Publicado em 08/02/2023

Conheça exemplos de previsão de vendas para seu projeto de expansão

Conheça exemplos de previsão de vendas para seu projeto de expansão

Geofusion Victor Melo
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Em um projeto de abertura de novas lojas, é fundamental ficar atento aos potenciais resultados que cada uma delas trará – e exemplos de métodos de previsão de vendas para isso é o que não falta.

Alguns dos principais cálculos são bastante difundidos no mercado, como o acompanhamento histórico de números de clientes, a taxa de conversão, ticket médio, entre outros.

Porém, em um plano de expansão, é necessário se antecipar à chegada dos consumidores e estimar o retorno que virá sobre o investimento mesmo antes de ele ser implementado.

Para isso, realizar análises geográficas é o que está por trás do sucesso de grandes empresas do Brasil – e é sobre isso que falaremos neste post.

 

Tenha exemplos de previsão de vendas com IA

Uma maneira ágil e eficaz de fazer estudos como esses é utilizando ferramentas com técnicas de inteligência artificial e machine learning, pautadas em dados de características da população da região analisada, consumo e mercado, juntamente com a informação de faturamento de lojas em operação.

Para isso, existe a Calculadora Personalizada, da Geofusion, que permite à sua companhia simular a escolha de novos pontos e descobrir o seu potencial de vendas.

Através de análises personalizadas da sua rede de lojas por parte de consultores e cientistas de dados, são criados modelos de previsão de vendas exclusivos.

E tudo isso de maneira automatizada e replicável: com o passar do tempo, a Calculadora aprende quais os principais fatores de sucesso da sua marca, e passa a utilizá-los em análises de outros pontos aos quais você queira aplicar.

Com esse processo, seu planejamento de expansão se torna mais rápido e assertivo.

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Previsão de faturamento de um ponto fictício na rua Gavião Peixoto, em Niterói (RJ)


Dados históricos em apoio ao machine learning

Para projetar vendas é também necessário que sua empresa utilize o histórico de performance das unidades.

Isto é, a partir de uma base interna, é possível fazer uma importação e então analisar o que essas lojas possuem em comum. Daí, convém levantar questões como:

  • Quais os locais onde esses estabelecimentos estão posicionados?
  • Quantos clientes eles costumam atrair por mês (ou por ano)?
  • Eles vendem os mesmos tipos de produtos, ou possuem especificidades conforme unidades distintas?
  • As pessoas que os frequentam possuem perfis semelhantes (como faixa etária, renda, etc.)?

Esses são aspectos importantes a serem levados em consideração em diferentes exemplos de previsão de vendas.

Isso porque o faturamento de pontos já existentes pode ser bastante útil para compreender os daqueles que ainda serão abertos. No entanto, as variáveis do entorno influenciam os resultados, tornando-os maiores ou menores.

Por exemplo, um alto fluxo de pessoas costuma ser interessante em muitos lugares – mas, por outro lado, se houver grande presença de concorrentes nas proximidades, então essa performance tende a ser impactada ou, em alguns casos, até potencializada.

Por esses motivos, a inteligência geográfica de mercado é sempre fundamental para realizar essas estimativas.

Nova call to action

Estime o sucesso da sua nova unidade 

Para saber quanto um local pode trazer de resultado, uma possibilidade é estabelecer critérios de aderência através de um score.

Ou seja: quais as principais características que seu público-alvo precisa ter? Caso sua empresa seja focada em produtos premium, então o poder de compra é um fator de grande relevância.

Além disso, também é importante considerar o fluxo de pessoas da região, que pode influenciar fortemente nas vendas do seu estabelecimento.

Lojas de conveniência, por exemplo, geralmente dependem bastante desse fator para performarem.

Por outro lado, negócios com produtos muito especializados – como alguns tipos de restaurantes – costumam atrair clientes dispostos a se deslocarem um pouco mais até o estabelecimento.

Esses são alguns aspectos que dizem sobre o “DNA geográfico” da empresa, isto é, quais possíveis fatores de localização geram maior potencial de retorno – e cada marca possui um DNA diferente.

Fazendo essa identificação, é possível realizar comparações e facilitar o processo de tomada de decisão.

Com a Calculadora da Geofusion, você tem uma visualização de campo, de maneira ágil e prática, como no exemplo abaixo, no qual buscamos por um ponto na rua Guaraú, no bairro de Mirandópolis, em São Paulo (SP).

A pontuação recebida pelo lugar foi de 82 (de 1 a 100), representando um alto potencial. A ferramenta também informa as principais características populacionais e de mercado da região, permitindo um estudo ágil para projetos de expansão.

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Score Personalizado de um ponto fictício na rua Guaraú, em São Paulo (SP)


Conclusão

A Calculadora da Geofusion é a melhor ferramenta para estimar com agilidade o retorno que novas unidades de negócio poderão trazer.

Após desenvolvidos os modelos de previsão de vendas em conjunto com o cliente, a Calculadora permite que horas de análises se transformem em apenas minutos. 

Ela permite visualizar a estimativa de vendas de novos pontos, tornando o processo de tomada de decisão muito mais rápido e preciso.

Quer saber mais? Fale com nossos especialistas, e descubra como ter ainda mais assertividade na sua expansão:

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