O público-alvo é o grupo de pessoas para o qual se direciona uma estratégia. É o interlocutor, para quem se fala, a outra parte do diálogo.
Quando falamos em público-alvo, sempre vem à tona um conceito muito parecido: o de persona. Contudo, é preciso frisar que são expressões diferentes que atendem a propósitos distintos.
A persona é uma definição mais específica do que a de público-alvo. Enquanto um público-alvo considera uma gama de características, para abranger grupos maiores, a persona é um perfil de cliente ideal, com as características comportamentais do consumidor.
Já o ICP é a representação mais específica do cliente ideal para a empresa. Ele vai além do público-alvo e se concentra em identificar o tipo de cliente mais lucrativo, que tem maior probabilidade de sucesso com os produtos ou serviços da empresa.
Definir um público-alvo é de extrema importância para as empresas por diversas razões. Primeiramente, essa definição permite que a empresa direcione seus esforços de marketing, publicidade e vendas de maneira mais precisa.
Para desenvolver seu público-alvo ideal, você precisará de inteligência de dados. Informações atualizadas de sociodemografia esclarecem as características dos grupos de pessoas que deseja impactar.