Não existe marketing sem estratégia. Contudo, convencionou-se chamar de marketing estratégico uma subdivisão dessa área. Especificamente a que esclarece como cada plano geral é traduzido em um conjunto de ações específicas.
O marketing estratégico está em um nível acima. Ele se preocupa com questões mais gerais, definindo o caminho e o norte para as tarefas mais direcionadas.
Dentro disso, nunca é demais pontuar: ter uma boa visão da estratégia é essencial para tornar esse departamento de fato lucrativo para a empresa.
Com ela, campanhas e táticas cooperaram verticalmente com as ambições do negócio. Auxiliam no fortalecimento da marca e no crescimento sustentável.
Continue lendo para ver em detalhes:
O marketing estratégico é uma abordagem focada que alinha cada movimento de marketing com objetivos empresariais amplos. Ele visa construir uma vantagem competitiva duradoura.
Trata-se de um planejamento que alia as ações de marketing (campanhas, posts, anúncios) com as diretrizes estratégicas gerais do negócio. Assim, é uma visão mais voltada para objetivos, metas, indicadores e propostas mais abrangentes da empresa.
Em síntese, o marketing estratégico é pautado em evidências. Ele define metas e objetivos que vão maximizar a eficácia e o sucesso da estratégia geral de marketing, como pontua a HubSpot.
Pensar na estratégia é estabelecer metas e prazos, certo?
Dessa forma, o marketing estratégico busca conduzir a marca pelo caminho certo: rumo aos objetivos, analisando como fazer isso dentro do período estipulado.
Em linhas gerais – mais adiante vamos entrar nos detalhes –, essa estrutura auxilia:
Sempre tendo como horizonte o favorecimento dos melhores resultados com custos sob controle.
Estamos falando, por exemplo, do direcionamento do que a comunicação da empresa deve realizar. Desse modo, o marketing estratégico ajuda a integrar todas as ações em todos os canais para um único foco.
Quando pensamos nele, também precisamos esclarecer a divisão entre esse conceito e os conceitos “tático” e “operacional”.
A estratégia está em um nível acima, mais geral, preocupado sobretudo com as metas. Já o plano tático pensa nos canais e nas divisões departamentais dentro do marketing. Ele visa planos específicos para cada grupo – ao passo que o operacional cuida do dia a dia.
Uma boa divisão para entender esses três é a que especifica em termos de curto, médio ou longo prazo:
Uma visão voltada ao planejamento estratégico, bem como à execução de marketing ajuda a gerar maior previsibilidade para o negócio. A partir de pesquisas e análises, a empresa consegue definir um caminho para o futuro, com presciência até dos possíveis riscos.
Dessa forma, é possível saber o que virá adiante e como se preparar de fato.
Por outro lado, a estratégia ajuda a reduzir os riscos correspondentes aos planejamentos de marketing.
Para visualizar esses aspectos e as incertezas em paralelo com as possibilidades, os gestores se voltam ao que planejaram no nível estratégico.
Portanto, torna-se viável diminuir o impacto de possíveis problemas e falhas. A empresa se prepara para um cenário positivo e também para situações negativas que possam ocorrer.
Em termos práticos, é como definir uma meta de “X” vendas e saber exatamente o quão difícil será alcançar isso.
A companhia pode trabalhar com um objetivo geral e outro realista, pensando inclusive nos entraves que podem interferir no cumprimento das metas.
Com Marketing e Vendas trabalhando de maneira integrada, o marketing estratégico também se faz muito necessário. É ele quem olha para a frente em linha com o esperado pela alta gestão da companhia. A partir disso, faz análise de mercado e fornece insights que facilitam a sinergia com outros departamentos.
Basicamente, sem estrategistas dedicados, as chances de haver competições improdutivas entre os times aumentam. E isso impacta negativamente o desenvolvimento do negócio – em termos de expansão, por exemplo.
Vamos agora às etapas deste tipo estratégia de marketing para entender como ele é estruturado.
É necessário formalizar um plano inicial, baseado no diagnóstico da situação do negócio.
Isso partindo de uma análise aprofundada de dados e do que a empresa pode alcançar. Dessa forma, é possível traçar um caminho e um objetivo geral a longo prazo.
Uma etapa importante é a análise da concorrência e de outros players do segmento, ou seja, o benchmarking.
Trata-se de avaliar como a empresa se encaixa no seu nicho e de que forma se posiciona com relação aos concorrentes. O que deve gerar insights sobre modos de estabelecer melhores estratégias para alcançar seus objetivos.
Essa visão coopera com um remanejamento dos objetivos. Caso a empresa queira crescer e se tornar líder em seu nicho, por exemplo.
Ele, necessariamente, deverá observar o que os outros estão fazendo para definir o que ela fará em resposta.
Assim, obtém-se vantagem competitiva.
Não há planejamento estratégico sem métricas. Então, uma etapa fundamental é separar as mais importantes para acompanhar.
Ela depende, evidentemente, das metas definidas.
Ou seja, os parâmetros devem ser pensados para avaliar objetivos realistas. Eles também precisam ter prazos claros para serem dimensionados. Por extensão, não podem gerar ambiguidades; têm que ser de fácil interpretação.
O ideal é coletar os resultados e já saber “traduzir” isso para compartilhar com os líderes.
Agora veja algumas dicas para colocar o marketing estratégico em prática o quanto antes.
Por mais que seja focado em integração, o marketing estratégico pensa na divisão exata das equipes para facilitar planos táticos.
Então, estabeleça bem os times e os limites entre eles.
A ideia é que todos consigam estruturar seus meios de como alcançar o que é definido no planejamento estratégico.
A integração deve ser priorizada também.
Mas, atenção: aqui o ato de integrar equivale a coordenar todos para caminhar rumo aos mesmos objetivos.
Assim, fica mais fácil obter os resultados e garantir que a empresa está de fato funcionando de forma consistente.
Faz parte do marketing estratégico pensar também nos níveis de operação e tática. Ainda que a execução deles seja feita por profissionais que não fazem parte do núcleo estrategista.
Esse cuidado ajuda a definir como os outros planejamentos serão estruturados de fato. Também a como dependerão da estratégia.
Digamos que o objetivo geral da estratégia seja gerar X vendas ou aumentar as conversões em X%. Neste caso, o plano precisa esclarecer alguns caminhos para os canais e as operações.
Por fim, sempre monitore os resultados.
É imprescindível estar de olho nos indicadores e garantir uma visão coordenada que estude os números para buscar insights acionáveis.
Assim, você pode inclusive tentar mudanças no planejamento e novos caminhos para alcançar a estratégia. Ou seja, terá tempo hábil para reconfigurar a rota caso os planos atuais não funcionem tão bem.
O marketing estratégico é o planejamento que busca aliar os esforços de marketing aos objetivos gerais. Assim, ajuda a coordenar a equipe para buscar as metas do negócio, de modo a impulsionar os resultados.
Empresas que o colocam em prática são mais competitivas. Sobretudo porque inserem ainda mais inteligência em seus movimentos.
Elas conseguem fazer com que as ações táticas de marketing, e a própria operação ampla da área, sejam bem orientada a resultados palpáveis. Assim, obtêm resultados mais palpáveis em menos tempo e com custos sob controle.
Como está estruturado o marketing estratégico no seu negócio? Gostou das dicas que trouxemos aqui? Veja como podemos te ajudar a evoluir nesta frente com nossa solução de inteligência geográfica; preencha o formulário a seguir: