Para quem trabalha com franquias de alimentos, existem certos desafios a serem considerados em um plano de expansão.
Afinal, o quão viável é o lugar escolhido, e até que ponto ele possibilita um atendimento que corresponda às expectativas dos clientes?
Trata-se de um segmento que conta com cada vez mais players de diferentes portes, principalmente no que diz respeito a bares e restaurantes.
Existe, portanto, uma concorrência intensa para conseguir atrair o consumidor. Por isso, saber onde ele está e de que forma os hábitos dele podem ser aproveitados pela sua empresa são fatores importantes para obter bons resultados.
O setor alimentício possui várias ramificações, a depender do tipo de alimento e produto que é vendido. Cada uma carrega uma especificidade necessária para analisar.
Nesse sentido, é importante atender às nuances e observar muito bem como lidar com cada perfil de cliente.
Há quem pense que franquias de alimentação são as mais fáceis, por apresentarem uma receita mais consistente. Contudo, é preciso ainda gerenciar com cuidado esse tipo de negócio, sempre atento aos direitos e deveres de cada parte.
As franquias de alimentação variam bastante a depender do tipo de rede, do tamanho da empresa, do tamanho da rede e do tipo de produto. Considerando todos esses fatores, pode ser vantajoso ou não investir em uma franquia como essa.
Segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor alimentício só ficou atrás do setor de saúde em termos de faturamento no segundo trimestre de 2021 e no segundo trimestre de 2022.
No segundo trimestre, o faturamento foi de 8.784. Houve uma variação de 9,8% em unidades.
Vamos entender agora a diferença entre as franquias de alimentação. Temos as franquias baratas, as franquias de alimento saudável e as de grande porte.
As franquias baratas são aquelas mais simples, que envolvem um custo inicial menor para começar. Geralmente, trazem taxas mais simples e royalties menores também. Assim, é uma forma mais acessível para empreendedores iniciantes.
As franquias mais baratas podem ser uma ótima opção de crescimento, visto que requerem um investimento menor mas contam com um retorno satisfatório.
Temos também as franquias saudáveis, que representam uma tendência típica dos nossos tempos. Essas franquias apresentam produtos que atendem aos valores pessoais dos consumidores, como vegetarianos, veganos ou mais voltados ao público fitness.
É um nicho muito específico, mas com uma clientela muito fiel, comprometida, que sabe o que quer. Assim, é um ramo muito interessante que pode render muitos lucros no futuro.
Por outro lado, temos também as franquias de grande porte. São franquias associadas a grandes marcas, que se vendem com maior facilidade por conta disso. Um exemplo disso é a franquia do McDonalds.
Essas redes possuem um grande investimento em marketing e já permitem começar com muitos clientes fiéis e já engajados.
Nesse sentido, a unidade consegue grandes resultados, mas precisa de um investimento maior.
A melhor forma de descobrir o lugar ideal para posicionar uma unidade é obtendo dados precisos e profundos.
No Brasil, as grandes e médias companhias utilizam o OnMaps, software líder em inteligência geográfica de mercado para expansão de redes de varejo e serviços.
Para quem possui demandas pontuais e de alta complexidade, é possível ainda contratar a Consultoria com os serviços dos maiores especialistas do segmento.
No que se refere a franquias de alimentos, ocorrem ao menos duas formas diferentes de fazer essa avaliação de um local.
Em uma delas, o franqueado já possui um ponto comercial que pertence a ele ou que pretende alugar.
Ele então o propõe à rede em questão, que analisa se o lugar de fato tem as características necessárias.
Outra situação ocorre quando a própria franquia procura um local que esteja de acordo às suas expectativas, realizando um mapeamento de mercado e sugerindo ao seu parceiro de negócios.
Quem trabalha em ambos os formatos é a Cacau Show, cliente Geofusion e uma das maiores franquias do País.
Quando se trata de buscar o melhor local para um franqueado, um primeiro passo pode ser ir direto aos fatores condizentes com o plano de formatação da franquia e que fazem com que a empresa tenha bons resultados.
Para uma rede de fast-food, por exemplo, alguns deles são:
Utilizando o OnMaps, esses aspectos não são apenas fáceis de identificar, como até mesmo os trechos de ruas que condensam todas essas características podem ser mapeados com facilidade.
No gif abaixo, quisemos saber onde estavam os locais mais adequados no município de Fortaleza, no Ceará.
A ferramenta nos mostrou, nos trechos em verde, os que melhor abrangem todos esses critérios. Em vermelho, os que seriam menos indicados.
Nota-se uma concentração de lugares interessantes nas proximidades de Aldeota, Meireles, Praia de Iracema, Arraial Moura Brasil e Centro.
Mas será que esse indicador é o bastante para definir se uma unidade é boa o suficiente ou não?
A quantidade de variáveis a serem acrescentadas a essa análise dependem de fatores como o nível de risco que a empresa está disposta a correr, o conhecimento do profissional a respeito do território, e assim por diante.
De modo geral, o que os dados possibilitam é que a tomada de decisão ocorra de maneira mais segura. E um ótimo representante disso, especialmente para as franquias de alimentos, é o potencial de consumo.
Trata-se de uma informação que indica o quanto a população está disposta a pagar por determinadas categorias de produtos.
Sendo assim, facilita para que as empresas entendam se realmente vale a pena abrir uma loja na região X ao invés de Y.
Seguindo com o caso da capital cearense, consideramos que a rede de fast food queira descobrir onde seria mais rentável investir em alimentação fora do domicílio – ou seja, almoço, jantar, café e lanche.
Deixamos em destaque apenas as microáreas que apresentaram maior valor, e logo percebemos que alguns trechos do mapa anterior não seriam tão atrativos quanto pareciam a princípio.
Por um lado, o Centro perde protagonismo. Por outro, lugares como Papicu, Praia do Futuro e Vicente Piazon demonstram alto potencial, embora contem com menos movimento.
Quando acontece do franqueado apresentar uma sugestão de ponto comercial, o profissional de inteligência pode simplesmente verificar se ela está situada em um local com as características necessárias, ou analisá-las individualmente.
Vejamos um caso em que ambas as alternativas se aplicam: um parceiro que apresente três opções à franquia.
Uma vez tendo o endereço, a empresa simplesmente encontraria esses pontos no OnMaps e verificaria se estão em seus territórios de interesse. Abaixo, nós representamos essas sugestões em pins vermelhos:
Uma delas já estaria fora dos critérios, ou seja, a unidade de São João do Tatuapé. No entanto, ainda surgem dúvidas em relação às outras.
O ponto no Centro não é o que possui maior potencial de mercado, mas é onde tem melhor equilíbrio entre circulação de pessoas e população economicamente ativa.
Já em Aldeota há uma alta intenção de compra, mas o local poderia estar um pouco mais bem posicionado para aproveitar melhor o fluxo do entorno.
Para situações de comparativos, o OnMaps permite que isso seja investigado com ainda mais granularidade.
Neste outro mapa, traçamos em azul escuro uma área de estudo correspondente a uma caminhada de 20 minutos até a unidade.
Afinal, franquias de alimentos, geralmente, se apoiam bastante na comodidade do cliente no que diz respeito à chegada até o estabelecimento.
Entretanto, considerando que as lojas do segmento costumam ter certa competitividade, identificamos também os concorrentes contidos nesse entorno.
Além disso, ainda extraímos com facilidade um relatório comparativo com dados sobre o perfil dos habitantes e frequentadores da região:
Algumas diferenças se tornam ainda mais evidentes, como o fato da concorrência em Aldeota estar distribuída de forma mais dispersa do que a do Centro.
A partir da análise do relatório, foi possível notar ainda que é um território com maior quantidade de habitantes e renda média domiciliar mais alta.
Ou seja, dependendo das estratégias definidas para essa franquia, ela poderia aproveitar uma oportunidade bem auspiciosa, investindo em uma expansão ali.
Essa é uma das várias formas de realizar um mapeamento com inteligência de mercado para descobrir os melhores cenários para fazer com que uma rede de varejo cresça.
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As franquias de alimentação são opções bem interessantes de franquias hoje em dia, uma vez que representam uma necessidade sempre urgente das pessoas. É preciso avaliar bem o tipo de franquia, o tamanho das redes e outras características importantes.