Publicado em 01/03/2016

5 mapas para explicar o potencial de mercado do Rio de Janeiro

5 mapas para explicar o potencial de mercado do Rio de Janeiro

Geofusion Claudio Gonçalves
@geofusion_
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Há quem diga que existem dois Rios de Janeiro: a Zona Sul e a Zona Norte; ou então o da favela e o do asfalto.

Na verdade, há muito mais que isso.

No alto de seus 451 anos, a ex-capital do império esconde entre morros e avenidas uma ebulição de mundos variados e todo o tipo de perfil do consumidor.

Só a Rocinha é em si uma cidade: 70 mil moradores que garantem à comunidade um potencial de mercado superior à esmagadora maioria dos municípios brasileiros (veja abaixo).

Por isso prestamos nossa homenagem com uma seleção de informações sobre a Cidade Maravilhosa para você enxergá-la com novos olhos.

Aqui estão 5 mapas, apenas 5 das muitas visões possíveis em uma plataforma de geomarketing como o OnMaps.

População Consumidora

Mais de 8% dos brasileiros estão no Rio de Janeiro.

Ao redor das florestas da Tijuca e da Pedra Branca, a cidade cresceu em comunhão com sua magnífica paisagem natural.

densidade_demografica.jpg

São 6,4 milhões de habitantes, uma população maior do que a de países como Irlanda ou Dinamarca.

Trata-se do 2º maior mercado do país, com uma particularidade: o percentual de Adultos e Idosos é maior do que a média brasileira, de 47,8% e 12,9%, respectivamente:

distribuicao_etaria.jpg

Essa proporção indica um grande potencial de mercado.

Afinal, nessas faixas etárias se encontram o perfil do consumidor no período de maior produtividade econômica.

RJ_Densidade.png

Barra da Tijuca: recordista de shopping center

Em qualquer outra metrópole do Brasil, há no máximo 4 shopping centers em um mesmo bairro.

É o que acontece em regiões nobres e centrais como Batel, em Curitiba, e Joaquim Távora, em Fortaleza.

Barra_da_Tijuca.png

Na Barra da Tijuca, a história é diferente. A quase 1 hora do centro da cidade, a Miami brasileira reúne nada menos do que 10 shopping centers entre as Avenidas das Américas e Ayrton Senna.

Isso sem contar o Shopping Metropolitano Barra, que se localiza em Jacarepaguá mas atrai também o perfil consumidor do bairro vizinho.

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População Turística

A população de 6 milhões de habitantes é imensa. Mas é menos da metade do que os 13 milhões de turistas que o Rio de Janeiro recebe por ano.

O montante representa 4,81% de todo o fluxo turístico do Brasil. São mais turistas por ano do que o total de habitantes de São Paulo.

E se a cidade tem um total de 172 hotéis para acomodar os visitantes, 63% deles está na Zona Sul, entre as regiões de Botafogo, Lagoa, Leblon, Ipanema e Copacabana.

potencial_zona_sul.jpg

Apenas a “Princesinha do Mar” tem nada menos do que 63 hotéis em uma área de apenas 5 km².

Cidade Rocinha

Rocinha.png

A Rocinha tem mais de 70 mil habitantes e, graças a essa alta concentração populacional, seu potencial de consumo é estimado em R$ 923 milhões por ano.

Esse valor é maior que o potencial de mercado em mais de 90% das cidades brasileiras. Das 5.570 cidades brasileiras, apenas 499 têm mais potencial de consumo que a Rocinha.

Rocinha.jpg

Alguns exemplos de cidades com potencial abaixo da Rocinha:

comparacao_potencial_rocinha.jpg

População universitária

Centro_faculdades.jpgOutro fator econômico importante do Rio de Janeiro é a grande concentração de universitários.

São 165 faculdades na cidade, sendo que 25 delas se espalham pelas ruas históricas do centro, 7 estão no eixo Santa Tereza – Lapa e mais 13 no Flamengo.

O resultado é uma população universitária de 276 mil pessoas na capital fluminense.

Grande parte delas, cerca de 85%, é da própria cidade. 3% é formada por estudantes de outros lugares que moram na cidade. E 12,5%, mais de 34 mil universitários viajam todo dia para estudar na Cidade Maravilhosa.

É só o começo

Os mapas mostrados acima são algumas das possibilidades que as empresas encontram no OnMaps, a plataforma de geomarketing na Geofusion.

Em diversos segmentos, profissionais utilizam a ferramenta para encontrar as melhores oportunidades de mercado.

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Geofusion Claudio Gonçalves
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