Publicado em 01/12/2022

Instituições de Ensino Superior no Brasil: onde elas estão?

Instituições de Ensino Superior no Brasil: onde elas estão?

Geofusion Hannah Schroer
LinkedIn
Compartilhe:
instituições de ensino superior

Pela primeira vez, o número de novos alunos no ensino superior a distância supera o de cursos presenciais. É o que diz o balanço do MEC. Mas você já parou para pensar onde estão as instituições de ensino superior no Brasil?

Ainda de acordo com o estudo, o EAD cresce em ritmo acelerado no Brasil há 10 anos, com o número de novos alunos quadruplicando. É importante lembrar, no entanto, que mesmo as instituições de ensino superior à distância necessitam de polos de apoio presencial.

Por isso, saber onde estão os seus concorrentes e, principalmente, o seu público, é fundamental para o sucesso da instituição.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue lendo!

Onde estão as Instituições de Ensino Superior no Brasil?

Em 2022, o Instituto Semesp publicou o Mapa do Ensino Superior no Brasil, com dados compilados a partir de organizações como o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre outros.

De acordo com a pesquisa, o País possui uma predominância de instituições de ensino superior privadas – um total de 2.253, ante 304 pertencentes ao setor público.

Além disso, até o início da pandemia – isto é, em 2020 – as IES particulares contavam com 6.724 matriculados, enquanto no público esse número seria de 1.927.

Quando consideradas ambas as alternativas, a maioria desses estudantes está concentrada na região Sudeste, sendo São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro correspondentes a 42% do total de matrículas.

Por outro lado, se analisados os dados a respeito da quantidade de matriculados apenas em instituições privadas, Rondônia é o estado que se destaca com 86,0%, seguido por Amazonas, que tem 84,7%, e Pará, contando com 84,4%.

O mapa aponta também que a maior parte dos estudantes possuem até 34 anos de idade, tanto na modalidade presencial quanto à distância.

Mas, se considerarmos a intenção de gastos da população com mensalidades e matrículas no ensino superior, quanto seria?

De acordo com dados extraídos via OnMaps, dois estados do Sudeste permaneceriam na dianteira. Porém, em um ranking dos 10 principais, o Sul, o Centro-Oeste e o Nordeste também se destacam:

 instituições de ensino superior

Esse resultado ocorre devido a diversos fatores, como a concentração de habitantes e maior disponibilidade de renda em algumas dessas regiões.

Porém, se consideradas as informações de ambos os estudos, nota-se um interesse expressivo das pessoas em diferentes locais do Brasil em ingressarem no ensino superior, o que representa oportunidades para instituições com interesse em expandir suas unidades.

Inteligência geográfica de mercado no setor de ensino

Dentro de tantas possibilidades de instituições, o estudante irá buscar aquela que mais se adequa ao seu perfil, seja por questões financeiras, pela estrutura, ou por localização. 

Por isso, é muito importante que a unidade de ensino conheça e mapeie o perfil que mais se encaixa em seus parâmetros. Para essa tarefa se tornar mais rápida, algumas ferramentas são fundamentais, como as de inteligência geográfica de mercado.

Porém, em análises desse tipo, é importante contar com dados de qualidade e bem trabalhados por profissionais especializados.

A opção líder no Brasil é o Ensino OnMaps, desenvolvido especialmente para o segmento, utilizado por diversas empresas de médio e grande porte no mercado, como Fundação Dom Cabral, Mackenzie, Grupo Marista, PUC-SP, CNA, Kumon, entre outras.

Nova call to action

Como o geomarketing pode auxiliar na minha instituição?

As instituições de ensino superior podem utilizar inteligência geográfica para descobrir dados importantes para crescer e expandir. 

Afinal, o que os seus concorrentes estão fazendo? Onde eles estão? Qual é o seu público, qual é a renda média mensal dele e qual é o melhor local para abrir um ponto para atendê-lo?

Estes são apenas alguns exemplos do que você pode descobrir utilizando o Ensino OnMaps!

Outros usos incríveis da ferramenta são:

Captação de Alunos

Saiba onde há maior concentração de pessoas com a faixa etária, escolaridade e renda média para sua instituição de ensino.

Localização e Expansão 

Ao escolher o melhor local para abrir novas unidades ou mudar os endereços, é imprescindível o uso de ferramentas de geomarketing como OnMaps.

Criação de Portfólio

Entenda a quantidade de estudantes e cursos que os players do setor oferecem e os utilize para fazer o planejamento das suas ofertas.

Posicionamento de Preços

Mapeie o quanto as instituições cobram de mensalidade para diferentes cursos, de modo a mensurar os valores mais viáveis para os seus potenciais alunos.

Concorrência

Descubra onde está seu concorrente, inclusive os valores da mensalidade cobrados por ele, e descubra inclusive locais pouco explorados por ele e com potencial de crescimento para a sua instituição de ensino.

E tem mais!

Agora, com um produto segmentado para o setor de ensino, você tem a possibilidade de fazer estratégias ainda melhores, utilizando:

  • Dados detalhados de cursos superiores (local de oferta, total de estudantes por curso);
  • Total de estudantes da educação básica por série;
  • Possibilidade de visualização combinando dados próprios, do Censo Educacional e dezenas de informações de sociodemografia e localidades para potencializar suas análises.

Solicite uma demonstração agora mesmo e descubra tudo que o Ensino OnMaps pode fazer por você. É só preencher o formulário abaixo:

Nova call to action

Geofusion Hannah Schroer
LinkedIn
Compartilhe:
Newsletter

Receba nossos conteúdos exclusivos!


Outras postagens

12 tipos de estoque no varejo e na indústria

Rota de vendas: como fazer com geomarketing

Canais indiretos: o que são e como alcançá-los com geomarketing

Loja perfeita no varejo: o que é e como tornar o ponto de venda mais eficiente