Publicado em 17/03/2023

3 dicas para usar o geomarketing em uma estratégia go to market

3 dicas para usar o geomarketing em uma estratégia go to market

Geofusion Victor Melo
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Em uma estratégia go to market de indústrias de bens de consumo, utilizar dados de geomarketing é algo fundamental para obter sucesso.

Com informações espaciais se torna possível descobrir muito mais do que onde estão os melhores pontos de venda para distribuição de produtos.

Afinal, tendo um bom conhecimento a respeito do território onde sua empresa irá se direcionar, também fica mais fácil descobrir os locais com maior concentração do seu público-alvo, qual o interesse dele pelo seu mix, onde há presença da concorrência, entre diversas outras variáveis.

Mas isso seria tarefa para o varejista, certo? Não necessariamente.

Quando uma fabricante entende com assertividade o perfil do consumidor para o qual ela deve vender, muitos custos da operação comercial são evitados, planejamentos passam a ser mais precisos, marcas se fortalecem e os resultados aumentam.

Neste texto, falaremos mais sobre isso.

O que é uma estratégia go to market

A estratégia go to market consiste em realizar um planejamento por parte de empresas que querem lançar ou relançar produtos, expandir negócios, fazer reposicionamento de marca ou mesmo criar novos planos e pacotes aos seus clientes.

Para isso, é necessário ter respostas para perguntas como:

  • Quem é o público ao qual as ações serão direcionadas?
  • Que problema essa solução pretende solucionar?
  • Por que os consumidores devem preferir essa oferta, ao invés da concorrência?
  • Como a empresa precisa se comunicar e atender a essas necessidades?
  • Onde sua companhia precisa estar para alcançar esses objetivos?
  • Quando é o melhor momento de se realizar uma abordagem?

Portanto, criar um projeto assertivo de go to market é algo que demanda profundo conhecimento de mercado, comportamento de consumo, além de fatores espaciais que influenciam na decisão de compra das pessoas – e é aí que entra o geomarketing.

Como utilizar geomarketing nesse tipo de planejamento

Dados georreferenciados são utilizados há muito anos por grandes e médias empresas do Brasil que precisam ter precisão e segurança em seus processos de tomada de decisão.

Esse é o caso da Danone Nutricia que, durante a pandemia, mapeou áreas potenciais com pouca cobertura de outros players, além do perfil do shopper e estabelecimentos estratégicos próximos de onde seus clientes frequentavam 

Saiba mais sobre o case da Danone Nutrícia neste webinar gratuito e exclusivo.

Para isso, a companhia utilizou o OnMaps, software líder em geomarketing, utilizado por indústrias que querem positivar ou pulverizar PDVs, localizar público-alvo, entre muitos outros tipos de análises e objetivos.

Nova call to action

1. Identificando o potencial para produtos específicos

Podemos considerar como exemplo de uso do OnMaps uma empresa fictícia de roupas que queira lançar novas linhas direcionadas ao público feminino, e que tenha como objetivo iniciar suas ações investindo na cidade de Salvador.

Para isso, ela pode utilizar a ferramenta de modo a descobrir quais são os lugares onde as pessoas estão mais dispostas a consumir esse tipo de produto.

Desta forma, essa companhia obteria facilmente um mapa como este abaixo – onde, nos tons mais escuros, estão indicados os locais com maior potencial de consumo para vestuário feminino.

Nesta análise, filtramos as regiões por microáreas – isto é, uma classificação territorial que leva em conta o perfil populacional e de mercado, além de barreiras geográficas (como rios e rodovias) que existem entre dois lugares diferentes,

Nota-se, portanto, que Tancredo Neves, Boca do Rio / Imbuí, Caminho das Árvores e Pituba são as que se destacam neste critério de estudo:

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Dos tons escuros aos mais claros, potencial de consumo para roupas femininas em Salvador (BA)


2. Prospectando novos PDVs

Além do potencial de consumo, outra análise geográfica para estratégia go to market simples de fazer com o OnMaps é a identificação de pontos de venda para prospecção.

Ainda considerando o caso da indústria de roupas, na representação abaixo  filtramos todas as empresas soteropolitanas especializadas em venda de vestuário feminino – as quais identificamos em pontos cor-de-rosa.

Comparando com o mapa anterior, percebe-se que nem sempre a concentração de comércios está necessariamente onde há maior potencial de consumo para o tipo de produto que se pretende oferecer.

Barris / Tororó, por exemplo, é um lugar que possui quantidade significativa de lojas dessa categoria, embora a intenção de gastos com itens como esses por parte de seus habitantes não seja tão alta.

Algumas explicações para os resultados da análise: o fato da região ficar entre a Barra e Pelourinho – duas áreas com grande fluxo turístico – ou mesmo a quantidade de moradores ser mais baixa do que em outros locais, portanto reduzindo o resultado final do potencial.

E como saber qual o melhor lugar para seguir com a prospecção? O OnMaps também resolve isso com apenas alguns cliques.

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PDVs x Potencial de consumo para roupas femininas em Salvador (BA)

3. Comparando áreas

Quando se trata de empresas que precisam decidir entre mais de um local para investir em sua estratégia go to market, uma possibilidade de estudo é comparar as características dessas diferentes áreas.

Neste sentido, o profissional precisa elencar quais os principais critérios para que suas vendas tenham sucesso.

Por exemplo, o público ideal é de uma faixa de renda específica? Caso a resposta seja afirmativa, então o mais assertivo seria direcionar a prospecção onde há mais pessoas que atendam a essas características.

No entanto, caso não haja distinção muito grande neste aspecto, talvez lugares com maior quantidade de habitantes e de População Economicamente Ativa estejam mais de acordo com a proposta.

Tudo depende, portanto, dos principais fatores identificados para que a venda se concretize.

Independentemente de quais os sejam, o OnMaps permite a análise comparativa desses dados de maneira ágil e fácil de visualizar, conforme mostramos abaixo:

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Comparação entre as microáreas Barris / Tororó, Pituba e Caminho das Árvores em Salvador (BA)


Conclusão

Entender com profundidade sobre o perfil, comportamento de consumo e potencial de mercado são alguns aspectos de grande importância para uma estratégia go to market efetiva.

Por isso, o uso do geomarketing é fundamental para entender a quem, onde e o que oferecer em meio a um sortimento de produtos.

O OnMaps é a melhor ferramenta do mercado, contendo dados públicos e privados dos mais de 5.550 municípios do país para estratégias bem direcionadas.

Fale com nossos especialistas e saiba como a ferramenta pode te auxiliar a alavancar suas vendas, cada vez mais:


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