Publicado em 01/09/2023

Software de geomarketing: conheça o líder do mercado

Software de geomarketing: conheça o líder do mercado

Geofusion Hannah Schroer
LinkedIn
Compartilhe:
Software de geomarketing

Muito utilizado para entender as dinâmicas de mercado e as oportunidades de negócios, o geomarketing é uma das mais efetivas metodologias para crescimento de médias e grandes marcas. Nesse sentido, utilizar um software de geomarketing é a melhor opção para fazer análises robustas de forma visual e prática, de grande utilidade para sua empresa.

Com geomarketing, é possível conhecer mais sobre seus clientes, enxergar onde investir com segurança e aumentar os lucros, entre outras vantagens.

Neste artigo, você vai entender o que é o geomarketing, como ele pode ajudar no seu negócio e qual o melhor software de geomarketing do mercado. Siga lendo!

O que é geomarketing?

O geomarketing é uma técnica que analisa dados de localização para melhorar a expansão de negócios e o faturamento das empresas, bem como a distribuição de produtos, com resultados assertivos por região investida.

Com essa metodologia, é possível mapear concorrentes, descobrir regiões com alta demanda para produtos e serviços específicos, entender as ruas e avenidas mais movimentadas, além de informações demográficas fundamentais para a compreensão do  público-alvo.

Também conhecida como inteligência geográfica de mercado ou location intelligence, o geomarketing tem funções amplas para diversos setores.

Quer saber mais sobre o geomarketing? Dá uma olhadinha no vídeo abaixo:

Quais as vantagens de usar um software de geomarketing?

Empresas que utilizam um software de geomarketing têm enorme vantagem competitiva, especialmente em planos de expansão, marketing e vendas. Afinal, os dados fazem toda a diferença na hora de tomar decisões importantes.

Então veja alguns benefícios de utilizar um software de geomarketing:

Análise do comportamento do consumidor

Conhecer o comportamento de potenciais e atuais clientes é fundamental no crescimento de qualquer negócio. Um software de geomarketing permite a segmentação do público-alvo com mais eficácia e facilita a criação do perfil de consumo do público.

Simplificação dos processos de distribuição

Para aumentar as vendas e reduzir os custos da empresa, é importante estabelecer uma rota de distribuição eficaz. Um software de geomarketing é excelente para este fim.

Na Geofusion, você conta com uma ferramenta específica para auxiliar indústrias em seus desafios de logística, territórios e prospecção.

Quer saber mais? Clique no banner abaixo para conhecer a ferramenta:

Nova call to action

Aumento nos lucros

Você aumenta seu lucro quando consegue reduzir custos, e é exatamente isso que um software de geomarketing faz.

Quando você concentra suas ações de marketing e vendas na localização exata onde seu cliente está, deixa de perder tempo e recursos investindo nos locais errados.

Conhecimento sobre a concorrência

Conhecer a concorrência e potenciais clientes é garantia de sucesso.

Afinal, com a análise dos dados oferecidos por um software de geomarketing, você pode inovar na sua estratégia comercial, ofertando exatamente o que o público deseja e não está encontrando no concorrente.

Informações relevantes sobre o mercado

Você toma melhores decisões quando está bem informado sobre o mercado. O geomarketing, através da coleta e análise de dados, ajuda sua empresa a ampliar as informações sobre o setor e criar uma estratégia com maior clareza.

Utilizando dados oficiais, públicos e privados, para a realização de análises de mercado, o software OnMaps, da Geofusion, possui fontes seguras para a realização de análises geográficas específicas para cada segmento.

Nova call to action

Conheça o OnMaps: o software de geomarketing da Geofusion

O OnMaps, da Geofusion, é o software de geomarketing líder do mercado. Ele é a ferramenta ideal para descobrir onde estão as melhores oportunidades para expandir os negócios, vender mais, reduzir custos e aumentar o market share.

Com o OnMaps, profissionais de expansão, inteligência de mercado, marketing, comercial e operações realizam análises mercadológicas mais assertivas do que nunca. Tudo isso tendo em mãos inteligência, dados exclusivos e serviços.

Você poderá criar seus estudos e gerar insights para expandir lojas, aumentar as vendas e criar campanhas, tudo ao mesmo tempo e no mesmo lugar.

Veja alguns exemplos de análises poderosas que você pode fazer com o OnMaps:

Localização do público-alvo

Saber onde o seu público-alvo está mais presente é fundamental para investir nos lugares certos, sem desperdiçar recursos. Com o OnMaps, isso é possível com alguns cliques.

Veja no mapa abaixo:

Faixa de renda e faixa etária vistos no software de geomarketing
Microáreas com maior presença de pessoas  entre 35 e 44 anos, da classe social B1 em Belo Horizonte – MG

Para o exemplo, mapeamos o público que está entre os 35 e os 44 anos e cruzamos essa informação com a faixa de renda, filtrando as pessoas da classe social B1 (renda domiciliar média entre R$ 8.058,00 e R$ 16.094,00).

Nas microáreas em tons mais escuros de cor-de-rosa, o público mencionado está mais presente. Já as microáreas em tons mais claros contém menos pessoas com essas características demográficas.

Com essa análise, você saberá as regiões onde o público que compra seus produtos ou serviços está mais presente. Assim, pode investir em marketing e ações comerciais exatamente nesses locais.

Entender o Potencial de Consumo

Além de descobrir as regiões onde seu público está mais presente, também é essencial entender se esse público possui pretensão de consumir seus produtos e/ou serviços.

Em outras palavras, o mais adequado é expandir em uma região onde as pessoas possuam orçamento para investir especificamente na categoria de serviços que você oferece.

Com o OnMaps, você consegue identificar essas regiões:

Potencial de consumo visto em software de geomarketing
Potencial de consumo para jóias e bijuterias, na microárea Serra, por setores censitários

No mapa acima, identificamos o Potencial de Consumo para jóias e bijuterias nos setores censitários da microárea Serra, em Belo Horizonte.

Como você pode ver, o OnMaps revela até mesmo os quarteirões e ruas onde existe maior demanda pelos seus produtos ou serviços.

Além de joias e bijuterias, que você viu no exemplo acima, também é possível filtrar para mais de 90 categorias, como: alimentação dentro e fora do lar, artigos de limpeza, brinquedos e jogos, carnes, calçados, vestuário, medicamentos, entre muitas outras.

Descobrir o fluxo de pessoas

Outra análise importante é saber se os seus potenciais clientes estão trafegando perto da sua unidade.

Em outras palavras, a região é frequentada pelo seu público? É fundamental analisar a área com geomarketing, para identificar quantas pessoas transitam por ela.

Fluxo de passantes visto em software de geomarketing
Fluxo de passantes na microárea Serra, em Belo Horizonte

Acima você pode ver o fluxo de passantes, metodologia exclusiva da Geofusion que utiliza informações de comportamento de residentes e trabalhadores, bem como as características das regiões, para estimar o fluxo semanal de pessoas em uma localidade, a pé e de carro.

Dos tons mais quentes aos mais frios, as linhas coloridas indicam a intensidade do fluxo de passantes na microárea Serra, em Belo Horizonte.

Mapeamento da concorrência

Levantar análises e dados sobre seu público e mercado é fundamental, mas também é muito importante saber onde estão os seus concorrentes.

Afinal, um erro que você não pode cometer na hora de criar um plano de expansão comercial é menosprezar a concorrência.

Quando você sabe o local exato onde seu concorrente está e utiliza as demais análises disponíveis no OnMaps, consegue encontrar regiões não atendidas pelos competidores, além de áreas com alta demanda que você pode suprir.

Mapeamento de lojas de vestuário feminino em Belo Horizonte

Acima você pode ver o mapeamento de lojas de vestuário feminino, ainda na capital mineira. Perceba como grande parte das unidades concorrentes estão presentes em ruas e avenidas com alto fluxo de passantes.

Utilizando as demais análises que aprendeu neste artigo, você pode usar um software de geomarketing para combinar diversos dados e encontrar o melhor local para sua próxima unidade.

Software de geomarketing é com a Geofusion

Como você viu, o OnMaps é um software de geomarketing que pode ser utilizado para análises completas, independentemente do seu segmento.

A Geofusion é líder absoluta em inteligência geográfica há mais de 27 anos. Te apoiamos com nossas soluções para promover mudanças significativas nos seus negócios e te mostrar o melhor caminho para sua empresa crescer de forma segura.

Com dados de todos os 5.570 municípios do país, nossas soluções vão auxiliar na distribuição, gestão comercial, localização de público-alvo, conhecimento do seu mercado, expansão comercial e muito mais.

Entre em contato com nossos especialistas e peça uma demonstração:

Geofusion Hannah Schroer
LinkedIn
Compartilhe:
Newsletter

Receba nossos conteúdos exclusivos!


Outras postagens

5 dicas de geomarketing para ações com materiais de pontos de vendas (MPDV)

Varejo de vizinhança: o que é e importância do geomarketing

12 tipos de estoque no varejo e na indústria

Rota de vendas: como fazer com geomarketing