Publicado em 01/02/2023

Prevenção de perdas no restaurante: veja 6 dicas práticas

Prevenção de perdas no restaurante: veja 6 dicas práticas

Geofusion Hannah Schroer
LinkedIn
Compartilhe:
Para fazer uma prevenção de perdas no restaurante, é preciso fazer diversas análises. Na imagem, um homem e uma mulher seguram um computador portátil atrás de um balcão em seu estabelecimento

Os restaurantes enfrentam diversos desafios diários para manter suas operações rentáveis e à frente da concorrência. Uma das principais preocupações é a prevenção de perdas.

Afinal, essas perdas não afetam apenas a rentabilidade do negócio, mas também podem afetar a qualidade do serviço e, consequentemente, a satisfação e fidelização do cliente.

Para evitar as perdas no seu restaurante, é importante implementar estratégias eficazes para prevenir o desperdício. Neste artigo, você vai ver 6 dicas para fazer isso, desde o controle de estoque até mesmo o treinamento dos funcionários.

Continue lendo para saber mais!

O que é prevenção de perdas no restaurante?

A prevenção de perdas é o processo de identificar, monitorar e reduzir as perdas de um negócio. Essas perdas podem ser financeiras, como desperdícios e falhas em estoque, assim como perdas na qualidade, como problemas de serviço ao cliente ou de imagem da marca.

Sim, até mesmo problemas na imagem da marca podem causar perdas. Veja neste artigo alguns exemplos de gestão de crise, em que diversas empresas precisaram arcar com as consequências de “falar besteira” na internet.

Uma das principais estratégias para prevenir perdas é o controle de estoque. Em outras palavras, monitorar os níveis de estoque, a compra de ingredientes e a implementação de medidas para evitar o desperdício.

Além disso, o treinamento dos funcionários para lidar com o estoque e a preparação de alimentos é crucial para uma prevenção de perdas eficiente.

Por que é importante prevenir perdas?

Um estoque bem planejado é essencial para todo restaurante. Sem uma estratégia de prevenção de perdas, o negócio pode ter consequências significativas, como a redução dos lucros, problemas com estoque, imagem e equipe de funcionários.

Até mesmo a segurança alimentar entra nessa jogada, já que o gerenciamento do estoque evita que o cliente acabe comprando produtos vencidos – um problema extremamente sério.

Não investir em uma estratégia de prevenção de perdas pode até ser uma economia agora, mas custar caro mais tarde.

Para uma prevenção de perdas eficiente, é necessário ter um bom controle de estoque. Na imagem, várias estantes com alimentos na cozinha de um restaurante.

6 dicas para prevenção de perdas no restaurante

Agora que você já sabe o que é a prevenção de perdas e a sua importância, vai descobrir 6 dicas para implementar um plano de prevenção de perdas no seu restaurante.

Confira:

1. Faça uma análise diária dos estoques

Ficar de olho no seu estoque é fundamental, quando se trata de evitar perdas no restaurante. Afinal, você não quer que falte aquele ingrediente trivial, ou pior, jogar comida fora porque está vencida.

Uma solução para isso é fazer análises diárias de estoque. Dessa forma, você garante que sempre terá todos os itens necessários e está sempre ciente da validade dos mesmos.

Outra sugestão é de organizar o seu estoque de forma que os itens mais próximos da validade sejam utilizados primeiro. Assim, as chances de acabar jogando alimentos fora é muito menor.

2. Identifique os maiores custos

Um controle financeiro faz toda a diferença na hora da prevenção de perdas.

A análise de custos é simplesmente avaliar todos os gastos associados ao seu negócio, desde as compras de ingredientes até os salários dos funcionários. Isso permite identificar quais áreas estão consumindo mais recursos e encontrar maneiras de otimizá-las.

Por exemplo, você pode descobrir que está gastando muito com certos ingredientes. A solução, nesse caso, poderia ser buscar novos fornecedores.

Além disso, fazer uma análise de custos ajuda você a identificar quais itens do menu são mais e menos lucrativos. A partir disso, pode tomar decisões mais informadas sobre o que manter ou retirar do cardápio.

3. Faça promoções

Além de ser uma ótima forma de atrair mais pessoas e aumentar suas vendas, criar promoções e ofertas também ajuda na prevenção de perdas. Afinal, você pode produzir com os alimentos que estão perto de vencer ou que não são tão procurados.

Algumas formas de fazer isso são:

  • Crie um cardápio do dia ou da semana, com pratos especiais por um preço mais acessível;
  • Ofereça descontos em datas especiais, como Dia dos Namorados ou Dia das Mães;
  • Aproveite a happy hour (geralmente entre as 17 e as 20 horas) para criar promoções de bebidas e petiscos;
  • Crie um programa de fidelização, dando descontos para clientes que já são fãs do seu estabelecimento.

Nova call to action

4. Crie um cardápio sazonal

Vender sopa no verão e sorvete no inverno tem tudo para dar errado. Algumas pessoas até podem consumir estes produtos fora de época. No entanto, é mais comum que certos alimentos tenham um período bem definido para serem vendidos.

Além de vender as refeições de acordo com a sazonalidade, você também pode fazer compras mais inteligentes. Descubra a época ideal para compra de frutas e legumes e economize dinheiro evitando compras fora de época.

Isso sem contar com o próprio sabor dos alimentos, muito mais saborosos quando colhidos no momento certo.

5. Treine sua equipe

Toda sua equipe deve estar na mesma página para prevenir as perdas do restaurante. Para isso, você pode fazer um treinamento de prevenção de perdas, explicando como os processos funcionam na empresa.

Além disso, também é importante que esses processos estejam escritos em um manual, de forma que os colaboradores possam consultá-los sempre que tiverem dúvidas.

Isso também ajuda no treinamento de novos funcionários, que podem utilizar o manual para entender como são os processos no restaurante.

Na imagem, uma equipe em um restaurante, demonstrando a importância de treinar os funcionários para uma prevenção de perdas eficiente

6. Aproveite a tecnologia na alimentação

Embora existam diversas formas de fazer uma prevenção de perdas no seu restaurante, a maneira mais simples e segura de fazer isso é aproveitando a tecnologia na alimentação.

A melhor opção é utilizar o Alimentação OnMaps, da Geofusion.

Com nosso software de geomarketing personalizado para a alimentação fora do domicílio, você vai:

  • Ter acesso ao Fluxo de Passantes, uma metodologia exclusiva da Geofusion que permite que você veja no nível da rua, com dados ajustados por município, quantas pessoas passam semanalmente na frente do ponto comercial;
  • Saber o Potencial de Consumo de categorias de produtos específicos, como chocolates, refeições, hambúrgueres, sorvetes e muitos outros. Assim, você pode saber o real interesse no seu produto na região escolhida;
  • Mapear grandes players de bares e restaurantes, bem como os concorrentes regionais. Dessa forma consegue se antecipar ao movimento da concorrência;
  • E muito mais!

A Geofusion criou um novo produto para ajudar você a tomar as decisões mais importantes no seu restaurante, bar ou lanchonete.

Que tal conhecer mais sobre o Alimentação OnMaps e solicitar uma demonstração? É só preencher o formulário abaixo:

Nova call to action

Geofusion Hannah Schroer
LinkedIn
Compartilhe:

Outras postagens

Market Share: saiba o que é e como calcular o da sua empresa

Público-alvo: o que é e como definir o ideal para seu negócio

Prospecção de clientes: o que é, métodos e 6 dicas de como fazer

Geomarketing: o que é, vantagens e como usar nos negócios