O marketing de dados é uma estratégia que utiliza os dados para embasar tomadas de decisão, como definição do público-alvo, criação de campanhas, produção de conteúdos, definição de mix de produtos, entre outros.
Uma estratégia de marketing por dados permite utilizar os seguintes tipos de dados:
- Estruturados: relatórios, materiais organizados, informações internas, entre outros; - Semiestruturados: dados sociais e com origem em soluções de marketing digital da organização; - Não estruturados: dados fragmentados e sem uma lógica preestabelecida.
Dados atualizados e precisos podem ajudar uma empresa a alcançar públicos específicos, apoiar estratégias de vendas e ajudar na conversão de leads em clientes.
Confira a seguir!
Definir seus objetivos é o primeiro passo de qualquer estratégia de marketing de dados. Afinal, quando sua equipe tem metas e objetivos específicos e mensuráveis, conseguem tomar decisões melhores e otimizadas.
O próximo passo é coletar os dados e tomar as decisões estratégicas. A coleta de dados pode ser feita internamente, com as informações que você já tem de seus clientes e operações ou por terceiros, como pesquisas e bancos de dados públicos e privados.
Com os dados em mãos, é hora de analisá-los. É importante entender se as informações estão condizentes com o que você já sabe do seu mercado.