Publicado em 30/01/2023

Planejamento estratégico de vendas: 3 dicas para expansão

Planejamento estratégico de vendas: 3 dicas para expansão

Geofusion Victor Melo
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Para fazer um bom planejamento estratégico de vendas, é sempre importante ter o máximo possível de dados relevantes sobre a sua empresa e qual a posição dela no mercado.

Afinal, quanto mais precisas as informações das quais você dispuser, menores são os riscos de cometer erros em qualquer uma das etapas da abertura de novas unidades.

Quando se trata de companhias com grande capilaridade, altas metas de expansão ou diversidade muito abrangente de clientes, essa situação se torna ainda mais complexa.

De que forma, então, é possível simplificar os processos e ter maior assertividade para a tomada de decisão?

É sobre isso que falaremos neste post.

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1. Siga as etapas de um planejamento de vendas

Embora pareça óbvio, é justamente em premissas básicas que muitos processos se perdem.

Quanto mais passos, pessoas e pontos comerciais estiverem envolvidos na expansão, mais fácil acontece de algum detalhe passar despercebido.

Portanto, é necessário acompanhar à risca:

  1. A coleta de dados sobre o público-alvo e o mercado de atuação da empresa;
  2. O alinhamento das estratégias da área com os objetivos da companhia;
  3. Os possíveis riscos e resultados a serem obtidos, isto é, os diferentes cenários;
  4. O modo como os recursos disponíveis serão alocados na implementação do projeto;
  5. A performance das lojas abertas e os ajustes que surgem durante a execução.

Para que isso se torne mais fácil, ferramentas que concentrem informações e agilizem análises são fundamentais para ter um bom controle de tudo – o que deve acontecer já no início do plano de expansão.

Isso porque é a partir de estudos bem embasados que o restante fica de pé: dados com pouca precisão ou de fontes que não sejam confiáveis podem – e geram – uma bola de neve de falhas, custos e dores de cabeça.

É pensando em necessidades como essas que a Geofusion criou a Calculadora Personalizada, um produto que permite a previsão de sucesso de um novo ponto a partir de modelos desenvolvidos exclusivos para cada empresa

Com ela, você consegue antever cenários, descobrir o quanto os pontos comerciais de interesse da sua empresa poderão trazer de faturamento, bem como entender seu potencial de mercado. Desta forma, você otimiza muitos aspectos da expansão.

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2. Obtenha dados precisos para expandir

Em qualquer análise, existem ao menos duas formas de obter informações relevantes.

A primeira delas consiste em utilizar dados que são fornecidos por terceiros – como sites de órgãos públicos, pesquisas de mercado, softwares de geomarketing, entre outros.

A segunda é por meio da própria base interna. Ou seja, números históricos de vendas, performance de unidades, resultados financeiros, clientes… as possibilidades são muitas, e dependem do caminho que o profissional pretende dar ao estudo.

Em uma rede de varejo que esteja em processo de expansão, por exemplo, um passo inicial é nada mais nada menos do que olhar “para dentro de casa”.

Isto é, das unidades já existentes, quais são as que vendem mais? E quais os produtos que se destacam nesses pontos?

Esses dados que a companhia já possui podem ser o princípio de um planejamento estratégico de vendas de sucesso – e quanto mais refinados eles estiverem, melhor.

Afinal, isso permite identificar os fatores que estão por trás dos bons resultados dessas unidades, possibilitando que esse modelo seja replicado em novos estabelecimentos.

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3. Use os fatores geográficos a seu favor

Após descobrir as unidades de melhor performance da sua rede, é importante entender os motivos que a fazem ter esses resultados – e é aí que entra a inteligência geográfica de mercado.

Afinal, o entorno das lojas geralmente diz muito sobre o quanto ela conseguirá vender.

A renda média da população local, o fluxo de pessoas da região, o quanto elas pretendem gastar com determinadas categorias de produtos e/ou serviços… esses são alguns dos aspectos aos quais você deve se atentar no seu planejamento estratégico de vendas.

Mas como fazer uma análise dessa?

Com os produtos da Geofusion, isso se torna bastante fácil.

Basta informar os endereços dos pontos comerciais nos quais sua companhia pretende investir, e nossa ferramenta indicará o quanto ele tem de potencial de sucesso ou até mesmo o faturamento que poderá trazer.

Para isso, nosso software utiliza técnicas de machine learning, baseadas em diversas variáveis e modelos exclusivos para cada empresa. 

Com essa metodologia, seus estudos se tornam mais ágeis e facilmente replicáveis para quantas lojas for necessário.

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Exemplo de dados geográficos filtrados a partir da Calculadora Personalizada


Conclusão

Compreendendo o quanto o entorno de uma unidade impacta nos resultados do negócio, torna-se muito mais fácil e preciso replicar um modelo de sucesso em novas unidades.

E para isso, a Calculadora da Geofusion é o produto ideal no que diz respeito à redução de riscos de perda da sua rede ao investir em novos pontos comerciais.

Assim, seu planejamento estratégico de vendas ganha em agilidade e eficácia. Saiba mais a respeito:

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