Publicado em 12/07/2023

Inteligência artificial no varejo: principais usos para conhecer

Inteligência artificial no varejo: principais usos para conhecer

Geofusion Victor Melo
LinkedIn
Compartilhe:
inteligencia-artificial-no-varejo-2-f

A utilização de inteligência artificial no varejo está se tornando cada vez mais comum.

Empresas de diferentes segmentos já recorrem a uma gama enorme de ferramentas para otimizar processos, reduzir custos e faturar mais.

Se ferramentas como o ChatGPT ficaram conhecidas popularmente pela agilidade e eficiência com que geram conteúdo, quando se trata de operações de lojas há diversas aplicações de tecnologias bastante segmentadas.

Desde adequação a plataformas omnichannel até a definição de projetos de expansão ou mesmo gestão de vendas, a aprendizagem em máquina tem sido um potencializador de análises para companhias que buscam resultados assertivos.

Neste artigo, você conhecerá diversos usos da inteligência artificial no varejo.

Nova call to action

Quais os usos da inteligência artificial no varejo?

A IA é vantajosa para diversas áreas no setor varejista. Confira alguns desses casos:

Aumento de ticket médio

Por meio do histórico de compras dos clientes, ferramentas baseadas em machine learning conseguem interpretar as preferências de cada pessoa.

Desta forma, essas informações podem ser usadas para campanhas com sugestão de novos itens a serem adquiridos – no mercado digital – ou mesmo melhor entendimento sobre comportamento de consumo para melhor definição de mix de produtos por loja.

Com isso, as empresas conseguem crescer em volume de vendas e potencializar a performance de seus canais.

Controle de estoque

A partir de dados a respeito das entradas e saídas de produtos dos estabelecimentos, é possível ter maior previsão de demanda, identificando sazonalidades e até mesmo diferenças regionais.

Uma rede de restaurantes, por exemplo, que tenha como foco a oferta de almoços e jantares, talvez descubra oportunidades para venda de sorvetes.

No entanto, ela consegue ir além e saber quais marcas são mais consumidas em lugares distintos: será que as pessoas que consomem em bairros de alto poder aquisitivo têm as mesmas preferências de outros de baixa renda?

Isso é algo que a aplicação da inteligência artificial no varejo ajuda a saber com assertividade.

Automação de processos

Modelos de machine learning também são cada vez mais utilizados para otimizar a eficiência de tarefas repetitivas e rotineiras.

Hoje em dia, esses modelos são bastante comuns em lojas autônomas, onde o cliente não precisa entrar em contato com nenhum atendente para conseguir realizar sua compra.

Mas essa tendência vai ainda além: nos Estados Unidos, empresas como a Panera Bread já implementaram estratégias similares, inclusive no seu drive-thru, reduzindo custos e tempo de entrega de suas unidades.

Previsão de vendas de novas lojas

Outro uso inovador de inteligência artificial no varejo é para prever a performance de pontos comerciais em prospecção, dentro de projetos de expansão.

Com dados de localização e modelos de machine learning, redes varejistas mapeiam os fatores de sucesso de suas lojas atuais e passam a obter um valor em reais de quanto um potencial ponto pode vender.

Desta forma, elas conseguem direcionar seus investimentos de expansão e aprimorar estratégias de crescimento.

A Calculadora Personalizada da Geofusion é um exemplo de uso de inteligência artificial para previsão de vendas

Quais os benefícios da inteligência artificial no varejo?

Soluções como essas são de grande utilidade para trazer vantagem competitiva aos varejistas em diferentes aspectos:. 

  • Redução de custos, eliminando operações desnecessárias;
  • Maior agilidade em processos;
  • Melhor entendimento sobre o perfil de consumidores;
  • Aumento na satisfação e fidelização de clientes;
  • Descoberta de tendências para se antecipar às movimentações de mercado.

Esses são fatores que fazem com que as companhias consigam obter bons resultados no curto prazo.

Afinal, tratam-se de otimizações que podem se estender para vários anos, potencializando vendas, direcionando suas linhas de produtos de maneira mais assertiva e, inclusive,. gerando ganhos na reputação de suas marcas.

Qual a melhor solução de IA para redes varejistas?

Nos últimos tempos, muitas soluções surgiram com a proposta de automatizar e resolver desafios do varejo por meio da IA.

Se, por um lado, isso tem acelerado a implantação de processos inovadores nas empresas, por outro também dificulta a escolha dos profissionais por algo que vá de fato trazer resultados ao negócio.

Pensando nisso, a Geofusion desenvolveu a Calculadora Personalizada de Previsão de Vendas, uma solução totalmente customizada de acordo com as estratégias da sua marca.

A partir de bases históricas de faturamento dos seus estabelecimentos junto a dados de mercado e à experiência de mais de 25 anos de especialistas em inteligência geográfica, você passa a ter um modelo projetado especialmente para sua rede de lojas.

Com a Calculadora Personalizada, você passa a ter previsão de faturamento de pontos comerciais em qualquer local do Brasil, servindo tanto para planos de expansão quanto estudos de inteligência de mercado, além de poder otimizar operações e mensurar resultados financeiros futuros.

Que tal saber mais a respeito e ver a solução funcionando? É só clicar no banner abaixo:

Nova call to action
Geofusion Victor Melo
LinkedIn
Compartilhe:
Newsletter

Receba nossos conteúdos exclusivos!


Outras postagens

5 dicas de geomarketing para ações com materiais de pontos de vendas (MPDV)

Varejo de vizinhança: o que é e importância do geomarketing

12 tipos de estoque no varejo e na indústria

Rota de vendas: como fazer com geomarketing