O Desafio

A rede de ensino Kumon está no Brasil há mais de 36 anos, com 1,4 mil unidades em funcionamento. Operando no sistema de franquia, a escola precisa identificar locais com potenciais clientes (alunos), tanto para abertura como reposicionamento de unidades. Dessa forma, promove uma relação de confiança entre franqueador e franqueado.

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Solução

O OnMaps começou a ser utilizado pelo Kumon em 2009. Com o uso já aprimorado da ferramenta, em 2015 foi criado o projeto Zoom, com o objetivo de auxiliar os franqueados a conquistar novos clientes.

O Kumon desenhou as áreas de influência de algumas escolas em questão, ou seja, a delimitação que mostra o quanto um cliente está disposto a percorrer para estudar na unidade. Com o desenho feito, o próximo passo foi identificar onde estava o público-alvo, por meio do cruzamento das informações de renda e concentração de faixa etária.

Também foi necessário indicar no mapa onde estavam os alunos já matriculados nas franquias analisadas. Com esses três dados à mostra, bastou identificar locais onde houve uma boa concentração do público-alvo e baixa concentração de alunos.

Esta metodologia mostra as áreas brancas – locais com potencial inexplorado, que podem ser impactados por meio de ações direcionadas. Campanhas de comunicação e marketing podem auxiliar os franqueadores a captar novos alunos, por exemplo.

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Resultados Finais

Os resultados surgiram rapidamente. Franquias com baixa captação de alunos atingiram marcas históricas de matrículas, houve maior rentabilização das unidades e também o crescimento de uma relação de confiança entre franquia e franqueador. Desde que o projeto teve início, são feitos cerca de 4 estudos por dia, por requisição dos coordenadores de unidades.

> +2,5%
Market share em menos de um ano.

> + 10,8%
Captação de novos alunos de uma regional, em relação ao mesmo período no ano anterior.

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Conheça as soluções

Saiba onde está seu público-alvo e aumente a aquisição de alunos

  • <p><b>ABERTURA DE NOVAS UNIDADES</b><br />
Descubra regiões potenciais com indicadores sobre a localização do público-alvo, presença da concorrência e o potencial de vendas.</p>

    ABERTURA DE NOVAS UNIDADES
    Descubra regiões potenciais com indicadores sobre a localização do público-alvo, presença da concorrência e o potencial de vendas.

  • <p><b>EXPANDA COM SEGURANÇA</b><br />
Acesse informações confiáveis de mercado e ganhe vantagem competitiva na expansão da sua rede.</p>

    EXPANDA COM SEGURANÇA
    Acesse informações confiáveis de mercado e ganhe vantagem competitiva na expansão da sua rede.

  • <p><b>RENTABILIZE SUAS UNIDADES</b><br />
Use o geomarketing para aumentar o número de matrículas em unidades com baixa captação de alunos.</p>

    RENTABILIZE SUAS UNIDADES
    Use o geomarketing para aumentar o número de matrículas em unidades com baixa captação de alunos.

  • <p><b>CONFIANÇA ENTRE FRANQUEADOR E FRANQUEADO</b><br />
Obtenha análises completas de cada unidade e crie ações assertivas para conquistar novos alunos.</p>

    CONFIANÇA ENTRE FRANQUEADOR E FRANQUEADO
    Obtenha análises completas de cada unidade e crie ações assertivas para conquistar novos alunos.