Publicado em 08/12/2022

Conheça 3 tipos de mapas para um estudo de mercado eficaz

Conheça 3 tipos de mapas para um estudo de mercado eficaz

Geofusion Victor Melo
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estudo de mercado

Para realizar um estudo de mercado, é necessário considerar muitas variáveis. Isso porque diversos fatores influenciam na tomada de decisão das empresas.

Por exemplo, o seu público-alvo está aderente ao local onde você pretende abrir uma loja? Ou melhor, será que o lugar que você está prospectando tem as características necessárias para trazer sucesso ao seu negócio?

Os aspectos geográficos são muito importantes para entender isso: a faixa de renda do seu consumidor, o quanto ele pretende gastar com os seus produtos, e assim por diante.

Por isso, o geomarketing é fundamental para que você obtenha os melhores resultados para a sua empresa.

Saiba neste post como.

Como fazer um estudo de mercado com dados geográficos

No Brasil, a principal ferramenta utilizada para estudos de mercado em geomarketing é o OnMaps, plataforma líder no segmento e responsável por resultados de grandes e médias empresas em análises de expansão, concorrência, pulverização de PDVs, entre outras.

O software permite que seus usuários tenham acesso a diversos dados dos 5.570 municípios do país. Alguns deles são:

Confira abaixo um pouco mais sobre isso.

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1. Mapeamento de concorrentes

Uma possibilidade para realizar um estudo de mercado eficaz é fazendo um mapeamento dos concorrentes presentes na região em que a sua empresa pretende investir.

Por exemplo, caso você seja do setor farmacêutico e queira abrir novas unidades na capital do Rio de Janeiro, o OnMaps permite que você identifique os locais onde estão os outros players e onde existe maior concentração deles.

Na imagem abaixo, fizemos essa busca por CEP5 – isto é, contemplando as áreas em que os logradouros possuem em comum os primeiros cinco dígitos do CEP.

Os tons mais quentes indicam quais desses lugares são mais populosos – e os frios, menos. Já os pontos em vermelho mostram cada unidade de farmácia que há nesses territórios.

Nota-se que, neste caso, há quantidade significativa de estabelecimentos em regiões próximas ao centro da cidade, e também em alguns bairros considerados mais periféricos.

Porém, essa “movimentação” não está sempre atrelada à quantidade de moradores desses lugares.

Por que isso acontece? Provavelmente devido à circulação de pessoas nessas regiões, o que faz com que os estabelecimentos atraiam maior fluxo de clientes para suas lojas.

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Quantidade de farmácias x população por CEP5 no Rio de Janeiro (RJ)

2. Oportunidades com potencial de consumo

Esse estudo de mercado com dados de inteligência geográfica não se restringe apenas ao varejo farma. Afinal, sua aplicabilidade é bastante ampla.

Seguindo na análise por CEP5 no Rio de Janeiro, consideramos uma indústria de carnes, vísceras e pescados em busca de pontos de vendas para distribuição de seus produtos.

Para isso, identificamos – novamente das cores mais quentes às mais frias – os lugares nos quais as pessoas mais intencionam comprar essas mercadorias.

Além desse dado, buscamos ainda os hiper, super e mini mercados existentes no município. Logo descobrimos que os locais com maior quantidade deles não são necessariamente os que possuem mais potencial de consumo.

Uma possível explicação para isso é simples: nas áreas em que os habitantes possuem renda média elevada a propensão a fazer compras mais caras também aumenta.

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Potencial de consumo para carnes, vísceras e pescados x distribuição de hiper, super e minimercados no Rio de Janeiro (RJ)

3. Entendimento de perfil de renda do público-alvo

E por falar em renda média, este pode ser um fator decisivo para o sucesso das estratégias de muitas empresas.

Isso porque, enquanto algumas podem ter produtos com preços que demandem um poder aquisitivo mais alto – como linhas de bebidas premium, carros de luxo, entre outros -, também há casos de companhias que foquem especificamente no contrário.

A Pague Menos é um exemplo de negócio que busca levar seu hub de saúde a lugares nos quais a população possui menos recursos e dificuldade de acesso a serviços do segmento, atuando principalmente no norte e no nordeste do Brasil. Saiba mais sobre esse case aqui.

Mas isso se estende a muitos outros segmentos, cidades e Estados.

Seguindo no exemplo do Rio de Janeiro, um usuário do OnMaps conseguiria facilmente descobrir quais as áreas que possuem a renda média correspondente ao perfil de seu público, conforme mostramos abaixo.

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Renda média por CEP5 em Copacabana e entorno no Rio de Janeiro (RJ)

Para um bom estudo de mercado, dados de inteligência geográfica são fundamentais para entender onde abrir lojas, direcionar produtos, identificar público-alvo, e assim obter os melhores resultados nas vendas.

E se você quiser saber mais sobre como conseguir isso, o OnMaps é a ferramenta ideal para fazer mapeamentos e potencializar sua empresa. Fale com um de nossos especialistas:

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