Publicado em 26/05/2022

Expansão de redes de ensino: utilize a estratégia do marketing geográfico

Expansão de redes de ensino: utilize a estratégia do marketing geográfico

Geofusion Geofusion
LinkedIn
Compartilhe:

Quando trabalhamos com expansão de redes de ensino, é essencial uma análise completa para que não transformemos um sucesso em um fracasso.

Ou seja, sem um estudo assertivo é muito difícil que um negócio atinja os melhores resultados.

É preciso entender diversos fatores da região escolhida para a nova escola, universidade ou polo EAD, desde a faixa de renda até a quantidade de alunos possíveis na região – além do mais importante, escolher o território ideal, que engloba todos esses tópicos. 

E é isso que vamos entender neste conteúdo de hoje. Saiba mais lendo até o final.

redes-de-ensino-foto-1-min

Os principais pontos de estudo para a ampliação das redes de ensino

O geomarketing auxilia em diferentes setores e segmentos, sendo a expansão das redes de ensino apenas uma delas. Para isto, é necessário a análise de determinados fatores sociodemográficos e de potencial de consumo. 

O OnMaps é uma das soluções que pode ser utilizada para encontrar o local ideal para a nova franquia ou rede, um software líder no Brasil quando se trata de dados e informações assertivas sobre mercado, território e características da população.

Com essa ferramenta, o estudo e as análises regionais se tornam cada vez mais ricas. Ao escolher a escala geográfica pretendida, é possível também conhecer a faixa etária local, a renda por domicílio, quantidade de redes de ensino próximas e muito mais. 

Além da utilização do OnMaps, para as análises mais complexas e projetos customizados especialmente para a sua instituição, existe a Consultoria, um serviço oferecido pelos maiores especialistas em inteligência geográfica de mercado do País.

Neste caso, os estudos são feitos a partir das necessidades pontuais do negócio, com o planejamento de estratégias personalizadas.

Nova call to action

Utilizando o OnMaps na análise de pontos para redes de ensino

Vamos supor que você decidiu escolher o Estado de São Paulo para instalar sua nova rede de ensino, que está no nicho de ensino básico – ou seja do Ensino Fundamental ao Médio, para Classes B1 e B2.

Mas como fazer isso sem conhecimentos de região, ou de forma mais ágil sem precisar de viagens e meses de estudo? Com o OnMaps, as perguntas necessárias para a abertura de uma nova unidade serão respondidas.

Seguindo o raciocínio que o Estado de SP é ainda a escolha para a expansão da rede de ensino, vamos então decidir o melhor município e, por fim, o melhor bairro, encontrando o público certo que consumiria o serviço ofertado.

Potencial de consumo para matrículas e mensalidades por cidades no estado de São Paulo (SP) para classes de renda B1 e B2

Com a análise baseada nas informações sobre a rede de ensino e do público-alvo, encontramos a melhor cidade para uma nova sede, a Capital de São Paulo.

Foram utilizadas as seguintes camadas:

  • Potencial de Consumo;
  • Filtro por Estado (SP);
  • Matrículas e mensalidades para cursos regulares;
  • Filtro para renda.

Com essa questão respondida, precisamos encontrar o melhor bairro dentro desta cidade para a expansão.

Potencial de consumo por categoria nos bairros oficiais da cidade de São Paulo para classes de renda B1 e B2, para cursos regulares

Encontramos o bairro com maior potencial de consumo quando se trata de matrículas e mensalidades para o ensino regular, pensando na faixa etária entre 4 e 19 anos: o bairro Sacomã, que possui um gasto de mais de R$ 22 milhões neste setor.

O OnMaps ainda permite que você selecione apenas aqueles lugares mais relevantes, para planejamentos futuros de expansão, assim, poderá estudar as áreas mapeadas com mais detalhes e assertividade.

redes-de-ensino-3-jpeg (1)

Bairros com maior potencial de consumo para classes de renda B1 e B2, para cursos regulares

Mapeamento dos concorrentes

Apesar desse alto potencial para matrículas e mensalidades, Sacomã possui apenas 13 pontos de ensino para o Fundamental e Médio, ficando na 25ª posição dos bairros com mais escolas do Estado de São Paulo.

redes-de-ensino-4-jpeg (1)

Quantidade de escolas que atendem Ensino Fundamental e Médio, em cada bairro da cidade de São Paulo

Conseguimos filtrar os bairros com maior e menor concentração do setor, dentro de uma cidade escolhida, encontrando a quantidade de escolas para cada território. 

Além desses números gerais encontrados, dentro da plataforma OnMaps você ainda pode fazer uma pesquisa mais detalhada sobre a concorrência, como:

  • Saber as filiais presentes no território;
  • O porte dessas redes;
  • Faturamento presumido.

Alto potencial, porém pouco explorado

Com todos os dados levantados para encontrar o local ideal para uma expansão, notamos que Sacomã é o bairro com maior potencial quando se trata de ensino regular, considerando uma faixa etária de 4 a 19 anos, nas classes B1 e B2. 

Porém, também percebemos, a partir dos dados, que ela se encontra em uma posição pouco esperada, em 25º lugar, quando filtrado em quantidade de escolas. 

Isso significa, portanto, que se trata de um local com grandes oportunidades para expansão de redes de ensino que tenham esse público-alvo como foco, dependendo dos fatores de sucesso elencados pela empresa.

Conheça o novo Ensino OnMaps!

Agora é possível estudar o Censo Escolar de forma granular, por curso de graduação e semestre, além de descobrir os valores das mensalidades cobradas pela concorrência.

Imagine fazer o cruzamento de idade e renda da região onde sua instituição de ensino superior está localizada para ofertar cursos de pós-graduação, extensão e mais; e ainda entender qual a melhor estratégia de precificação para a região.

E se sua instituição trabalha no modelo EAD, melhor ainda. Encontre o local ideal para esses polos.

Saiba mais sobre o Ensino OnMaps aqui:

Nova call to action

Geofusion Geofusion
LinkedIn
Compartilhe:
Newsletter

Receba nossos conteúdos exclusivos!


Outras postagens

5 dicas de geomarketing para ações com materiais de pontos de vendas (MPDV)

Varejo de vizinhança: o que é e importância do geomarketing

12 tipos de estoque no varejo e na indústria

Rota de vendas: como fazer com geomarketing