Publicado em 01/12/2022

Nicho de Mercado: o que é, como definir e explorar?

Nicho de Mercado: o que é, como definir e explorar?

Geofusion Geofusion
LinkedIn
Compartilhe:
nichos de mercado

Toda empresa atua em um nicho de mercado. Entender isso é importante para saber como se posicionar e inteligentemente agregar seus clientes ao redor da base.

Ou seja, para entender como se comunicar e se tornar mais efetivo nas ações, é preciso desenvolver esse conhecimento.

Por isso, empresas devem conhecer mais sobre esse conceito e entender suas implicações gerais.

Saiba mais.

O que é nicho de mercado?

O nicho diz respeito a uma parte do mercado com características específicas, em que empresas podem atuar para conquistar e alcançar seus clientes. O nicho define, portanto, o espaço de atuação da empresa.

Podemos associar o nicho à personalização, a um recorte de segmentação da companhia ao encontrar o local ideal para se promover.

Por exemplo, se ela decide falar com pessoas do gênero feminino, da idade de 25 anos e que sejam solteiras.

Essa é uma oportunidade de exploração de tendências, ou seja, um nicho a ser explorado, pois define um público-alvo, com uma forma de pensar, com empresas que já atuam e um mercado já estabelecido.

o que é nicho de mercado

Nesse mercado há regras implícitas e explícitas. É preciso saber como entrar, atender às regras do jogo e entender como se posicionar.

Quando falamos em negócios iniciantes, é comum pensar em nicho como uma porta de oportunidades iniciais a serem desbravadas. Isso, então, define a própria razão de ser da companhia e está ligado à missão dela.

Contudo, também é importante pensar em nicho para empresas já estabelecidas, seja para encontrar novas oportunidades, seja para otimizar a atuação em um espaço já definido.

Entender um nicho de mercado é essencial para ajustar as ações, independentemente do tamanho ou estágio delas.

Nicho de mercado: saiba a importância em definir corretamente

Compreender o seu nicho é importante para reduzir custos. A empresa que entende bem isso é capaz de otimizar suas ações, suas campanhas, suas estratégias de comunicação, direcionando tudo para evitar despesas e gastos.

Dessa forma, é possível otimizar a gestão financeira e garantir menos despesas com ações que não trazem retorno.

Ou seja, a empresa consegue melhorar suas abordagens, para obter os melhores resultados possíveis.

Outro ponto é a personalização da comunicação. Ao investir em um nicho de mercado bem definido e elaborado, é possível falar exatamente com quem precisa e deseja ouvir a comunicação da empresa.

Assim, perde-se menos tempo com pessoas que não interessam, pois a companhia terá livre acesso aos melhores contatos.

Afinal, um dos maiores problemas de uma marca quando ela precisa tomar decisões com relação ao negócio é a falta dessa personalização. Isso ocorre quando as decisões não refletem essa conexão com o cliente e não alinham exatamente com os consumidores.

Com a definição do nicho, torna-se possível traçar as ações exatas que vão funcionar com seu público, isto é, as que trazem o retorno esperado.

Outro ponto que reforça a importância de definir essa segmentação é o cuidado com o posicionamento. Para fazer isso de maneira adequada, a empresa precisa saber exatamente onde está, ou seja, qual é o seu público.

Cada ação, então, pode ser pensada de acordo com a forma como se deseja ressoar diante desse público.

Em suma, a concepção de um nicho bem definido ajuda as empresas não somente em ações de marketing, mas também em decisões mais amplas de negócio.

Por exemplo, entender expansão de empresas ou estratégias de crescimento requer uma visão sobre esse espaço ideal onde elas devem atuar.

Assim, é possível medir o impacto das ações e obter maior previsibilidade sobre cada escolha.

Quais são os tipos de nicho de mercado

Vamos falar um pouco sobre os tipos de nicho.

Geográfico

Nesse tipo, predominam as análises com relação ao local. Ou seja, os nichos são definidos de acordo com cidade, estado, país, bairro, etc.

Demográfico

Nesse tipo de análise, é preciso avaliar questões como religião, idade, renda, grau de instrução, etc. Definem-se subgrupos com base em preferência religiosa, em gênero e outras questões.

Um subgrupo nesse sentido pode ser um grupo de mulheres católicas, de 20 a 30 anos, que sejam graduadas, por exemplo.

Psicográfico

A segmentação psicográfica permite outro ângulo de análise. Busca avaliar personalidade, questões de valores e visão de mundo. Assim, está associado à forma como a pessoa se porta e como ela entende o mundo ao redor, com as marcas incluídas.

Comportamento de consumo

Nesse caso, o nicho é pensado de acordo com hábitos de consumo e com as características da jornada de cada perfil de comprador. Assim, avalia os aspectos psicológicos de cada tipo de consumidor e como se comporta cada pessoa.

Canal de consumo

Outro tipo de nicho que pode ser pensado é com relação aos canais preferenciais. Nisso, podemos separar as pessoas pelo local específico de compra: no online, em lojas físicas, etc.

Saiba como descobrir o seu nicho de mercado

Para descobrir o seu nicho de mercado, é imprescindível usar a análise de dados.

A companhia pode traçar investigações precisas com uso de mapas para entender a questão geográfica, por exemplo, ou tentar captar a jornada do seu cliente atual, para uma visão mais estratégica.

O importante é saber como cruzar todos esses dados, a fim de obter contextualização. Assim, cada análise reforça a outra e pode oferecer um quadro ainda mais amplo e preciso desse nicho (ou dos nichos) ideal.

como descobrir nicho de mercado

Nicho de mercado: a tecnologia para identificar o melhor nicho

O geomarketing se destaca com uma ótima tecnologia para ajudar nesse sentido. Com a análise de mapas, é possível visualizar dados e entender onde a empresa pode atuar para otimizar seus resultados.

É viável identificar as regiões com maior concentração de compradores potenciais, as áreas mais quentes e lucrativas, as áreas mais disputadas, etc.

Além disso, o geomarketing pode ser combinado com outros tipos de análise de dados para também puxar algumas análises de outros vieses, como demográfica e de comportamento de consumo.

A Geofusion é uma empresa referência nesse tipo de análise e investigação. Vale a pena olhar o que temos para oferecer!

Conheça as soluções de análise de dados e geomarketing de uma empresa especialista no mercado!

Conclusão

O nicho de mercado diz muito sobre a atuação da empresa. Permite segmentar as ações, otimizar os resultados e garantir uma clareza maior para que a companhia saiba como se portar e como obter sucesso em suas estratégias.

Nesse sentido, é importante saber como garantir uma visão adequada sobre isso.

Nova call to action

Tags
Geofusion Geofusion
LinkedIn
Compartilhe:
Newsletter

Receba nossos conteúdos exclusivos!


Outras postagens

12 tipos de estoque no varejo e na indústria

Rota de vendas: como fazer com geomarketing

Canais indiretos: o que são e como alcançá-los com geomarketing

Loja perfeita no varejo: o que é e como tornar o ponto de venda mais eficiente