Publicado em 05/10/2023

Geomarketing: o que é, vantagens e como usar nos negócios

Geomarketing: o que é, vantagens e como usar nos negócios

Geofusion Hannah Schroer
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Geomarketing

Também conhecido como inteligência geográfica de mercado ou location intelligence, o geomarketing proporciona a elaboração de estratégias efetivas para expandir os negócios, vender mais, reduzir custos e elevar resultados, por meio de informações georreferenciadas.

Quer saber o que é geomarketing e como esta forma inovadora de enxergar o mercado pode ajudar você e sua empresa a obter sucesso em pouco tempo?

Contamos tudo a seguir, ou clique para ir direto em cada tópico de interesse:

Vamos lá?

O que é geomarketing?

O geomarketing é uma metodologia que utiliza dados de localização para revelar oportunidades de novos negócios, direcionar campanhas de marketing, ajudar na segmentação do público-alvo, atrair clientes e aumentar os lucros.

Revela oportunidades na visão de mapas, considerando a presença e as relações entre empresas, população, dinâmicas de consumo, fornecedores e pontos de distribuição em um determinado território.

Em outras palavras, o geomarketing é um método que analisa dados de localização para melhorar a expansão de negócios e o faturamento das empresas, bem como a distribuição de produtos, com resultados assertivos por região investida.

Também conhecida como inteligência geográfica de mercado ou location intelligence, o geomarketing tem funções amplas para diversos setores.

Além disso, pode ser utilizado tanto para uma visão espacial em escala micro (potencial do entorno de uma loja, por exemplo) quanto em uma ótica mais ampla.

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Por que geomarketing é importante?

O geomarketing tem ganhado cada vez mais destaque no mundo dos negócios. Afinal, representa uma abordagem estratégica que utiliza informações geográficas para melhorar o desempenho de empresas de diferentes setores.

Outros motivos da importância do geomarketing são:

  • Conhecimento do público-alvo: o geomarketing permite combinar dados geográficos com informações demográficas, permitindo uma compreensão mais profunda do seu público. Além disso, é possível segmentar seu público-alvo com base em informações geográficas. Assim, você pode direcionar suas campanhas de marketing para pessoas mais propensas a investir nos seus produtos ou serviços.
  • Tomada de decisão estratégica: o geomarketing auxilia na identificação das melhores localizações para abrir lojas físicas. Ao analisar dados sobre concorrência, densidade populacional e comportamento do consumidor, as empresas podem tomar decisões informadas sobre onde estabelecer suas operações.
  • Personalização das campanhas e ofertas: com maior conhecimento do seu público e das regiões, é possível personalizar suas campanhas de marketing de acordo com a localização dos consumidores. Isso torna a experiência mais relevante, aumentando as chances de conversão. Também é possível criar ofertas específicas para determinadas áreas geográficas, estratégia muito importante para captação de alunos, por exemplo.
  • Otimização de recursos: ao direcionar seus esforços para áreas mais promissoras, é possível economizar recursos e evitar desperdícios. Além disso, o geomarketing auxilia na definição de mix de produtos e pricing, facilitando a alocação mais eficiente, garantindo um retorno mais alto e rápido.
  • Análise da concorrência: o geomarketing também pode ser usado para acompanhar as ações da concorrência em diferentes regiões. Com a ferramenta certa, é possível mapear os concorrentes e identificar oportunidades e ameaças de forma proativa.

Quem deve usar geomarketing?

Aliar o geomarketing às estratégias de expansão, marketing, vendas e prospecção é uma excelente maneira de segmentar seu público da forma correta, entender quem é o seu consumidor e identificar tendências e oportunidades em todos os locais onde sua empresa está presente.

Assim, é possível implementar o geomarketing a outras estratégias já utilizadas pela sua empresa. Algumas delas são:

Prospecção de clientes

O geomarketing é uma ferramenta valiosa para identificar novas oportunidades de negócio e encontrar potenciais clientes em regiões ainda não exploradas.

Com uma ferramenta de geomarketing, é possível identificar áreas com alta demanda por seus produtos ou serviços, facilitando a expansão dos negócios de forma estratégica.

Mídia paga

Também é possível otimizar suas campanhas de mídia paga utilizando geomarketing, direcionando os investimentos para as regiões com maior potencial de conversão.

Segmentar a publicidade com base em dados geográficos é uma excelente ideia, já que sua empresa poderá alcançar o público certo no momento certo, maximizando o retorno sobre o investimento em anúncios.

Expansão de mercado

Para empresas que desejam expandir sua atuação para novas regiões, o geomarketing é uma ferramenta essencial.

Essa abordagem facilita a análise de viabilidade e o potencial de crescimento dos negócios em diferentes regiões.

Quais os benefícios do geomarketing nas empresas?

Agora, vamos ver os benefícios de utilizar geomarketing e como podem ajudar a sua empresa:

1. Segmentação de mercado

Um dos maiores benefícios do geomarketing é uma segmentação de mercado mais específica e eficiente. Com informações geográficas, é possível saber a fundo quem é seu cliente, onde ele está, como se comporta, entre outros.

No exemplo abaixo, você observa o cruzamento das informações de renda e faixa etária, utilizando uma ferramenta de geomarketing:

Geomarketing
População por Faixa de Renda vs Faixa Etária por microáreas em Belo Horizonte — MG

Você pode ler mais sobre como segmentar seu mercado com geomarketing clicando aqui!

2. Conhecimento do público-alvo

Como você viu acima, é possível segmentar seu mercado com precisão utilizando inteligência geográfica. Isso porque, com dados geográficos, sua empresa consegue compreender melhor seu público, o que torna suas tomadas de decisão mais seguras.

Por meio de informações como potencial de consumo, renda média, nível de instrução e outras características demográficas, suas ações de marketing e vendas se tornam mais relevantes.

Além disso, é possível desenvolver produtos e serviços adaptados às necessidades e hábitos de consumo específicos de cada região.

Veja abaixo um exemplo de análise de público-alvo utilizando um software de geomarketing:

Geomarketing_como-definir-publico-alvo
Microáreas com maior quantidade de pessoas acima de 45 anos com na faixa de renda A e B em Campinas, São Paulo – SP

3. Expansão dos negócios

Outra vantagem em usar geomarketing nas suas estratégias é um planejamento de expansão mais preciso e eficaz.

Afinal, com inteligência geográfica sua empresa pode mapear os concorrentes, encontrar seu público nos mapas e descobrir quais as regiões mais promissoras para abrir uma nova unidade.

Isso reduz os riscos e aumenta as chances de sucesso do seu processo de expansão.

Uma análise muito utilizada para ajudar na expansão de negócios é entender a População Economicamente Ativa durante o dia, chamado de PEA Dia.

As áreas com maior faixa de PEA Dia representam boas regiões para expandir, já que representam mais pessoas com renda para investir nos seus produtos ou serviços.

Veja abaixo um exemplo dessa análise:

Pea Dia
Pessoas economicamente ativas em Maceió, por setores censitários

4. Prospecção de leads

O segredo para descobrir novas oportunidades qualificadas é acrescentar o fator localização na jogada.

Quando você visualiza em mapas quais as regiões potenciais ainda não exploradas, sabe que pode focar nessas áreas para encontrar um bom número de possíveis clientes.

Com análises geográficas, seu planejamento de vendas se torna muito mais estratégico. Você consegue otimizar rotas de visitas a clientes e distribuir territórios de vendedores, representantes e distribuidores, evitando sobreposição.

Veja abaixo o exemplo de uma indústria fictícia que atua com produção de pães e massas e possui uma base bastante rica de potenciais clientes para prospecção de leads B2B:

Geomarketing_prospeccao-de-leads
Território de atuação de vendas da empresa fictícia no Rio de Janeiro, dividido por microáreas, com PDVs de padarias e confeitarias

Quer saber mais sobre prospecção de leads com geomarketing? Leia neste artigo completo!

5. Integração omnichannel

Por fim, o geomarketing possibilita o agrupamento de todos os pontos de contato e distribuição, tanto online quanto offline, para que o cliente tenha a mesma experiência independentemente do canal.

Com dados geográficos, é muito mais fácil planejar a integração entre lojas físicas e digitais, já que um software de geomarketing revela dados cruciais sobre seus clientes, como seus hábitos de consumo e sua mobilidade.

ebook-cases-geomarketing

Em quais setores posso usar geomarketing e como usar?

Com o avanço da tecnologia, muitas opções de estudos de geomarketing vêm surgindo no mercado, com preços, demandas, resultados e metodologias bastante distintas, mas com um único objetivo: auxiliar nas tomadas de decisão das empresas.

A seguir, você confere as principais aplicações por setor:

Varejo e serviços

O geomarketing desempenha um papel fundamental no setor de varejo e serviços. Uma das principais aplicações consiste na escolha inteligente de localização para novas lojas e filiais.

Por meio de informações geográficas, é possível identificar áreas com alta densidade populacional, potencial de consumo e proximidade a concorrentes, o que aumenta as chances de sucesso do empreendimento.

Além disso, o geomarketing é uma ferramenta valiosa para conhecer o perfil dos clientes em diferentes regiões, auxiliando na criação de campanhas de marketing direcionadas e personalizadas.

Outra aplicação importante é a otimização das rotas de entrega e atendimento ao cliente. Com o uso de sistemas de geolocalização, as empresas podem traçar trajetos mais eficientes, reduzir custos logísticos e garantir que as entregas sejam realizadas de forma rápida e precisa.

Abaixo você pode ver um exemplo de análise de geomarketing muito utilizada por empresas de varejo e serviços: as Spots. Essa metodologia da Geofusion revela regiões que possuem alta concentração de empresas e atratividade de pessoas.

As Spots na cor verde possuem maior quantidade de pontos de interesse, como agências bancárias, comércio e turismo.

Spots em São Paulo – SP

Com esse dado, é possível encontrar com facilidade e precisão onde estão os locais mais atrativos para o público e, assim, investir nessas regiões com maior potencial de vendas.

Indústrias de bens de consumo

Para as indústrias de bens de consumo, o geomarketing é uma ferramenta estratégica crucial na identificação de oportunidades de mercado e compreensão das demandas regionais.

Ao analisar dados geográficos, as indústrias podem identificar áreas com maior potencial de venda para seus produtos, possibilitando o direcionamento inteligente de recursos de marketing e vendas.

Além disso, o geomarketing desempenha um papel fundamental na definição de estratégias de distribuição.

A partir das informações sobre a localização de distribuidores, varejistas e centros de consumo, é possível otimizar sua cadeia de suprimentos, reduzindo custos e melhorando a disponibilidade dos produtos no mercado.

Quer saber mais sobre o uso do geomarketing para indústrias e entender a fundo esse estudo de otimização de territórios? Leia clicando aqui.

Alimentação fora do lar

No setor de alimentação fora do lar, o geomarketing desempenha um papel poderoso na escolha estratégica de pontos comerciais para restaurantes, bares, cafés e outros estabelecimentos.

Por meio da análise de dados geográficos, é possível identificar áreas com alta circulação de pessoas, presença de potenciais clientes e proximidade a centros de negócios, turismo ou lazer, que atraem um alto número de pessoas para a região.

O geomarketing também é de grande auxílio na segmentação de clientes e personalização do atendimento.

Com informações sobre o perfil dos consumidores em cada região, os estabelecimentos podem adaptar seus cardápios, horários de funcionamento e preços de acordo com as preferências locais, atraindo e fidelizando a clientela.

No vídeo abaixo você verá um exemplo de análise de geomarketing para alimentação fora do lar. Primeiro, o dado de potencial de consumo para alimentação. Depois, o relatório exclusivo da Geofusion, onde você pode entender o potencial para mais de 90 categorias de produtos.

Quer saber mais sobre o uso do geomarketing no setor de alimentação fora do lar? Leia tudo aqui!

Ensino

Um dos maiores desafios do setor de ensino é a captação de alunos. A boa notícia é que o geomarketing consegue auxiliar as instituições de ensino, sejam elas de ensino livre, infantil ou superior.

Além de visualizar o potencial de consumo para serviços educacionais, o geomarketing também permite identificar as regiões em crescimento.

Dessa forma, sua instituição pode expandir a rede em municípios onde a população está crescendo e, consequentemente, onde haverão mais crianças e jovens buscando escolas e faculdades.

Veja abaixo um exemplo de análise de geomarketing para o setor de ensino, onde foram mapeadas as escolas privadas em São Paulo – SP, além da média de mensalidades, representadas pelos hexágonos coloridos e os valores da média, visualizáveis com o passar do mouse.

Saiba mais sobre o uso do geomarketing no setor de ensino clicando aqui!

Farmácias

Com análises de dados geográficos, é possível identificar áreas potenciais para expansão de redes do varejo farma, considerando fatores como alta densidade populacional, fluxo de pessoas, faixa etária da população analisada, posicionamento da concorrência, entre outros.

O geomarketing auxilia na otimização do mix de produtos oferecidos em cada unidade. Ao obter informações sobre o perfil dos clientes em diferentes regiões, as farmácias podem adaptar seus estoques de acordo com as demandas locais.

Isso tudo podendo, ainda, monitorar o desempenho das regiões para identificar tendências, oportunidades e ameaças.

Quer saber como o geomarketing pode ser utilizado na abertura de farmácias? Leia clicando aqui!

Soluções de geomarketing

Agora que você já sabe tudo sobre o que é geomarketing e suas aplicações e conceitos, chegou o momento de entender as soluções disponíveis no mercado.

Quem realmente é o seu público-alvo? Onde existe forte presença do mesmo? Qual é a renda e faixa etária predominante de uma região? Onde estão e como atuam seus concorrentes?

Veja as principais soluções de geomarketing que respondem essas perguntas:

Software na nuvem

Os softwares SaaS (software as a service ou software como serviço) de geomarketing são hospedados na nuvem, ou seja, não exigem nenhum tipo de instalação no seu computador.

Basta um login e senha para acesso à ferramenta de geomarketing, de qualquer lugar, a qualquer hora. A aquisição geralmente é feita por assinatura anual.

Desenvolvidos para suprir a necessidade de quem precisa elaborar estudos com certa frequência, prezam pela qualidade das informações (conteúdo, estatísticas, dados, etc).

Segurança também é uma premissa, já que muitas das análises de geomarketing dependem dos dados importados pela empresa contratante. Dessa forma, os resultados das análises são extremamente confiáveis.

Algumas das maiores ferramentas de geomarketing do mercado são desenvolvidas por profissionais de diversas áreas trabalhando em conjunto, como especialistas em tecnologia, geografia, estatística e inteligência de mercado.

O propósito é desenvolver um software ágil, intuitivo e fundamental para assegurar as tomadas de decisão das organizações.

Principais características:

  • Flexibilidade de uso (hospedado na nuvem);
  • Preço de acordo com as necessidades do contratante;
  • Apresenta análises confiáveis e embasadas;
  • Importação de dados com segurança;
  • Estimula o aprendizado;
  • Sistemas limitados a propósitos específicos de análise.

Consultoria

Assim como os softwares de geomarketing, as consultorias tiveram uma evolução considerável nos últimos anos.

Para se ter uma ideia, até início da década de 2000, estudos eram feitos a partir de helicópteros. A ideia era ter uma visão geral dos territórios e pontos comerciais — o que gerava também um custo altíssimo, repassado ao contratante do serviço.

Atualmente, as metodologias utilizadas por consultorias são muito mais eficientes e ágeis. O avanço das tecnologias permitiu que utilizem diversas ferramentas e pesquisas cada vez mais atualizadas, para entregar recomendações de negócio embasadas em informações de mercado e projeções de cenários.

O olhar clínico de um especialista em inteligência geográfica de mercado garante estudos práticos e detalhados sobre consumo, concorrência e novas oportunidades de crescimento, complementando os dados que a empresa contratante já possui internamente.

Principais características:

  • Estudos confiáveis sobre o mercado;
  • Demanda pouca mão de obra interna;
  • Dependendo do escopo do projeto, o custo é mais elevado;
  • Pouca ou nenhuma intervenção do contratante nos estudos.

Ferramentas gratuitas

Antes de mais nada: sim, é possível realizar estudos de geomarketing, mesmo que superficiais, sem custo. Porém, o principal sentido de uso de ferramentas gratuitas é a iniciação.

Criar estratégias de expansão inclui, naturalmente, o uso de mapas, análises e de tecnologia. Mas se você ainda precisa se certificar do valor da inteligência geográfica de mercado para a expansão da sua rede, talvez valha a pena começar com as soluções gratuitas.

Ferramentas grátis ajudam você a ter insights básicos em questões como estimativas de concentração populacional, renda média domiciliar, mapeamento de unidades em operação e concorrência. E, se as informações encontradas conduzirem à tomada de decisões importantes, isso significa que você precisará de uma ferramenta profissional dali em diante.

Algumas ferramentas gratuitas:

  • Google Earth: Ferramenta de observação da Terra, com possibilidade de delimitações territoriais básicas por extensão .kmz (arquivo aceito na plataforma para geolocalização);
  • Google Maps/Street View: Ferramenta colaborativa de visualização de locais, com assertividade a partir do volume de apontamentos;
  • Fusion Tables: Também do Google, é uma aplicação web para geocodificar endereços a partir de uma planilha do Excel;
  • BatchGeo: Ferramenta que localiza endereços, interseções, cidades, estados e códigos postais nos mapas do Google Maps;
  • Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): Disponibiliza informações sobre a população brasileira, que embasam diversas análises de geomarketing. A desvantagem de coletar dados diretamente do IBGE é que eles não são trabalhados de forma a projetar cenários, algo entregue por soluções pagas.

Principais características das ferramentas gratuitas:

  • Ótimas para iniciação ao geomarketing;
  • Não recomendadas para quem pretende expandir;
  • Poucos resultados e baixa precisão;
  • Análises lentas e superficiais;
  • Alto risco nas decisões de negócio.

Por que é importante investir em geomarketing?

Investir em geomarketing não é apenas uma tendência, é uma necessidade para toda empresa que deseja prosperar em um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico.

Ao utilizar dados geográficos para orientar suas decisões e estratégias, seu negócio estará em uma posição privilegiada para se destacar da concorrência e alcançar ainda mais lucros.

Então veja por que é importante investir em geomarketing:

  • Otimização de localização: com geomarketing, é possível identificar os locais ideais para abrir novas lojas ou expandir seus negócios. Isso reduz os riscos e aumenta as chances de sucesso em novos mercados.
  • Melhorias na distribuição e logística: o geomarketing auxilia na otimização das rotas de entrega e na gestão de estoques, reduzindo custos operacionais e melhorando a eficiência logística.
  • Tomada de decisões embasadas em dados: ao basear suas decisões em informações geográficas, você reduz a margem de erro e aumenta a precisão. Isso resulta em estratégias mais eficazes e investimentos mais inteligentes.
  • Aumento da competitividade: empresas que investem em geomarketing são mais preparadas para competir no mercado. Afinal, identificam lacunas e tendências e conseguem reagir de forma ágil às mudanças no mercado e nos negócios.
  • Melhoria na experiência do cliente: quando sua empresa entende a fundo seu consumidor, pode oferecer experiências personalizadas e, assim, aumentar a satisfação do cliente.
  • Maximização do ROI (Retorno sobre Investimento): com geomarketing você consegue identificar as regiões mais prósperas para as suas estratégias. Além disso, com maior entendimento do seu mercado, sua empresa pode fazer alocações mais inteligentes de recursos, direcionando investimentos para as regiões mais rentáveis, reduzindo gastos e maximizando o ROI.

Estratégias de geomarketing

Existem diversas estratégias que podem ser abordadas com geomarketing. Veja algumas delas:

  • Segmentação geográfica: com dados de localização, é possível segmentar seu mercado para encontrar as regiões com maior demanda pelos seus produtos ou serviços, além de possibilitar um melhor entendimento de quem é seu público e onde ele está.
  • Análise de concorrência: com geomarketing, é possível rastrear a localização e a expansão dos seus concorrentes, identificando oportunidades para se diferenciar deles.
  • Otimização de redes de distribuição: ferramentas de geomarketing otimizam a logística de entrega, reduzindo custos e melhorando o tempo de entrega.
  • Promoções e ofertas locais: crie promoções específicas para áreas onde a demanda é alta, maximizando o retorno sobre o investimento em marketing.

Bônus: Infográfico: Resumo geral sobre geomarketing

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Saiba mais sobre o geomarketing

Com as informações que você leu neste artigo, temos certeza que já aprendeu muito sobre o geomarketing, seus benefícios, seu uso em diferentes segmentos e como implementar às estratégias da sua empresa.

Mas se quiser saber ainda mais e descobrir o que é possível fazer com inteligência geográfica de mercado, preparamos um material incrível que vai te mostrar 5 poderosas análises de geomarketing para a sua empresa!

Para baixar, clique no banner abaixo:

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