Publicado em 01/11/2022

5 ferramentas de geomarketing para melhorar sua estratégia

5 ferramentas de geomarketing para melhorar sua estratégia

Geofusion Hannah Schroer
LinkedIn
Compartilhe:
Ferramentas de geomarketing

Muito utilizado para entender os consumidores e as estratégias de negócios, o geomarketing é uma das melhores estratégias e cada vez mais ferramentas de geomarketing vem surgindo para auxiliar as empresas.

O geomarketing nada mais é do que uma estratégia que combina ferramentas digitais e tecnologias de mapeamento de sistemas de informação geográfica (GIS) para identificar e analisar a localização dos clientes.

Com ela, as empresas conhecem mais sobre seus clientes e aumentam seus lucros, entre outras vantagens.

Neste texto, você vai entender o que é o geomarketing, como ele pode ajudar no seu negócio e 5 ferramentas de geomarketing para implementar. Siga lendo!

O que é geomarketing?

Geomarketing, ou marketing geográfico, é uma estratégia de negócios que combina ferramentas digitais e tecnologias de mapeamento de sistemas de informação geográfica (GIS) para identificar e analisar a localização dos clientes.

Em outras palavras, o geomarketing é utilizado para acompanhar a mobilidade dos consumidores, entender onde eles estão mais presentes, em quais momentos do dia o movimento é mais intenso em certas áreas da cidade ou áreas rurais, entre outros usos.

Como você pode imaginar, as ferramentas de geomarketing podem ser extremamente úteis para diversos setores, como varejo e serviços e indústrias de bens de consumo. Confira neste post completo tudo sobre o que é o geomarketing.

Que tipos de negócios podem usar ferramentas de geomarketing?

Segundo o Statista, 2,5 bilhões de pessoas, quase um terço da população mundial, possui um smartphone com GPS conectado à internet.

Dessa forma, os usuários estão compartilhando constantemente informações sobre suas mobilidades, fazendo com que qualquer empresa possa se beneficiar das ferramentas de geomarketing.

Os negócios mais indicados para usar geomarketing são aquelas com acesso a dados de localização, como empresas de telefonia celular, por exemplo. No entanto, o geomarketing pode ser usado por praticamente qualquer negócio, já que é uma tecnologia digital acessível até mesmo para pequenas e médias empresas.

Internamente, as áreas de vendas e marketing se beneficiam muito da estratégia, já que ganham acesso à inteligência de mercado e dados fundamentais para implementar.

Ferramentas de Informação Geográfica (GIS), como o OnMaps, ajudam as empresas a encontrar os melhores locais para novos pontos de varejo, além de ser uma ferramenta para auxiliar seu negócio a crescer de maneira eficiente, prática e estratégica.

Quais são os benefícios das ferramentas de geomarketing?

Empresas que utilizam o geomarketing como uma de suas estratégias têm enorme vantagem competitiva, especialmente no planejamento, marketing e vendas. Afinal, os dados fazem a diferença na hora de tomar decisões de negócios importantes.

Veja alguns benefícios das ferramentas de geomarketing:

Análise do comportamento do consumidor

Conhecer o comportamento dos usuários é fundamental no crescimento de qualquer negócio. O geomarketing permite a segmentação do público-alvo com mais facilidade e direciona adequadamente a distribuição do produto ou serviço.

Simplificação dos processos de distribuição

Para aumentar as vendas e reduzir os custos da empresa, é importante estabelecer uma rota de distribuição eficaz. O geomarketing é excelente para este fim.

Adquirir informações sobre o mercado

Você toma melhores decisões quando está bem informado sobre o mercado. O geomarketing, através da coleta e análise de dados, ajuda sua empresa a ampliar as informações sobre o setor e criar uma estratégia com maior clareza.

Aumento no lucro

Você aumenta seu lucro quando consegue reduzir custos e é exatamente isso que o geomarketing faz. Quando você concentra suas ações de marketing e vendas na localização exata onde seu cliente está, deixa de perder tempo e recursos investindo nos locais errados.

Nova call to action

Conhecimento sobre a concorrência

Conhecer a sua concorrência e potenciais clientes é garantia de sucesso. Afinal, com a análise dos dados oferecidos pelo geomarketing, você poderá inovar na sua estratégia comercial, ofertando exatamente o que o público deseja e sente falta.

Conheça 5 ferramentas de geomarketing para implementar no seu negócio

Agora que você já sabe o que é o geomarketing e quais são seus benefícios, você vai entender as diversas formas de fazer essa estratégia funcionar no seu negócio.

Conheça 5 ferramentas de geomarketing para implementar:

1. Geotargeting

O geotargeting é uma das ferramentas de geomarketing mais conhecidas. Trata-se, basicamente, da segmentação dos públicos com base nos seus dados de localização.

Com esse recurso, você pode exibir anúncios para as pessoas que visitaram sua empresa em um determinado período de tempo. Além disso, você pode combinar dados de visitação com dados demográficos para conseguir uma segmentação comportamental ainda mais refinada.

Diversas plataformas de mídia existentes usam o geotargeting e os benefícios de segmentação de mercado que ele possui, como o Google Ads e o Facebook Ads. Unindo os dados que você já tem com ferramentas de geomarketing, como o OnMaps, seus anúncios serão muito mais personalizados e efetivos.

2. Segmentação do público

O recurso de segmentação do geomarketing ajuda seu negócio a exibir anúncios para as pessoas que visitaram sua empresa em um determinado período de tempo.

Por isso, você consegue combinar dados de visitação com dados demográficos para conseguir uma segmentação comportamental ainda mais refinada.

3. Check-ins

Muitos usuários amam fazer check-in, ou seja, marcar sua presença fazendo uma publicação nas mídias sociais. E essa é uma ferramenta de geomarketing excelente para o seu negócio. Afinal, é uma divulgação gratuita e espontânea do seu estabelecimento.

Você pode incentivar esse comportamento com Wi-Fi gratuito na loja, mas pedindo um check-in no Facebook para liberar o acesso, por exemplo. Outras formas de fazer isso é dando algum brinde ou desconto em troca do check-in.

4. Geofencing

O geofencing é uma ferramenta poderosa do geomarketing. Com ela, você pode utilizar coordenadas precisas e disparar notificações assim que seu cliente se aproxima de um local determinado, como sua loja, por exemplo.

Esta é uma maneira excelente de lembrar seu cliente de que você existe, podendo utilizar técnicas como gatilhos mentais para gerar curiosidade e estimular as compras por impulso.

No entanto, tenha muito cuidado com o geofencing, já que é fundamental garantir a privacidade dos seus clientes.

5. Geotagging

O geotagging é uma ferramenta amplamente utilizada nas mídias sociais para marcar a localização em fotos, vídeos, feeds, QR codes e outros formatos.

Como você pode imaginar, os usuários frequentemente marcam os lugares que visitam, como restaurantes e lojas. Assim como o check-in, o geotagging é ótimo para publicidade gratuita.

O mais interessante é que você não precisa esperar seu cliente fazer a marcação. Você pode aproveitar feiras ou eventos e utilizar as mídias sociais para marcar sua empresa, chamando a atenção dos possíveis clientes que estiverem no mesmo local.

E assim terminamos o nosso artigo. Esperamos que você tenha gostado e tenha entendido o que é o geomarketing e as 5 ferramentas para implementá-lo no seu negócio.

Se interessou pelo geomarketing e quer implementá-lo na sua empresa? Agende uma demonstração do OnMaps sem compromisso. É só responder o formulário abaixo:

Nova call to action

Geofusion Hannah Schroer
LinkedIn
Compartilhe:

Outras postagens

Estratégia Push e Pull: o que são e como aplicá-las

Fachada ativa: a cidade mais convidativa e funcional

Ruptura de estoque: o que é, por que acontece e como evitar

Projeção de Vendas: o que é e como fazer em 5 passos práticos