Conhecer uma demanda de mercado é uma forma de compreender como o mercado se organiza e requisita novos produtos e serviços. Entender o que é demanda é fundamental para posicionar bem a empresa diante dos compradores e atender às suas necessidades.
É a relação entre a oferta, o que se tem a oferecer aos clientes, e a procura, a ação dos clientes em busca de algo. Define a relação entre essas variáveis para exemplificar como o mercado solicita algo, uma solução para a necessidade.
Veja a diferença desses dois conceitos a seguir.
A demanda refere-se à quantidade de um bem ou serviço que os consumidores estão dispostos e aptos a comprar em um determinado período de tempo a diferentes preços. A demanda geralmente diminui conforme o preço de um produto aumenta.
A oferta, por outro lado, representa a quantidade de um bem ou serviço que os produtores estão dispostos a oferecer no mercado em diferentes níveis de preço durante um período específico.
A demanda é caracterizada pela relação entre oferta e procura. Se um desses fatores é mais baixo do que outro, temos uma característica; se o outro é mais baixo, temos outra característica.
A demanda permite medir o quão bem-sucedido um produto pode ser quando for lançado para vendas. Assim, facilita a previsibilidade acerca do retorno sobre a produção do produto e sobre as ações de divulgação.
Uma das melhores formas de identificar a demanda de mercado do seu negócio é utilizando um software de geomarketing.
Afinal, com informações sociodemográficas relevantes e dados de mercado, é possível criar estratégias eficazes para maximizar os lucros.