Desafio

A rede de ensino Kumon está no Brasil há mais de 36 anos, com 1,4 mil unidades em funcionamento. Operando no sistema de franquia, a escola precisa identificar locais com potenciais clientes (alunos), tanto para abertura como reposicionamento de unidades. Dessa forma, promove uma relação de confiança entre franqueador e franqueado.

Solução

O OnMaps começou a ser utilizado pelo Kumon em 2009. Com o uso já aprimorado da ferramenta, em 2015 foi criado o projeto Zoom, com o objetivo de auxiliar os franqueados a conquistar novos clientes.

O Kumon desenhou as áreas de influência de algumas escolas em questão, ou seja, a delimitação que mostra o quanto um cliente está disposto a percorrer para estudar na unidade. Com o desenho feito, o próximo passo foi identificar onde estava o público-alvo, por meio do cruzamento das informações de renda e concentração de faixa etária.

case-kumon

Também foi necessário indicar no mapa onde estavam os alunos já matriculados nas franquias analisadas. Com esses três dados à mostra, bastou identificar locais onde houve uma boa concentração do público-alvo e baixa concentração de alunos.

Esta metodologia mostra as áreas brancas – locais com potencial inexplorado, que podem ser impactados por meio de ações direcionadas. Campanhas de comunicação e marketing podem auxiliar os franqueadores a captar novos alunos, por exemplo.

Resultados

Os resultados surgiram rapidamente. Franquias com baixa captação de alunos atingiram marcas históricas de matrículas, houve maior rentabilização das unidades e também o crescimento de uma relação de confiança entre franquia e franqueador. Desde que o projeto teve início, são feitos cerca de 4 estudos por dia, por requisição dos coordenadores de unidades.

  • +2,5%

    market share em menos de um ano.

  • +10,8%

    na captação de novos alunos de uma regional, em relação ao mesmo período no ano anterior.