Publicado em 02/12/2022

Comportamento do Consumidor: saiba como mapear e sua importância

Comportamento do Consumidor: saiba como mapear e sua importância

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comportamento do consumidor

Todo ser humano tem uma série de comportamentos que o definem como ser humano. Em diversas áreas e em atividades distintas.

Nesse meio, há o comportamento do consumidor, o que define as pessoas enquanto compradoras.

São as ações e escolhas importantes em uma jornada de compra. Quando começamos a considerar a compra como um processo, podemos aprender bastante sobre o ciclo, sobre eventos importantes e sobre como otimizar a compreensão sobre os clientes.

Nesse sentido, a tecnologia fornece uma ajuda incrível e poderosa. É possível segmentar as abordagens para oferecer uma experiência inesquecível para o consumidor. Saberemos mais sobre isso neste conteúdo.

O que é o comportamento do consumidor?

Trata-se do conjunto de escolhas, ações e reações do consumidor em um período de jornada de compra. É como o cliente age e o que decide fazer para avançar no processo e efetivamente tomar uma decisão de compra de algum item.

O comportamento do consumidor inclui escolhas que o cliente toma sobre o canal que vai utilizar, como vai gerenciar a questão da integração offline-online, quais meios usará para pagamento, etc.

É o conjunto de elementos que dependem da vontade e do conforto do cliente.

O comportamento varia de acordo com uma série de fatores, que se dividem entre psicológicos, sociais, pessoais e muito mais. Veremos abaixo cada um.

Quais são os 5 fatores principais que determinam o comportamento do consumidor?

Nesta seção, vamos conhecer os fatores que estabelecem o comportamento do consumidor.

fatores que influenciam comportamento

1. Fatores sociais

O ser humano vive em sociedade e é influenciado por seus círculos sociais para tomar decisões de compra. Então, é preciso considerar os grupos em que as pessoas estão inseridas e como eles afetam a decisão de comprar algo.

O efeito social é perceptível quando analisamos que muitas pessoas simplesmente fazem compras por causa dos outros. Seja por conferir um vídeo em suas redes, seja pela indicação direta de alguma pessoa de confiança.

Então, uma pessoa de influência pode criar uma rede de compradores ao espalhar e recomendar uma marca, por exemplo. A isso se deve o esforço de muitas empresas em conquistar espaços de influência e fazer parcerias com pessoas relevantes nas redes.

2. Fatores pessoais

Também entram na equação do comportamento do consumidor os fatores subjetivos, como valores morais, preferências pessoais, postura, questões de estilo de vida, etc.

Nesse sentido, pode-se incluir também a forma como uma pessoa vê o mundo, ideais, preconceitos, entre outros.

Muitos consumidores escolhem empresas que apresentem conformidade com seus valores. A maneira que elas abordam o relacionamento também é crucial para que muitos clientes decidam sobre uma compra.

3. Fatores psicológicos

Os fatores psicológicos incluem elementos inconscientes que determinam a maneira como se vê o mundo e como se compra. Nesse sentido, é preciso ponderar que esses elementos são influenciados pelos outros fatores, como os pessoais e os sociais.

Esses aspectos explicam como as marcas conseguem apelar para a consciência e para o emocional dos seus consumidores.

4. Fatores situacionais

São os elementos pertencentes ao ambiente e às pessoas envolvidas que influenciam diretamente o comportamento e as decisões de compra. Incluem a experiência, como ela se dá e como isso influencia as escolhas das pessoas com relação às marcas.

5. Fatores demográficos

Esses são aspectos que definem a identidade do público, de acordo com algumas variáveis importantes. Podemos mencionar questões como nacionalidade, faixa etária, gênero, classe de renda, bem como outros.

Esses elementos levam as pessoas a decisões específicas, de acordo com suas preferências e com o histórico. Assim, cada perfil tem um subgrupo com um comportamento distinto.

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Como mapear o comportamento do consumidor?

Vamos entender como mapear o comportamento do consumidor para entender a melhor forma de segmentar as estratégias.

Redes sociais

As redes sociais são essenciais para ajudar nesse sentido, pois permitem entender quem é o consumidor, quais suas características principais e como cada perfil compra. A partir disso, a companhia consegue traçar estratégias certeiras para atrair esse público.

Pesquisas de mercado

Também vale mencionar as pesquisas de mercado, que são ferramentas para ouvir as pessoas e captar as preferências dos clientes.

Assim, permite entender quem é o consumidor, como ele pensa, como ele compra e como é possível se adaptar a suas escolhas.

As pesquisas permitem entender qual é o público ideal para a empresa, qual a estratégia ideal, além de como perder menos tempo e não desperdiçar recursos.

Uso de softwares inteligentes

Com o uso de softwares inteligentes, as empresas conseguem mapear o mercado, estudar o público-alvo, analisar aspectos demográficos e tentar traçar planos efetivos de ação.

É possível conseguir os dados mais precisos para alcançar resultados, de modo que seja mais fácil solucionar os problemas.

O OnMaps, da Geofusion, é um bom exemplo disso. É uma aplicação poderosa e robusta que permite fazer estudos geográficos completos, obter os melhores dados e realizar pesquisas para agilizar a tomada de decisão.

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Qual a importância de conhecer o comportamento do consumidor?

Conhecer o comportamento do consumidor é importante para que a empresa defina as ações e consiga se posicionar como empresa para atrair seus clientes. Ajuda a otimizar a aquisição de clientes, a melhorar o conhecimento e a diminuir os custos.

Desse modo, envolve um ROI (retorno sobre o investimento) mais alto e representa maior sucesso para a estratégia.

O comportamento do consumidor é definido como a forma com que as pessoas lidam com o processo de compra e tomam as decisões. Nesse sentido, é mais do que importante entender como analisar esse comportamento e como entender o cliente.

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