Processo que harmoniza todas as questões legais, internas e documentais, a formatação de franquias permite a oferta de uma marca a empreendedores (franqueados).
Ela precisa ser realizada com bastante estratégia, além de seguir rigidamente a Lei de Franquias promulgada em 2019.
Agora, como realizá-la na prática?
Há um passo a passo a ser cumprido, e é sobre ele que vamos te falar ao longo deste artigo.
Continue lendo para ver respostas detalhadas às seguintes perguntas:
A seguir, saiba como a inteligência geográfica é ideal para esse planejamento.
A formatação de franquias é um método que envolve a preparação da sua empresa para a concessão de franquias de maneira legal e profissional.
Esse processo permite que o empreendedor compartilhe parte dos lucros dos franqueados sem a necessidade de arcar com os custos de instalação de novas filiais ou de gerir as operações de cada estabelecimento.
Essa abordagem permite que a expansão do negócio seja feita de forma padronizada e consistente. Afinal, os consumidores desejam encontrar a mesma qualidade de serviço e os mesmos produtos em cada unidade de uma franquia.
Expandir por meio da formatação de franquias oferece diversos benefícios aos franqueadores. Entre eles, destacam-se:
Quando se trata de fazer um planejamento para formatação de franquias, os aspectos geográficos têm grande impacto nos resultados obtidos no ponto comercial.
Isso porque, além da análise de franqueabilidade, da viabilidade financeira, jurídica e de todas as fases que envolvem esse processo. Basicamente, também é necessário se atentar ao que de fato trará retorno à empresa: o público-alvo.
Para melhor entendê-lo e encontrar o local mais próximo a ele, convém saber onde, de fato, ele está. Mas mais do que isso, estudar o entorno da unidade é crucial para que haja êxito na expansão.
Afinal, torna-se possível manter uma distância mais saudável dos concorrentes, evitar canibalização, aproveitar oportunidades decorrentes da dinâmica da região e muito mais.
Etapas essenciais do processo de formatação de franquias | |
Pesquisa inicial | Análise profunda do mercado para identificar a viabilidade e a demanda por uma franquia em potencial. Inclui investigar o setor, concorrentes, público-alvo e localização adequada. |
Modelo de negócio | Desenvolvimento ou aprimoramento de um modelo de negócio sólido — que possa ser replicado em diferentes locais. Envolve criar manuais operacionais, treinamentos, sistemas de suporte e definir taxas de franquia. |
Estruturação legal | Estabelecimento da estrutura legal para a franquia, incluindo:acordos de franquia;contratos de franquia;documentos de divulgação de franquia (FDD);e registros necessários conforme regulamentação. |
Seleção de franqueados | Recrutamento e seleção dos candidatos qualificados para se tornarem franqueados. Requer avaliação de:habilidades;experiência;capacidade financeira;comprometimento com o modelo de negócio;entre outros aspectos. |
Treinamento | Fornecimento de capacitação abrangente aos franqueados e suas equipes em todos os aspectos do negócio. Desde operações diárias até padrões de qualidade e atendimento ao cliente. |
Franquia piloto | Abertura de uma franquia modelo para testar, dentre outras coisas, operações e aceitação do mercado. Dessa forma, é possível fazer ajustes em tempo hábil antes de expandir para outras localidades. |
Expansão | Ida ao mercado por meio da venda de unidades de franquia adicionais e do suporte contínuo aos franqueados. |
Suporte | Fornecimento de suporte contínuo aos franqueados em áreas como marketing, operações, treinamento, compras e desenvolvimento de produtos. |
Faça análise de mercado com base em dados georreferenciados e com o apoio de especialistas. Para isso, você pode utilizar ferramentas como da Geofusion.
Veja o exemplo da Cacau Show que desde 2010 já abriu mais de 1.400 unidades de franquia. Por meio dos nossos dados, a companhia consegue decidir, também, qual é o formato ideal de loja para cada cidade ou bairro onde passará a atuar.
Uma prática bastante comum nesse tipo de análise é a busca por consumidores de acordo com a renda média domiciliar e o potencial de consumo por categoria de produtos.
Confira, no exemplo abaixo, que consideramos uma rede de franquias de restaurantes paulistana que atua com foco no público da classe C, ou seja, ganhando entre R$ 1,2 mil e R$ 4,5 mil por mês.
Filtramos ainda de modo a destacar as microáreas onde haveria maior intenção de gastos ao longo do ano com almoço, jantar, café e lanche. As partes com tom escuro de roxo são as que apresentaram maior resultado:
Logo, nota-se uma quantidade interessante de oportunidades fora do centro da cidade, principalmente nas zonas sul e leste da cidade.
Mas será que ter acesso a essas informações é o suficiente para uma formatação de franquias que trará os resultados necessários?
Outra informação importante para se considerar nessas análises é a circulação de pessoas nos arredores do estabelecimento que pode ser uma franquia.
Para isso, possuímos o PEA Dia, um dado que mostra a População Economicamente Ativa que passa pela região. Ele considera a quantidade de trabalhadores formais e informais do entorno, e soma à população residente inativa.
Portanto, são contabilizadas também as pessoas com mais de 18 anos que não estão empregadas, mas possuem alguma renda. É o caso, geralmente, de estudantes universitários, donas de casa e aposentados.
Visando entender essa dinâmica, decidimos comparar os locais onde haveria maior potencial de consumo e PEA Dia ao mesmo tempo.
Para isso, descolorimos todas as áreas referentes à análise anterior, mas mantivemos contornadas as que apresentavam os maiores resultados. Pintamos, então, apenas as áreas com maior PEA Dia, desta forma:
Diversos caminhos podem ser tomados para o planejamento de formatação de franquias. Mas isso varia de acordo com o perfil que se está lidando ou desejando ter como franqueado.
Três alternativas são:
Essas possibilidades dependem de vários fatores, como o tipo de atendimento que a franquia prefere privilegiar, a estrutura que será exigida do franqueado, entre outros.
Convém ressaltar que o fluxo de pessoas é particularmente importante quando se trata, por exemplo, de restaurantes nos quais o maior foco está em atrair os clientes.
Esses seriam os lugares frequentados durante o horário de almoço do trabalho, no happy hour após o expediente, ou mesmo para lanches rápidos a caminho de algum lugar.
Consideremos uma franquia que atue com comidas rápidas, ou que simplesmente tenha decidido expandir os serviços de entrega a domicílio.
Com as nossas soluções de geomarketing, também é possível analisar a cobertura que esse estabelecimento consegue ter para as entregas.
Caso a franquia opte pela unidade de Santana, por exemplo, e institua um padrão de no máximo 30 minutos para que os produtos cheguem até os consumidores, podemos traçar um raio desse trajeto.
Para isso, reconectamos nossa camada da primeira análise, que indicava as regiões com maior potencial de consumo, representadas na cor roxa.
O visual ficou assim:
Se você for reparar, perceberá que o espaço físico conseguiria aproveitar o fluxo de pessoas de Santana para atrair o público do entorno, e ainda o potencial de consumo de grande parte das microáreas da zona norte para o delivery.
O mesmo tipo de análise poderia ser feito para as outras microáreas.
Além disso, para empresas que possuem condições estruturais ou metas ousadas de expansão, outra alternativa ainda seria franquear com estabelecimentos de alto potencial fora dos maiores fluxos de pessoas.
Neste caso, essas unidades precisariam, portanto, ter foco principalmente no delivery, para atender às regiões do entorno.
Como você viu neste artigo, a formatação de franquias é uma excelente forma de expandir sua marca e conseguir maior rentabilidade nos negócios.
Para isso, o uso de um software de geomarketing é fundamental. Afinal, estar bem posicionado, no local ideal onde o seu público-alvo está mais presente, descobrir informações demográficas cruciais sobre seus consumidores e segmentá-los é o pontapé inicial para o sucesso de qualquer negócio.
Há mais de 27 anos, a Geofusion é a líder absoluta em inteligência geográfica, fornecendo dados e tecnologia de ponta para médias e grandes marcas impulsionarem seus estudos de mercado, visando a expansão e o aumento das vendas.
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