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O interior paulista se destaca quando o assunto é renda familiar. Segundo um levantamento realizado pela Geofusion, empresa especializada em inteligência geográfica de mercado, das 10 grandes cidades* do interior do Brasil com maior renda média por família, oito estão neste estado, sendo que Valinhos, Santos, Jundiaí e Campinas ocupam as quatro primeiras colocações. A companhia realizou o estudo “Lado B: o Brasil fora das capitais e zonas metropolitanas” (disponível em http://blog.geofusion.com.br/novo-estudo-da-geofusion-revela-informacoes-sobre-o-interior-do-brasil) com dados comparativos entre as capitais e suas regiões metropolitanas (RM) em relação às cidades do interior do Brasil com mais de 100 mil habitantes. Os números ainda apontam que 55% da renda do País está concentrada em 7% dos municípios, que também respondem por 38% da população.

Os dez municípios do interior (mais de 100 mil habitantes fora das regiões metropolitanas) com maior renda possuem ganhos por domicílio 60% acima média brasileira, que é de R$3.900. Valinhos possui a maior renda por família das grandes cidades do interior*: R$ 7.651,00. Estas cidades possuem mais de R$ 142 milhões por ano disponíveis para gastos em produtos alimentícios, sendo 63,5% com alimentação em casa, 29,6% fora do domicílio e 6,9% com bebidas.

Top 10 interior: as cidades* com as maiores rendas

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O Brasil tem 5.570 cidades e as capitais e suas zonas metropolitanas respondem por apenas 345 municípios (7% do total). O Centro-oeste é a região com mais pessoas vivendo fora destas regiões: 78% da população. Entre 2010 e 2015, é possível observar um forte crescimento populacional nos municípios do interior com mais de 100 mil habitantes. Foram mais de 8,4 milhões de pessoas nos últimos 15 anos – um aumento mais acentuado do que nas capitais e regiões metropolitanas. Rio das Ostras (RJ) foi a cidade* que teve um maior incremento populacional, com 26.300 mil pessoas (4,5%).

Top 10 interior: as grandes cidades do interior que mais cresceram nos últimos anos

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“A concentração populacional e de renda é conhecida por todos. Contudo, quando apontamos quais são estas regiões com base em dados precisos, as empresas que estão com planos de expansão ou planejamentos comerciais em andamento devem levar em conta estas análises de mercado, garantindo assim inteligência competitiva em relação aos concorrentes”, explica a diretora de Inteligência de Mercado da Geofusion, Susana Figoli.

O estudo foi baseado nas Projeções Sociodemográficas 2015 da Geofusion, que estimam dados sobre o perfil da população de todo o Brasil. A metodologia leva em conta diversas pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), como o Censo, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) e Estimativas e Contagens da População. Já os dados de Potencial de Consumo têm como fonte o IPC Marketing e indicam o volume em dinheiro disponível nos domicílios brasileiros para o consumo por ano – no caso, os valores se referem a 2015.

*Cidades com mais de 100 mil habitantes fora das regiões metropolitanas.

Sobre a Geofusion
A Geofusion é uma empresa de tecnologia que existe para ajudar os profissionais a tomar decisões de negócio. Especialista em Inteligência Geográfica, o foco é ajudar as companhias a descobrirem onde vender mais, onde cortar custos, ou seja, onde é possível melhorar resultados. Possui 20 anos de mercado e mais de 300 clientes, incluindo empresas como 3M, Sony e O Boticário.

O principal produto é o OnMaps, uma solução de Inteligência Geográfica que é acessada pela internet. Usar o OnMaps é conhecer qualquer região do Brasil sem sair do escritório. É possível navegar por mapas e relatórios ricos em informações e descobrir como é o consumidor e a economia de qualquer lugar que seja do interesse da companhia.