Publicado em 14/09/2022

Potencial para setor de alimentação no Brasil: saiba mais

Potencial para setor de alimentação no Brasil: saiba mais

Geofusion Victor Melo
LinkedIn
Compartilhe:
varejo-de-alimentacao-onmaps-1 (1)

Uma pesquisa realizada pelo Índices de Consumo em Restaurantes (ICR), a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e a Alelo, mostram que o efeito pós-isolamento social tem sido positivo para o setor de alimentos fora do lar.

De acordo com o estudo, foi registrado no mês de abril, em comparação ao mesmo período em 2021, um crescimento de 19,1% nas transações realizadas em bares e restaurantes.

Porém, quando comparado à pré-pandemia (2019), os números indicam queda no consumo em restaurantes e estabelecimentos alimentícios, com diminuição de 32,6% no faturamento, segundo dados do ICR.

Isso também está associado ao aumento no preço para aqueles que almoçam fora de casa, que precisam pagar 17% a mais em uma refeição completa quando comparado ao momento pré-pandemia, segundo uma pesquisa feita pela Associação Brasileira das Empresas de Benefícios ao Trabalhador (ABBT).

varejo-de-alimentacao-onmaps-0

Diferentes cenários dentro e fora de casa

Referente à alimentação dentro do domicílio, o consumo em supermercados teve uma queda, já que muitas pessoas tiveram que voltar aos escritórios e não estão mais fazendo a própria comida. 

Comparado a abril de 2021, os supermercados registraram baixa de 15,3% em seus faturamentos em 2022. Por outro lado, se comparado a 2019, o faturamento e as transações tiveram um aumento de 0,9% e 8,4%, respectivamente.

Porém, apesar dos altos e baixos deste mercado, a expansão de lojas, restaurantes e estabelecimentos do setor continua acontecendo.

Nova call to action

Estudo realizado por meio do OnMaps, plataforma líder em geomarketing no País, aponta que somente em São Paulo ocorreu a abertura de, em média, 15 bares e restaurantes por dia entre abril de 2021 e 2022.

varejo-de-alimentacao-onmaps-3

Essa movimentação é encabeçada principalmente em bairros de renda média elevada, como Vila Madalena, que teve um crescimento de 17,6%, Jardim Paulistano, com 16,4%, e Tatuapé, que teve 16,3% novas unidades no segmento.

Entre os principais fatores para isso está o fim das restrições impostas durante o período de quarentena, fazendo com que as empresas mapeassem oportunidades para manter seu ritmo de crescimento em 2022.

Nova call to action

Tags
Geofusion Victor Melo
LinkedIn
Compartilhe:
Newsletter

Receba nossos conteúdos exclusivos!


Outras postagens

5 dicas de geomarketing para ações com materiais de pontos de vendas (MPDV)

Varejo de vizinhança: o que é e importância do geomarketing

12 tipos de estoque no varejo e na indústria

Rota de vendas: como fazer com geomarketing