Desafio

O Sicredi, Sistema de Cooperativas de Crédito, cresce em alta velocidade e vem expandindo o número de unidades por todo o Brasil. Hoje, são mais de 1,6 mil unidades distribuídas em cerca de 1 mil cidades, operando em 11 estados.

Como meta de expansão para o ano de 2016, a empresa pretendia inaugurar mais 106 pontos. Para isso, precisava entender onde estavam as melhores oportunidades em relação à presença do seu cliente ideal.

Solução

Com o apoio do OnMaps, a ferramenta de geomarketing da Geofusion, o Sicredi verificou oportunidades de expansão em 1.631 cidades, tudo analisado em mapas, de acordo com o perfil do público dessas regiões.

Por conta do grande volume de potenciais locais, a instituição teve que priorizar a expansão com a construção de um ranking de municípios.

expansao-geomarketing-sicredi

Utilizando variáveis de mercado encontradas espacialmente no OnMaps, como PIB, faixa etária da população e presença da concorrência, foram identificadas as cidades com maior potencial para abertura de novos pontos.

O ranking foi dividido por estados do país, com cada município sendo pontuado por nível de interesse para o negócio. O estudo recebeu o nome de “Mapa da Atratividade”.

SOLICITE UMA DEMO

Resultados

Além de encontrar novas oportunidades, o Sicredi aprimorou ações nas unidades já existentes, como elevação da produtividade e desempenho. As unidades abertas com base nas avaliações feitas no OnMaps tiveram um crescimento médio superior ao das demais no segundo ano de vida em 8% nas operações de crédito, 30% no crédito rural, 65% na poupança e 35% de sobra líquida.

  • +100

    unidades inauguradas em 2016 com apoio do OnMaps.