Público-alvo:

O que é, tipos e como definir o seu

Em qualquer planejamento que tenha o intuito de atender ao mercado, é necessário manter o foco no que realmente importa: o seu cliente. Por isso, é sempre importante saber quais são os tipos de público-alvo da sua empresa.

No entanto, nem sempre isso é fácil estimá-los. Especialmente quando se trata de empresas muito grandes ou com ampla variedade de produtos e serviços, análises de mercado como essas tendem a se tornar mais complexas ou simples demais.

O que é público-alvo?

O público-alvo é o grupo de pessoas para o qual se direciona uma estratégia. É o interlocutor, para quem se fala, a outra parte do diálogo.

Qual a diferença entre persona, público-alvo e ICP?

Quando falamos em público-alvo, sempre vem à tona um conceito muito parecido: o de persona. Contudo, é preciso frisar que são expressões diferentes que atendem a propósitos distintos.

Público-alvo e persona

A persona é uma definição mais específica do que a de público-alvo.  Enquanto um público-alvo considera uma gama de características, para abranger grupos maiores, a persona é um perfil de cliente ideal, com as características comportamentais do consumidor.

Público-alvo e ICP

Já o ICP é a representação mais específica do cliente ideal para a empresa.    Ele vai além do público-alvo e se concentra em identificar o tipo de cliente mais lucrativo, que tem maior probabilidade de sucesso com os produtos ou serviços da empresa.

Porque é importante definir um público-alvo?

Definir um público-alvo é de extrema importância para as empresas por diversas razões. Primeiramente, essa definição permite que a empresa direcione seus esforços de marketing, publicidade e vendas de maneira mais precisa.

Para desenvolver seu público-alvo ideal, você precisará de inteligência de dados. Informações atualizadas de sociodemografia esclarecem as características dos grupos de pessoas que deseja impactar.

Como a Geofusion pode te ajudar a definir o público-alvo?

Conheça as soluções Geofusion!