Desafio

A companhia de bebidas está presente nos quatro cantos do País, mas identificou uma queda significante no volume de vendas (42%) de uma de suas marcas de cerveja, na cidade Porto Alegre.

A empresa verificou que seus principais concorrentes estavam crescendo em market share, principalmente em embalagens retornáveis, enquanto sua participação diminuía.

Solução

O uso do software de geomarketing OnMaps foi fundamental para a Heineken reverter o cenário negativo. Primeiro, toda a base de clientes da capital gaúcha foi importada na ferramenta. Assim, foi possível entender quais eram os PDVs onde já havia distribuição de produtos da empresa, mas que ainda não eram positivados com a cerveja em questão.

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O segundo passo foi detectar novas oportunidades de vendas em estabelecimentos frequentados pelo público-alvo da cerveja. Isso foi possível por meio do Mosaic, um módulo do OnMaps disponibilizado em parceria com a Serasa Experian. São milhões de brasileiros visualizados espacialmente, divididos em 11 grupos e 40 segmentos.

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Resultados

Foram identificadas 426 novas lojas para entrada da cerveja. Após três meses de estudos e ações específicas na região, mais de 80% das oportunidades mapeadas foram ativadas para os produtos que apresentavam desempenho abaixo do esperado. A Heineken aumentou consideravelmente o volume de vendas, o market share e, consequentemente, elevou seu o faturamento na região de Porto Alegre.

  • 426

    novas lojas com total aderência ao produto.

  • 80%

    das oportunidades mapeadas foram ativadas com a marca de cerveja.