Publicado em 22/11/2022

Monitoramento da concorrência: 5 ferramentas para sair na frente

Monitoramento da concorrência: 5 ferramentas para sair na frente

Geofusion Hannah Schroer
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monitoramento da concorrência

O monitoramento da concorrência é uma forma de as empresas ficarem de olho em seus concorrentes e no mercado em geral. Isso ajuda a entender o que podem fazer para entregar uma experiência melhor ao consumidor final e ficar sempre à frente da concorrência.

Afinal, se você não monitora o que as outras marcas estão fazendo no seu nicho de mercado, está perdendo grandes oportunidades de negócios.

Monitorar os seus concorrentes é fundamental para manter a competitividade da marca. Embora você possa fazer o monitoramento da concorrência manualmente, existem diversas ferramentas que te ajudam nisso. 

Neste texto você vai entender por que é importante monitorar os seus concorrentes e 5 ferramentas para fazer isso. Continue lendo!

O que é o monitoramento da concorrência?

Analisar a concorrência significa acompanhar o comportamento das empresas que competem com você no mercado. Com essa prática você pode descobrir onde se posiciona em relação a outros negócios, obtendo informações importantes para crescer sua marca.

Por isso, para se destacar no mercado, é essencial saber as nossas próprias forças e fraquezas e descobrir as da concorrência. Assim, podemos compará-las e identificar as oportunidades e ameaças ao negócio. Uma ferramenta muito utilizada no marketing, a análise SWOT, faz exatamente isso.

Isso porque, ao observar nossos concorrentes e compará-los com o próprio negócio, podemos verificar nossos pontos fortes e fracos no mercado. 

A mesma abordagem também auxilia na identificação de novas oportunidades, utilizando-as em benefício da sua empresa, e na conscientização das principais ameaças, minimizando-as o mais rápido possível.

Como o monitoramento da concorrência ajuda os seus negócios?

Monitorar a sua concorrência não quer dizer espiar e copiar o concorrente. Significa acompanhar e se adaptar ao seu nicho de mercado, estando sempre à frente das mudanças.

Graças à internet, é fácil coletar informações da concorrência, utilizando o próprio site ou redes sociais. Dessa forma, você consegue ter uma pista se eles estão tendo resultados melhores ou piores que os seus.

Por exemplo, as redes sociais do seu concorrente são mais ou menos engajadas? Como é a comunicação do concorrente com o cliente? Você se comunica da mesma forma ou precisa mudar a linguagem?

Esses são apenas alguns exemplos de como o monitoramento da concorrência pode ser positivo para o seu negócio. No entanto, utilizando algumas ferramentas, a sua análise da concorrência fica ainda mais assertiva.

Em geral, o monitoramento preciso da concorrência é fundamental para defender a participação no mercado, proteger os relacionamentos existentes de uma empresa com os clientes existentes e conquistar novos compradores por meio de campanhas de marketing precisas.

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5 ferramentas para fazer o monitoramento da concorrência

Como você viu anteriormente, é possível fazer uma breve análise da concorrência visitando seus sites e redes sociais. Mas para obter dados mais relevantes e precisos, é necessário ir além.

Então veja agora 5 ferramentas para fazer o monitoramento da concorrência:

1. Google Alerts

O Google Alerts, uma ferramenta gratuita do Google, permite que você crie alertas definidos por palavras-chave. Assim, você receberá um e-mail toda vez que surgirem notícias online que coincidem com os temas especificados nas palavras-chave.

Quer ficar por dentro de tudo o que seu concorrente está fazendo na internet? Basta adicionar o nome dele no Google Alerts e acompanhar em primeira mão.

2. SEMRush

O SEMRush é uma das ferramentas mais conhecidas que permitem o monitoramento da concorrência. Com grande foco em SEO, o SEMRush apresenta as melhores palavras-chave do segmento e da concorrência e compara o seu posicionamento no Google com os seus concorrentes.

Além disso, você pode visualizar um mapa de posicionamento estratégico dos principais concorrentes. Com isso, pode pensar nas melhores estratégias para sair na frente.

3. Owletter

Enviar e-mails para os seus clientes é uma das melhores formas de mantê-los engajados e interessados nos seus produtos e serviços. Com o Owletter você pode monitorar o e-mail marketing dos concorrentes e saber como eles estão se comunicando com os consumidores.

Também é possível descobrir a frequência com que enviam e-mails, em que dias e se essa agenda muda.

4. Crunchbase

Na plataforma Crunchbase você pode encontrar informações comerciais sobre empresas públicas e privadas. 

As informações da Crunchbase incluem:

  • Investimentos e informações sobre financiamento;
  • Membros fundadores e indivíduos em posições de liderança;
  • Fusões e aquisições;
  • Notícias e tendências do setor.

Como você pode imaginar, esses dados são valiosas para fazer o monitoramento da concorrência.

5. OnMaps

O OnMaps é uma ferramenta desenvolvida para você que quer ver sua empresa crescer de forma eficiente, prática e estratégica.

Para isso, o recurso é baseado em dados sólidos para ajudar você a escolher a melhor localização para o seu negócio.

De acordo com o Sebrae, 37% dos negócios fecham por conta da má localização. Com a inteligência geográfica do OnMaps você consegue visualizar dados reais do mercado. Assim, encontrar o local ideal para o estabelecimento fica muito mais simples.

Além disso, com o OnMaps é possível entender o perfil de seus consumidores, seus hábitos e entender onde, como e por que eles consomem sua marca.

E o monitoramento da concorrência? É possível com o OnMaps?

Sim!

Com a ferramenta, você pode visualizar a localização dos seus concorrentes, o tipo de público que eles atendem, a abertura e fechamento de lojas e a tendência da região que sua concorrência pode estar seguindo.

Além disso, com o OnMaps você obtém diversas informações estratégicas, como:

  • Perfil e comportamento de consumo da população em diferentes escalas geográficas;
  • Mapeamento de empresas em mais de 218 atividades econômicas;
  • Localização de concorrentes e oportunidades de vendas;
  • Entre muitas outras!

Quer monitorar a concorrência com muito mais assertividade e criar estratégias de crescimento com muito mais inteligência de mercado e segurança? Então é só preencher o formulário abaixo:

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