Dados demográficos sempre foram o ponto de partida para muitas ações governamentais, sendo a base do censo, por exemplo. Da mesma forma, sempre foram o fundamento de estratégias de marketing que focavam no público-alvo.
Com o tempo, surgiu também a necessidade por análises mais subjetivas, como a segmentação comportamental e a análise psicográfica.
Contudo, a pesquisa demográfica segue com um dos melhores métodos para entender um público e planejar ações.
Para saber mais sobre como usar isso para impulsionar seus resultados e sua lucratividade, acompanhe nosso post.
Um dado demográfico é algo que descreve uma população com base em uma série de variáveis-chave, tais como idade, gênero, renda, raça e sexo.
É uma forma de estudar um conjunto de pessoas de forma abrangente para entender os perfis diferentes e assimilar quais se destacam.
Trata-se de um estudo que foca nas massas, e não em seres individuais. É muito útil para entender como uma subpopulação se relaciona com uma população maior ou para comparar grupos similares.
É bastante usado por órgãos governamentais para contabilizar o número de pessoas e compreender suas características básicas.
Isso porque a análise demográfica busca compreender um público de forma menos direta e específica, com maior objetividade. Ela é menos subjetiva do que uma pesquisa psicográfica ou comportamental, por exemplo.
A ideia é tentar obter uma visão descritiva da população para entender quem são essas pessoas, como estão posicionadas na pirâmide socioeconômica da sociedade, quais são suas necessidades e vantagens com relação a outros grupos.
Além disso, uma análise demográfica também pode se preocupar com:
Para uma empresa, a análise de dados demográficos pode permitir algumas conclusões interessantes.
Primeiro, é possível compreender melhor o público por inteiro. Você consegue entender quantas pessoas em uma dada região se encaixam em um certo perfil de renda, por exemplo.
Assim, você entende melhor o consumidor e consegue inferir suas características de consumo.
A pesquisa com dados demográficos também ajuda na criação de um público-alvo ou de uma persona. Sua marca pode conduzir uma análise com seus clientes para entender melhor o perfil dos que já foram fidelizados.
A partir disso, você consegue entender qual a faixa média de renda, a idade, o gênero e a escolaridade predominante para identificar quem é, de fato, seu cliente ideal.
Além disso, você também pode descobrir um perfil de pessoas que não é comumente atraído pela sua abordagem de marketing. Então, pode inclusive tentar novas ações para conquistar essa parcela ou simplesmente ignorá-la.
Isso ajuda na compreensão de resultados de campanhas e estratégias, bem como oferece um norte antes de cada planejamento.
A análise demográfica também é essencial para a segmentação. Aliás, a segmentação com base em dados demográficos é um dos vários tipos de divisão que podem ser feitos.
Existe a segmentação psicográfica, que leva em conta desejos, interesses e sonhos, bem como a segmentação comportamental, que observa o comportamento do cliente com relação a certos produtos.
Por sua vez, a segmentação com base em dados demográficos vai dividir os clientes de acordo com as variáveis-chave que você usou na pesquisa. É possível fazer um agrupamento de clientes de alta renda e outro com clientes de baixa renda, por exemplo.
Da mesma forma, você pode definir um grupo com clientes mais jovens e outro com clientes mais velhos.
Essa segmentação permite que a marca consiga falar com várias parcelas do seu público e adaptar suas estratégias para personalizar a comunicação.
Em vez de uma única forma de se expressar que deve atingir todos em uníssono, a empresa alcança os perfis de clientes de acordo com o que eles querem ouvir, aumentando as chances de conversão.
Isso viabiliza uma melhor tomada de decisão para impulsionar os resultados, alcançar as metas e aumentar o lucro.
Como usar os dados demográficos? Vamos entender abaixo algumas formas de aplicar esse tipo de análise em sua empresa.
Uma pesquisa de mercado visa entender como os consumidores se comportam e identificar uma população por suas características.
Desta forma, você obtém resultados demográficos para fazer a segmentação e saber exatamente com quem está lidando.
Além disso, ela pode ser usada para validar alguma ideia, um novo produto ou uma nova ação de comunicação.
A análise demográfica é essencial antes de tomar uma decisão para abertura de novas lojas.
Ao estudar o público de uma região, a marca é capaz de entender melhor como pode impactar aquela população para obter o máximo de lucratividade., ou pode até mesmo estudar a viabilidade da ideia de investir em um determinado local.
Exemplo: se seu público é composto majoritariamente por pessoas do grupo feminino com mais de 30 anos, pode não ser uma boa ideia apostar numa nova loja em um local com maioria de jovens universitários do gênero masculino.
Uma visão demográfica pode favorecer ações específicas de grandes empresas em cada região. A marca pode desenvolver promoções e ofertas especiais para uma região de acordo com o grau de escolaridade predominante ou com o gênero.
Ou seja, a segmentação pode ajudar na criação de ofertas atraentes e que façam sentido para cada público.
Podemos mencionar a análise de uma pirâmide de faixa etária, que compara homens e mulheres e tenta entender qual o número de pessoas em cada idade.
Também pode-se fazer uma análise de natalidade e mortalidade para traçar o crescimento da população e estudar padrões.
Como já falamos, o censo geral que conta a quantidade de pessoas e informa a contagem de cidadãos em cada perfil é outro bom exemplo.
Como vimos, os dados demográficos são úteis para a compreensão do comportamento de uma população. Ajudam a estudar uma massa e identificar como as pessoas em conjunto estão inseridas em um determinado cenário da sociedade.
Com o estudo de padrões específicos, a marca consegue levantar informações para sua tomada de decisão, como saber qual é a melhor região para abrir uma nova loja.
Além disso, é possível entender o perfil ideal de cliente da empresa e várias outras questões.
Esperamos que você tenha entendido o que são dados demográficos, o que é a segmentação demográfica e como você pode utilizar esses dados nas suas estratégias.