Desafio

Reconhecida como uma das 10 produtoras de cimento do mundo, a InterCement identificou a necessidade de aprimorar a gestão da sua rede de distribuição, que possui força de vendas própria. A empresa operava com sobreposição de vendedores e competição interna pelos mesmos mercados.

Solução

Fez-se necessário desenhar novas áreas para atuação dos distribuidores. Para ter compreensão de todo o mercado, a InterCement analisou principalmente duas variáveis no software de geomarketing OnMaps: potencial de consumo e presença de pontos de venda que comercializam cimento.

Para criar uma divisão justa dos territórios de atuação dos distribuidores, foi fundamental entender qual era o potencial de mercado. A análise sobre prospects permitiu a comparação entre municípios, pois foram colocadas no mapa todas as lojas de materiais de construção.

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Assim, a InterCement pôde direcionar aos distribuidores quais áreas valiam mais a pena serem trabalhadas, pois ficou claro identificar as oportunidades que não estavam sendo exploradas.

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Resultados

A adequação na administração de vendas gerou economia até mesmo de combustível, já que a frota poderia vender mais ao percorrer um território menor. E o principal: com as informações georreferenciadas do OnMaps, foi possível convencer os distribuidores a buscarem as novas oportunidades identificadas, o que aumentou as vendas e a receita da empresa.