Desafio

A International Paper, empresa nacionalmente conhecido por produzir os papeis Chamex e Chamequinho, possui uma grande rede de distribuição. Por isso, precisa enxergar oportunidades de pulverização dos produtos e entregar inteligência, uma espécie de consultoria, em apoio às estratégias comerciais desses distribuidores.

Solução

O case apresentado é um exemplo de cooperação entre distribuidor e empresa. O parceiro desejava abrir um novo centro de distribuição. Então, a International Paper apresentou um estudo feito no OnMaps com nove pontos diferentes para a possível abertura.

case-international-paper-mapa

Para preservar a objetividade e a padronização do estudo foram estabelecidos alguns critérios a serem utilizados em todas as análises. O primeiro passo foi realizar uma análise geral do município. Em seguida, aspectos importantes para o negócio foram levantados e verificados espacialmente, como PIB per capita, renda mensal, PEA Dia (População Economicamente Ativa durante o dia), densidade demográfica, raio por deslocamento e a quantidade de prospects.

Resultados

Por meio da análise, foi possível selecionar os pontos mais promissores de acordo com os fatores de sucesso elencados pelo departamento de negócios da empresa. Com o estudo realizado, o parceiro pôde ir a campo com uma ideia do que iria encontrar e conseguiu escolher um ponto entre os três recomendados pela International Paper. Após o processo de análise, o centro de distribuição foi inaugurado e opera com absoluto sucesso.