Desafio

Grande parte da força de vendas da AkzoNobel (divisão de tintas automotivas) é constituída por distribuidores. E para aumentar a pulverização dos produtos, a empresa precisava reposicionar estrategicamente todo o time comercial, além de encontrar novos clientes e iniciar a atuação em regiões com potencial, mas que ainda não havia explorado.

Solução

A ferramenta de geomarketing OnMaps é essencial no processo de ampliação de mercado. Por meio da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), a gigante do segmento de tintas mapeia milhares de novas oportunidades em todo o Brasil.

Um ótimo exemplo foi a solução encontrada para um distribuidor localizado em uma grande cidade do Sul do país. A estratégia consistiu em mapear os clientes (lojas de tintas e oficinas de funilaria) que o distribuidor já atendia, além de todos estabelecimentos que a AkzoNobel identificou no estudo de possíveis oportunidades. Essas informações foram cruzadas, resultando em novos pontos para prospecção.

Para isso, foi traçada uma área de influência no entorno das três unidades do distribuidor. Essa área envolveu cerca de 65% dos clientes atuais, com um raio de 4 km:

oportunidades-distribuidor-akzonobel

Resultados

A localização de novos clientes fez com que a AkzoNobel passasse a vender mais para o distribuidor do Sul, aumentando o market share. O alcance revelado foi tão grande, que se considerou a abertura de uma possível quarta unidade do parceiro na mesma região.   É interessante ressaltar a importância dessa ação conjunta. A disposição do distribuidor compartilhar informações de seus clientes com a fabricante de tintas foi fundamental para a realização de estudos assertivos no OnMaps, de ótimo impacto para ambas as partes.

  • +17%

    em vendas do distribuidor, em apenas 8 meses.

  • +400

    novas oportunidades para o distribuidor.