ICP:

Confira dicas para fazer o Customer Profile Ideal

O ICP marketing é um conceito atrelado à ideia de segmentação. Você sabe por que a segmentação é tão importante para o marketing moderno?  Ela está relacionada ao direcionamento das ações de seu time, mas também ao conforto do cliente na conexão com uma marca.

O ICP marketing trata-se de um marketing de segmentação focado em atingir o cliente ideal, ou o Ideal Customer Profile (ICP). Assim, torna as ações mais específicas e direcionadas, de modo a agradar e satisfazer esse cliente.

O que é ICP marketing?

Por que o ICP é importante?

Um dos pontos principais é a redução do ciclo de vendas. Esse esforço direcionado ajuda a tornar o processo de convencimento mais rápido e preciso, com um ataque direto às necessidades de cada cliente.

Diferenças entre ICP, público-alvo e persona

Embora o conceito entre ICP, público-alvo e persona sejam parecidos, as três expressões atendem a propósitos distintos.

Então vamos entender as diferenças entre eles a seguir!

ICP

O ICP  é o perfil de cliente ideal na tradução, ou a representação mais específica possível do cliente ideal para a empresa. No caso de negócios B2B, este cliente pode ser uma outra empresa ou o seu tomador de decisão.

Público-alvo

O público-alvo é um conceito mais amplo de pessoas ou empresas que têm interesse nos seus produtos ou serviços. É uma segmentação inicial que ajuda a definir para quem sua mensagem de marketing é direcionada.

Persona

Uma persona é uma representação fictícia e detalhada de um cliente ideal. Ela vai além do público-alvo, incorporando informações como nome, idade, ocupação, objetivos, desafios, comportamentos e até mesmo uma história de vida.

A inteligência geográfica ou geomarketing é excelente para definir seu perfil de cliente ideal. Isso porque um software de geomarketing possui diversos dados demográficos e de mercado em um único lugar, facilitando suas análises.

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