Muito utilizado para entender as dinâmicas de mercado e as oportunidades de negócios, o geomarketing é uma das mais efetivas metodologias para crescimento de médias e grandes marcas. Nesse sentido, utilizar um software de geomarketing é a melhor opção para fazer análises robustas de forma visual e prática, de grande utilidade para sua empresa.
Com geomarketing, é possível conhecer mais sobre seus clientes, enxergar onde investir com segurança e aumentar os lucros, entre outras vantagens.
Neste artigo, você vai entender o que é o geomarketing, como ele pode ajudar no seu negócio e qual o melhor software de geomarketing do mercado. Siga lendo!
O geomarketing é uma técnica que analisa dados de localização para melhorar a expansão de negócios e o faturamento das empresas, bem como a distribuição de produtos, com resultados assertivos por região investida.
Com essa metodologia, é possível mapear concorrentes, descobrir regiões com alta demanda para produtos e serviços específicos, entender as ruas e avenidas mais movimentadas, além de informações demográficas fundamentais para a compreensão do público-alvo.
Também conhecida como inteligência geográfica de mercado ou location intelligence, o geomarketing tem funções amplas para diversos setores.
Quer saber mais sobre o geomarketing? Dá uma olhadinha no vídeo abaixo:
Empresas que utilizam um software de geomarketing têm enorme vantagem competitiva, especialmente em planos de expansão, marketing e vendas. Afinal, os dados fazem toda a diferença na hora de tomar decisões importantes.
Então veja alguns benefícios de utilizar um software de geomarketing:
Conhecer o comportamento de potenciais e atuais clientes é fundamental no crescimento de qualquer negócio. Um software de geomarketing permite a segmentação do público-alvo com mais eficácia e facilita a criação do perfil de consumo do público.
Para aumentar as vendas e reduzir os custos da empresa, é importante estabelecer uma rota de distribuição eficaz. Um software de geomarketing é excelente para este fim.
Na Geofusion, você conta com uma ferramenta específica para auxiliar indústrias em seus desafios de logística, territórios e prospecção.
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Você aumenta seu lucro quando consegue reduzir custos, e é exatamente isso que um software de geomarketing faz.
Quando você concentra suas ações de marketing e vendas na localização exata onde seu cliente está, deixa de perder tempo e recursos investindo nos locais errados.
Conhecer a concorrência e potenciais clientes é garantia de sucesso.
Afinal, com a análise dos dados oferecidos por um software de geomarketing, você pode inovar na sua estratégia comercial, ofertando exatamente o que o público deseja e não está encontrando no concorrente.
Você toma melhores decisões quando está bem informado sobre o mercado. O geomarketing, através da coleta e análise de dados, ajuda sua empresa a ampliar as informações sobre o setor e criar uma estratégia com maior clareza.
Utilizando dados oficiais, públicos e privados, para a realização de análises de mercado, o software OnMaps, da Geofusion, possui fontes seguras para a realização de análises geográficas específicas para cada segmento.
O OnMaps, da Geofusion, é o software de geomarketing líder do mercado. Ele é a ferramenta ideal para descobrir onde estão as melhores oportunidades para expandir os negócios, vender mais, reduzir custos e aumentar o market share.
Com o OnMaps, profissionais de expansão, inteligência de mercado, marketing, comercial e operações realizam análises mercadológicas mais assertivas do que nunca. Tudo isso tendo em mãos inteligência, dados exclusivos e serviços.
Você poderá criar seus estudos e gerar insights para expandir lojas, aumentar as vendas e criar campanhas, tudo ao mesmo tempo e no mesmo lugar.
Veja alguns exemplos de análises poderosas que você pode fazer com o OnMaps:
Saber onde o seu público-alvo está mais presente é fundamental para investir nos lugares certos, sem desperdiçar recursos. Com o OnMaps, isso é possível com alguns cliques.
Veja no mapa abaixo:
Para o exemplo, mapeamos o público que está entre os 35 e os 44 anos e cruzamos essa informação com a faixa de renda, filtrando as pessoas da classe social B1 (renda domiciliar média entre R$ 8.058,00 e R$ 16.094,00).
Nas microáreas em tons mais escuros de cor-de-rosa, o público mencionado está mais presente. Já as microáreas em tons mais claros contém menos pessoas com essas características demográficas.
Com essa análise, você saberá as regiões onde o público que compra seus produtos ou serviços está mais presente. Assim, pode investir em marketing e ações comerciais exatamente nesses locais.
Além de descobrir as regiões onde seu público está mais presente, também é essencial entender se esse público possui pretensão de consumir seus produtos e/ou serviços.
Em outras palavras, o mais adequado é expandir em uma região onde as pessoas possuam orçamento para investir especificamente na categoria de serviços que você oferece.
Com o OnMaps, você consegue identificar essas regiões:
No mapa acima, identificamos o Potencial de Consumo para jóias e bijuterias nos setores censitários da microárea Serra, em Belo Horizonte.
Como você pode ver, o OnMaps revela até mesmo os quarteirões e ruas onde existe maior demanda pelos seus produtos ou serviços.
Além de joias e bijuterias, que você viu no exemplo acima, também é possível filtrar para mais de 90 categorias, como: alimentação dentro e fora do lar, artigos de limpeza, brinquedos e jogos, carnes, calçados, vestuário, medicamentos, entre muitas outras.
Outra análise importante é saber se os seus potenciais clientes estão trafegando perto da sua unidade.
Em outras palavras, a região é frequentada pelo seu público? É fundamental analisar a área com geomarketing, para identificar quantas pessoas transitam por ela.
Acima você pode ver o fluxo de passantes, metodologia exclusiva da Geofusion que utiliza informações de comportamento de residentes e trabalhadores, bem como as características das regiões, para estimar o fluxo semanal de pessoas em uma localidade, a pé e de carro.
Dos tons mais quentes aos mais frios, as linhas coloridas indicam a intensidade do fluxo de passantes na microárea Serra, em Belo Horizonte.
Levantar análises e dados sobre seu público e mercado é fundamental, mas também é muito importante saber onde estão os seus concorrentes.
Afinal, um erro que você não pode cometer na hora de criar um plano de expansão comercial é menosprezar a concorrência.
Quando você sabe o local exato onde seu concorrente está e utiliza as demais análises disponíveis no OnMaps, consegue encontrar regiões não atendidas pelos competidores, além de áreas com alta demanda que você pode suprir.
Acima você pode ver o mapeamento de lojas de vestuário feminino, ainda na capital mineira. Perceba como grande parte das unidades concorrentes estão presentes em ruas e avenidas com alto fluxo de passantes.
Utilizando as demais análises que aprendeu neste artigo, você pode usar um software de geomarketing para combinar diversos dados e encontrar o melhor local para sua próxima unidade.
Como você viu, o OnMaps é um software de geomarketing que pode ser utilizado para análises completas, independentemente do seu segmento.
A Geofusion é líder absoluta em inteligência geográfica há mais de 27 anos. Te apoiamos com nossas soluções para promover mudanças significativas nos seus negócios e te mostrar o melhor caminho para sua empresa crescer de forma segura.
Com dados de todos os 5.570 municípios do país, nossas soluções vão auxiliar na distribuição, gestão comercial, localização de público-alvo, conhecimento do seu mercado, expansão comercial e muito mais.
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