Marketing de Dados

Como aplicar na sua empresa?

Utilizar uma estratégia de marketing de dados é uma das melhores alternativas para se reinventar em um mundo tão conectado.

O que é marketing de dados?

O marketing de dados é uma estratégia que utiliza os dados para embasar tomadas de decisão, como definição do público-alvo, criação de campanhas, produção de conteúdos, definição de mix de produtos, entre outros.

Esses dados, que servem como parâmetro para as estratégias, podem ser obtidos com pesquisas de mercado, empresas especializadas, bancos de dados internos, notícias e outros meios que proporcionem uma visão abrangente do setor no qual o negócio está inserido.

Uma estratégia de marketing por dados permite utilizar os seguintes tipos de dados:

- Estruturados: relatórios, materiais organizados, informações internas, entre outros;  - Semiestruturados: dados sociais e com origem em soluções de marketing digital da organização;  - Não estruturados: dados fragmentados e sem uma lógica preestabelecida.

Por que o marketing de dados é importante?

Dados atualizados e precisos podem ajudar uma empresa a alcançar públicos específicos, apoiar estratégias de vendas e ajudar na conversão de leads em clientes.

Quais os passos do marketing de dados?

Confira a seguir!

Seta

Defina objetivos claros

Definir seus objetivos é o primeiro passo de qualquer estratégia de marketing de dados. Afinal, quando sua equipe tem metas e objetivos específicos e mensuráveis, conseguem tomar decisões melhores e otimizadas.

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Colete os dados

O próximo passo é coletar os dados e tomar as decisões estratégicas.  A coleta de dados pode ser feita internamente, com as informações que você já tem de seus clientes e operações ou por terceiros, como pesquisas e bancos de dados públicos e privados.

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Analise e utilize os dados

Com os dados em mãos, é hora de analisá-los. É importante entender se as informações estão condizentes com o que você já sabe do seu mercado.

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