e também corresponde ao valor da marca. Por outro lado, o franqueado tem nela um parâmetro de análise importante. Ele deve verificar, por exemplo, os impactos do montante no potencial de retorno sobre o investimento (ROI).
Que tal, nós conseguimos ampliar suas perspectivas sobre a taxa de franquia?