Publicado em 09/05/2024

Jornada do aluno: como mapear com geomarketing

Jornada do aluno: como mapear com geomarketing

Geofusion Victor Melo
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Para instituições de ensino (IEs), a jornada do aluno é um tema fundamental. Afinal, é preciso saber o caminho percorrido até a decisão de matrícula para, então, estruturar estratégias certeiras de conquista.

Basicamente, trata-se de compreender essa trajetória visando melhorar as taxas de captação. Isso por meio de campanhas de marketing e comunicação abrangentes, além de iniciativas e ativações pontuais.

Vamos entender a fundo essa abordagem? 

Continue lendo, pois aqui vamos detalhar os seguintes tópicos:

  • o que é a jornada do aluno;
  • quais são os benefícios de entendê-la para uma instituição de ensino;
  • como o geomarketing facilita esse processo, acelerando-o e tornando-o mais preciso e certeiro;
  • e muito mais! 

O que é a jornada do aluno?

Em termos bem práticos, a jornada do aluno é o caminho completo que um estudante percorre desde o primeiro contato com uma instituição de ensino até sua decisão de matrícula.

Ela não pode ser descrita como 100% linear, uma vez que há muitas realidades em um país de dimensões continentais e com tanta diversidade sociocultural e econômica.

Contudo, em linhas gerais, pode-se dizer que há um padrão médio na jornada do estudante. 

Além disso, é válido pontuar que entendê-la é crucial em uma estratégia de captação de alunos. Isso porque, por meio dessa análise, pode-se avaliar as experiências, os desafios, os pontos de contato, entre outras variáveis que influenciam decisões. 

Vale a pena dar uma olhada nas três etapas essenciais da jornada do aluno. Elas sintetizam esse caminho percorrido — conforme você vê na tabela a seguir: 

3 etapas da jornada do aluno
1. Descoberta O estudante conhece a instituição e pensa em estudar lá. Ele observa vários canais de contato, além de fazer pesquisas em fontes externas à IE, e também obtêm recomendações de conhecidos já matriculados ou ex-alunos.
2. ConsideraçãoO potencial aluno investiga mais a fundo todas as opções disponíveis. Ele está em busca de informações detalhadas sobre os cursos, as vantagens de cada IE, os professores, as estruturas e outros aspectos importantes para seu processo decisório.
3. DecisãoÉ o momento em que ele está pronto para efetuar a matrícula. Normalmente, ele opta pela instituição que lhe transmita confiança e credibilidade, entre outros atributos.
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Quais são os benefícios de entender a jornada do aluno?

Entender a jornada do aluno é importante para aumentar as taxas de captação, mas também aprimorar a qualidade da experiência educacional oferecida. 

Ao mapear essa jornada, a instituição também pode identificar pontos críticos que influenciam diretamente no sucesso do estudante e na reputação da instituição

Veja, nos tópicos que seguem, um detalhamento das principais vantagens desse exercício analítico.

Compreensão do perfil do estudante

A análise da jornada do estudante permite identificar as características demográficas, preferenciais, comportamentais e até de necessidades específicas. 

Ela facilita até o desenvolvimento ou a adequação de programas e cursos que atendam às expectativas e aos interesses do público-alvo da instituição de ensino.

Essa compreensão também ajuda a ajustar as estratégias de captação, direcionando-as de maneira eficaz para atrair candidatos que se alinham melhor com a realidade institucional. 

Aprimoramento do diálogo

O mapeamento correto da jornada do aluno também é útil para os esforços de aprimoramento da comunicação com potenciais alunos

Com insights precisos sobre os momentos e canais mais efetivos para alcançá-los, a IE pode otimizar suas mensagens. 

Por exemplo, consegue realizar campanhas mais personalizadas, direcionadas e relevantes, aumentando o alcance e o engajamento.

Isso envolve desde a promoção de cursos até o suporte acadêmico, passando pela comunicação de eventos e oportunidades extracurriculares.

Essas ações devem ocorrer sempre fazendo com que cada ponto de contato seja uma oportunidade para fortalecer a reputação institucional e a relação com o público-alvo.

Aumento da taxa de captação de alunos

A estratégia de captação é diretamente beneficiada pelo entendimento da jornada do aluno. 

Ao mapear cada etapa, a IE pode identificar os melhores métodos e canais para atrair novos estudantes, incluindo as principais dúvidas e preocupações em cada fase, desde o interesse inicial até a decisão de matrícula.

Além disso, com estratégias de marketing digital baseadas em SEO, por exemplo, é possível aumentar a visibilidade online da instituição, atraindo mais visitantes qualificados para o site e os convertendo em alunos matriculados.

Fidelização do aluno

Por fim, entender a jornada do aluno também influência na fidelização.

Você sabia que em 2023, por diversas razões, as taxas de evasão de estudantes de ensino superior na rede privada foram de 31% no ensino presencial e 36,6% no EAD? É o que aponta um levantamento do Instituto SEMESP.

Ao compreender bem a jornada do aluno, a IE consegue se preparar para ir além do aumento das matrículas, estabelecendo uma relação que ajude a fidelizar seus estudantes.

Isso inclusive porque a captação é feita da maneira mais certeira possível — alunos com o perfil adequado são matriculados.

Além disso, programas de suporte e acompanhamento consistentes podem ser melhor elaborados. Eles ajudam a garantir que os estudantes se sintam valorizados e compreendidos.

Como mapear a jornada do aluno com geomarketing?

Veja agora como usar o geomarketing para mapear com máxima precisão a jornada do aluno em sua instituição de ensino. 

Lembre-se: o geomarketing une tecnologia e métodos de captação, processamento e análise de dados geográficos para otimizar estratégias de marketing, vendas e muito mais.

→ No vídeo a seguir, confira um pouco mais sobre essa metodologia:

Defina o perfil de aluno ideal

Analise dados demográficos específicos das áreas de interesse, como faixa etária, renda média domiciliar e potencial de consumo educacional. 

Com análise de dados geográficos, é possível localizar as regiões que apresentam uma alta concentração de famílias com renda compatível com as mensalidades propostas pela sua instituição e uma faixa etária que corresponda aos níveis de ensino oferecidos. 

A partir dessas informações, você poderá mapear quem é seu público-alvo ideal, onde ele está mais concentrado, e assim por diante. Consequentemente, conseguirá direcionar estratégias de marketing e expansão de forma mais assertiva.

→ Leia também:

Entenda sua concorrência

O geomarketing também oferece uma visão clara dos competidores diretos e indiretos da sua IE.

Use ferramentas de análise de dados espaciais para identificar, por exemplo, onde estão localizadas faculdades, universidades ou escolas que disputam o mesmo perfil de estudante.

Além disso, quais cursos eles oferecem, seus valores de mensalidade, entre outras variáveis.

Essas informações são extremamente úteis, pois normalmente os alunos preferem estudar em IEs perto de outros locais de seu interesse, como restaurante, academia ou trabalho dos pais. 

Além disso, há sempre a necessidade de diferenciação e captura da maior parcela de estudantes possível.

Defina o tipo de jornada do aluno: presencial ou EAD?

Por meio de ferramentas e métodos de geomarketing, você também consegue cruzar dados para definir se seu perfil de estudante ideal prefere estudar presencialmente ou à distância.

Você poderá fazer isso verificando informações sociodemográficas, de renda, de modalidade de trabalho (no escritório ou home office), entre outras variáveis.

A partir disso, será possível adequar as ofertas de cursos, potencializando mais que a captação de alunos; também a rentabilidade da sua IE.

Entenda como a localização interfere na jornada do aluno

Por fim, você também pode utilizar o geomarketing para enriquecer seu mapeamento da jornada do estudante ideal para sua IE entendendo como a localização geográfica interfere nela

É possível, por exemplo, olhar para onde a concorrência está estabelecida (em quais bairros, cidades, ruas etc.). Além disso, quais são os polos geradores de tráfego, que potencializam as oportunidades de encontrar e captar alunos. 

→ Leia também:

Conclusão

Mapear a jornada do aluno permite às instituições educacionais identificar pontos críticos que afetam a experiência de seus estudantes e potenciais estudantes.

Com isso, elas podem ajustar suas estratégias para melhorar a captação, retenção e sucesso dos matriculados. 

Ao entender cada etapa do caminho percorrido pelos estudantes que estão dentro do perfil ideal, as IEs também podem estruturar intervenções que fortalecem sua reputação e eficácia educacional.

E a boa notícia é que há tecnologia e método para fazer isso sem grandes dificuldades: o geomarketing torna todo o processo mais ágil, preciso, eficaz. 

Na sua IE, o mapeamento da jornada do aluno já é uma realidade?

Saiba mais sobre como utilizar dados como esses no nosso material inédito:

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