Contratar novos funcionários, expandir unidades, retomar investimentos, controlar custos… Há muitas resoluções que as empresas planejam colocar em prática no início de cada ano. Para isso, é fundamental acompanhar as tendências de mercado.
Afinal, o comportamento do consumidor muda, novas tecnologias emergem e a adaptação a esses fatores é crucial para a sobrevivência dos negócios. Ademais, o ritmo das mudanças tem sido cada vez mais acelerado, o que exige acompanhamento do que está acontecendo e também do que está por vir.
É uma questão de ter amparo para tomar decisões estratégicas que, de fato, gerem diferencial competitivo. Do contrário, a sustentabilidade do negócio pode ficar comprometida.
Vamos refletir juntos sobre isso? Continue lendo para ver:
Tendências de mercado consistem em movimentos ou mudanças que afetam mais de um segmento, durando — ou com probabilidade de durar — vários anos.
Elas podem ocorrer de diversas formas, como a adoção de determinados comportamentos por parte da população, implementação de tecnologias nas empresas, influência de fatores ambientais e econômicos na sociedade, e assim por diante.
Diferem-se, no entanto, das consideradas microtendências — que costumam ocorrer por apenas alguns meses – e das macrotendências, as quais consistem em aspectos que se prolongam por décadas.
A globalização, por exemplo, se enquadra neste último tipo, pois se trata de algo que afeta muitos setores, países, grupos sociais, e por bastante tempo.
Ou seja, para saber o que são tendências de mercado e saber como identificá-las, é necessário ter atenção a essas nuances.
Existem muitas formas de acompanhar esses acontecimentos e, assim, preparar sua empresa para obter resultados em cenários futuros. Algumas das fontes de informação para isso são:
Para saber como identificar tendências de mercado que fazem sentido para o seu negócio, uma combinação desses ou mais tipos de análises pode ser o ideal.
Assim, você consegue aproveitar oportunidades de crescimento e até mesmo se destacar com lançamentos que talvez nem mesmo imaginasse tempos atrás.
Veja abaixo nossa lista de 10 tendências de mercado para 2024:
A Inteligência Artificial chegou definitivamente para revolucionar o desenvolvimento de produtos e serviços e processos; além de tomada de decisões estratégicas, entre muitas outras frentes.
Tanto é assim que até 2025, as soluções e os serviços baseados em IA deverão movimentar 200 milhões de dólares globalmente, segundo relatório da Goldman Sachs.
Aplicada em diversos setores, como manutenção preditiva, análise de dados e automação de processos, a IA traz benefícios como insights acionáveis, redução de erros e custos, e aumento do faturamento.
Na área de marketing de agências e startups, mecanismos de reconhecimento de fala e de padronização de linguagens são usados para criação de chatbots, textos e até mesmo imagens em conteúdos de comunicação.
Recursos de machine learning chegam também às equipes de expansão de grandes companhias do Brasil.
Ferramentas como a Calculadora de Previsão de Vendas e o Score de Sucesso, desenvolvidas pela Geofusion, possibilitam que dados sobre territórios e perfil de consumo sejam cruzados a diversas informações para entender o potencial de um ponto comercial.
Com isso, as empresas descobrem quanta aderência às estratégias de negócio um determinado local tem, ou o quanto é possível obter de faturamento.
ainda mais afinco às plataformas de geolocalização e geomarketing.
Essa tendência está muito conectada à crescente necessidade de obter dados de localização para identificar oportunidades, direcionar campanhas de Marketing, segmentar o público-alvo, atrair clientes e aumentar a lucratividade.
Já se sabe, por exemplo, que 62% dos profissionais de pesquisa de mercado têm convicção que suas atividades têm hoje mais relevância que há 2 anos.
Também chamado de brand label ou marca própria, essa é uma das tendências de mercado que vieram para ficar. Isso porque são úteis para diminuir custos e aumentar a lucratividade das companhias.
Ela funciona da seguinte forma: uma indústria fabrica os itens que serão comercializados pelos varejistas e os distribui com exclusividade a eles — que então inserem seus próprios rótulos nas mercadorias.
A partir disso, o comprador é o responsável pela venda dos produtos. Bem como por trabalhar o posicionamento de marca visando gerar diferenciação e demonstrar valor frente à concorrência.
Uma das novidades é que a estratégia da marca própria deve ser voltada muito para a geração Z que, surpreendentemente, é uma das mais abertas a esse tipo de compra. Mais de 67% das pessoas nascidas entre meados e finais da década de 1990 e cerca de 2010 se dizem aberta a esse tipo de consumo, segundo pesquisas recentes.
O setor alimentício deve seguir inovando em 2024, especialmente investindo em soluções que contribuam para um desenvolvimento sustentável.
Entre as inovações que tenderão ter maior aceitação dos consumidores, destacam-se:
Assim como tem sido nos últimos cinco anos, em 2024, varejistas precisam seguir focando em gerar conveniência em todos os pontos de vendas. Ou seja, oferecer o máximo possível de comodidade aos consumidores durante a compra.
Dentro disso, conforme estima o Boston Consulting Group (BCG) e outras importantes firmas de pesquisas de mercado, o sucesso estará nas mãos dos empreendimentos que investirem em:
Também a comercialização de produtos usados ou semi-novos seguirá em alta, na esteira da busca pelo consumo consciente. Para se ter uma ideia, no Reino Unido, o chamado “recommerce” já contribui anualmente com quase 7 mil milhões de libras para a economia, segundo a Barclaycard Payments.
E isso vai desde eletrônicos e vestuários até produtos do segmento do luxo, cada vez mais demandados pelos clientes mais jovens que unem ativismo ambiental ao baixo poder aquisitivo.
Com o envelhecimento populacional crescendo em nível mundial, uma das tendências de mercado mais quentes para 2024 é a criação de ofertas para pessoas com mais de 60 anos.
Melhor vão se sair os fabricantes, varejistas e prestadores de serviços que desenvolverem soluções focadas em bem-estar e para proporcionar uma velhice mais ativa, segundo estudo da Mintel.
Em todos os segmentos, a formatação de equipes de trabalho diversas e multidisciplinares deve ser uma meta em 2024. Isso é uma demanda social latente, mas que, nos últimos anos, as próprias organizações têm visto que gera resultados palpáveis.
Já está comprovado que multiplicidade geracional, racial e de gênero, bem como a junção de profissionais de diversos campos do conhecimento, geram mais receita. Especialmente porque diferentes olhares aceleram a resolução de problemas e a ideação de produtos e serviços inovadores.
Essa tendência leva as companhias a estimular colaborações que incrementam produtividade e elevem o desempenho dos negócios, como descrevem pesquisadores na Harvard Business Review.
Por fim, ao longo de 2023, vimos movimentos de descontentamento de trabalhadores nos mais variados campos de atuação. Dos profissionais que estão abandonando posições nas quais não veem propósito e sentido de vida aos atores, roteiristas e produtores de Hollywood fazendo greve para reivindicar que a IA não tome seus postos.
Fica cada vez mais evidente que investimentos, financeiros e de liderança, para aumentar o bem-estar no trabalho é uma das tendências de mercado para 2024. Dentro disso, diversos especialistas recomendam o foco em qualificação, flexibilidade; além, é claro, de salários justos e boas condições de trabalho.
Com tantas tendências de mercado surgindo por diversos lados, é importante ficar atento e se antecipar para não perder oportunidades, certo?
Para isso, a melhor escolha é investir em tecnologia e inteligência de dados. Especialmente se pensarmos na dinamicidade atual do mercado, com suas macrotendências e mudanças constantes.
Os produtos da Geofusion são ideais para identificar onde há potencial para investimentos em novas unidades, localizar público-alvo, além de prever o quanto de retorno essas possíveis unidades trarão.
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