Desafio

A maior rede de lavanderias do Brasil, com mais de 400 lojas em operação, não pensa em parar de crescer. Para tal, precisa de ricas informações sobre o mercado, consumo e concorrência que embasem a sua expansão e facilitem a negociação com novos franqueados. Com um valor de franquia variando de R$ 290 mil a R$ 400 mil, a rede possui três modelos de unidade: padrão, satélite e pontos de coleta.

Em 2018, a 5àsec tinha a meta de comercializar 34 lojas pelo país.

Solução

Um dos objetivos da empresa é encontrar novas regiões em potencial, evitando, inclusive, que uma unidade já em operação passe a disputar mercado com outra recém-inaugurada.

No software de geomarketing OnMaps, tudo isso é inserido dentro do contexto mercadológico. Os profissionais da empresa inserem nos mapas todos os pontos em funcionamento e identificam áreas com forte presença do seu público-alvo (classes B1, A+ e A++), alto índice de verticalização e potencial de consumo, como no exemplo abaixo.

potencial-consumo

Polos geradores de tráfego, população economicamente ativa durante o dia (PEA Dia) e a relação entre o número de habitantes de uma localidade x faixa etária também são exemplos de dados levantados na ferramenta pela equipe de expansão da 5àsec.

Resultados

As informações do OnMaps são tão precisas, que evitam deslocamento desnecessários por parte da equipe de campo da empresa, reduzindo custos. Esses profissionais, muitas vezes, não precisam mais sair do escritório para ter a certeza de que, em um determinado ponto comercial, compensa a abertura de uma nova loja. Ter em mãos informações direcionadas também facilita a negociação com os franqueados, agilizando a venda. Assim, acontece uma relação ganha-ganha, na qual a 5àsec aponta o melhor e mais rentável local para um novo franqueado.

  • +34

    lojas comercializadas em 2018 (100% da meta de expansão batida), com apoio do OnMaps.