O marketing de geolocalização é uma estratégia cada vez mais utilizada no mercado digital, se estendendo também a outros meios.
Com ele, empresas de diversos segmentos podem utilizar a localização dos usuários para criar campanhas e estratégias mais efetivas e personalizadas.
Essa estratégia de marketing utiliza tecnologias de geolocalização para identificar a localização exata de um dispositivo móvel ou computador. Com isso, é possível criar campanhas de marketing mais precisas e relevantes para cada região.
Neste texto, você vai entender o que é marketing de geolocalização, como ele se relaciona com o geomarketing e descobrir as ferramentas mais populares disponíveis.
Continue lendo para ver:
O marketing de geolocalização é uma estratégia que utiliza a localização dos usuários para criar campanhas mais efetivas e personalizadas.
O marketing de localização é uma estratégia altamente eficaz para fins comerciais. Ele permite a oferta de descontos exclusivos para consumidores de uma determinada região e o envio de alertas personalizados sobre eventos nas proximidades.
Além disso, essa estratégia possibilita uma maior interação com o público-alvo, criando oportunidades para o engajamento e a fidelização dos clientes.
Um exemplo de marketing de geolocalização sem fins comerciais são os alertas da defesa civil sobre tempestades e outras condições perigosas no local em que o usuário se encontra.
Através do uso de tecnologias como GPS, Wi-Fi e beacons, as empresas podem segmentar seu público-alvo com base na localização e oferecer experiências personalizadas, aumentando a eficácia das campanhas e melhorando a experiência do cliente.
O marketing de geolocalização está diretamente relacionado ao geomarketing, já que ambos se concentram em entender e aproveitar a localização do cliente para tomar decisões de negócios mais informadas.
Além disso, o geomarketing pode auxiliar as empresas a identificar novas oportunidades de mercado, mapear a concorrência em uma determinada região e aprimorar a distribuição de produtos e serviços.
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Como você viu, o marketing de geolocalização é uma estratégia que utiliza a localização dos consumidores para diversos fins.
Esse conceito pode ser chamado por outros nomes, como marketing de localização. No entanto, é importante notar que embora os conceitos sejam relacionados, eles têm abordagens ligeiramente diferentes.
De modo geral, o marketing de geolocalização é um tipo de marketing de localização que utiliza dados de localização mais precisos, com alcance em tempo real.
Como você viu, o marketing de localização funciona por meio de tecnologias como GPS, Wi-Fi e beacons Bluetooth para identificar a localização do consumidor. A partir disso, é possível enviar mensagens específicas, ofertas ou conteúdos que sejam relevantes para aquele local específico.
Por exemplo, diversas empresas aproveitam a localização dos clientes em eventos para enviar comunicações geolocalizadas.
Outra forma muito comum é enviar comunicações quando o cliente chega em uma região específica, como um shopping center onde sua loja está localizada.
A geolocalização possui diversas funcionalidades e vem sendo usada em diferentes aplicações.
No entanto, existem 3 principais, que você verá a seguir:
Geobehavior, ou comportamento geográfico, é um conceito para descrever o comportamento do consumidor em relação à sua localização geográfica. É um termo usado para descrever como a localização de uma pessoa afeta suas escolhas e comportamentos de compra.
Esse comportamento geográfico é influenciado por diversos fatores, como:
O geoprocessamento é um conceito que abrange o processamento de dados georreferenciados. Nele, utiliza-se diversas técnicas e softwares para a coleta, leitura, manipulação e análise das informações geográficas de uma área estudada.
Para coletar esses dados, são utilizadas geotecnologias como cartografia, sensoriamento remoto por satélites, GPS, entre outras. Já o processamento e visualização dessas imagens podem ser feitos em softwares in loco ou em nuvem.
O geomarketing é a aplicação do marketing de geolocalização mais utilizada nas empresas.
Essa estratégia de negócios combina ferramentas digitais e tecnologias de mapeamento de sistemas de informação geográfica para determinar o público-alvo, descobrir onde esse público está mais presente, identificar as melhores estratégias de vendas e expansão para cada região, qual o potencial de consumo para diversas categorias, entre outros.
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As estratégias de marketing de geolocalização podem ser usadas para coletar informações sobre os consumidores, identificar concentração do público por regiões e até mesmo entender os comportamentos em comum dessas pessoas.
Com esses dados em mãos, é importante ter um bom software de geomarketing, como a Geofusion, para importar todas as informações coletadas, mapeá-las e então planejar ações de marketing out of home mais assertivas.
Veja a seguir algumas estratégias que vão te ajudar no processo de análise.
O geotargeting é o processo de segmentação do público de acordo com os dados de localização dos usuários.
As informações coletadas por meio dessa estratégia permite direcionar suas ações de marketing para consumidores específicos, considerando o cliente ideal do seu negócio.
Um exemplo disso são os sites que identificam onde o usuário está para indicar lojas ou serviços da empresa mais próximos a ele.
Você já recebeu uma notificação do Google com informações sobre o trânsito, clima ou até mesmo avaliações sobre aquele local que você visitou? Isso é geofencing.
Essa técnica utiliza dados em tempo real para disparar conteúdos com base na movimentação do usuário.
Com ela, é possível enviar mensagens ao consumidor, tais como promoções e novidades da loja, quando ele entra em um determinado perímetro.
Marcar presença nas mídias sociais é cada vez mais frequente. Daí a tendência das “áreas instagramáveis“, feitas exatamente para este fim. Esse comportamento é excelente para o varejo, já que é uma divulgação gratuita e espontânea do seu estabelecimento.
Você pode incentivar esse comportamento com Wi-Fi gratuito na loja, mas pedindo um check-in em uma rede social para liberar o acesso, por exemplo.
Uma alternativa é oferecer brindes ou descontos aos clientes que fizerem o check-in em sua loja, como forma de incentivar a interação e fidelização do público-alvo.
Introduzidos pelo Snapchat e muito comuns no Instagram atualmente, os geofiltros permitem o compartilhamento da localização nos conteúdos publicados nas redes sociais.
Ao gravar um vídeo para o story do Instagram, por exemplo, é possível adicionar um geofiltro que informa o país, a cidade, o bairro ou o estabelecimento em que você está.
Essas localizações são disponibilizadas automaticamente para o usuário com base nos dados do GPS ativo nos smartphones.
Lembra quando mencionamos, por exemplo, empresas que utilizam a localização para indicar lojas mais próximas ao usuário?
Isso implica que a marca tenha desenvolvido um site personalizado, o qual solicita a localização do consumidor para disponibilizar informações personalizadas.
Por exemplo, mensagens como “este site deseja acessar a sua localização” é uma forma clássica dessa estratégia de geomarketing.
O geotagging é uma ferramenta amplamente utilizada nas mídias sociais para marcar a localização em fotos, vídeos, feeds, QR codes e outros formatos. Mas, diferente do check-in, a marcação é feita diretamente na publicação.
O mais interessante é que não é necessário esperar seu cliente fazer a marcação. Você pode aproveitar feiras ou eventos e utilizar as mídias sociais para marcar sua empresa, chamando a atenção dos possíveis clientes que estiverem no mesmo local.
Um beacon é um dispositivo que emite sinais de rádio de baixa potência, capaz de detectar dispositivos móveis próximos e enviar notificações para eles.
Para fazer isso, os beacons usam a tecnologia BLE (Bluetooth Low Energy) para enviar um sinal exclusivo para dispositivos como smartphones e tablets. Se estiver com o bluetooth ligado e passar por um beacon, a pessoa receberá uma notificação criada pela marca.
Para entender o impacto positivo do geomarketing para os negócios, listamos alguns exemplos de sucesso que se basearam nas estratégias dessa metodologia.
As empresas utilizaram os dados da Geofusion para aproveitar as melhores oportunidades de crescimento.
Veja a seguir:
Para te ajudar a aproveitar as melhores oportunidades de negócio, a Geofusion desenvolveu o software de inteligência geográfica líder do mercado.
Com esse grande aliado, você tem acesso a dados reais para entender o perfil do seu público.
A ferramenta te ajuda a analisar o comportamento de consumo do cliente, o potencial de consumo por região e o melhor local para abrir a sua loja, por exemplo.
Com geomarketing, você fica junto do seu cliente e consegue direcionar suas campanhas de maneira mais assertiva.
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