Publicado em 21/12/2023

Franquias de fast food: saiba usar o geomarketing para expansão

Franquias de fast food: saiba usar o geomarketing para expansão

Geofusion Victor Melo
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Franquias de fast food muitas vezes possuem grandes oportunidades no que diz respeito à expansão de negócios.

O segmento possui muitas vantagens em relação a isso. Além de os players desse mercado possuírem altas chances de aumento de capilaridade, o público-alvo potencial também costuma ser bastante amplo.

Crianças, jovens, adultos, ou seja, praticamente qualquer pessoa pode ser atendida por esses serviços, desde que as linhas de produtos estejam bem direcionadas e as unidades bem localizadas para obter melhores resultados.

E é sobre isso que trataremos neste post. Confira.

Quais os diferenciais e desafios de investir em franquias de fast food?

No sistema de franchising, há diversas particularidades para quem trabalha vendendo comidas rápidas.

Afinal, o próprio fato de as ofertas se tratarem de alimentos produzidos para consumo instantâneo faz com que a gestão operacional também demande alta velocidade.

Algumas das principais características que distinguem o setor são:

Alta rotatividade de produtos

Considerando que os itens costumam estragar rápido – como no caso de hambúrgueres ou pizzas, por exemplo -, é sempre necessário ter um gerenciamento de estoque altamente eficiente.

Diferente de redes que lidam com produtos que têm maior prazo de validade, neste caso a atenção com os processos que envolvem as cadeias de suprimento e logística se tornam redobradas.

Padrões rigorosos de Segurança Alimentar

A venda de alimentos no Brasil é acompanhada por diversos órgãos de regulamentação, que monitoram desde a qualidade da água usada na produção até as embalagens que estarão na entrega.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) são alguns dos responsáveis por acompanhar o segmento.

Agilidade no atendimento

Quem vai a um estabelecimento de fast food busca conveniência. Ou seja, é alguém que não quer esperar em longas filas ou perder o mesmo tempo que passaria fazendo sua própria comida em casa.

Por isso, diversos processos devem ser planejados para estar de acordo com essa velocidade. Isso envolve desde a concepção de um espaço que facilite o preparo e a entrega dos alimentos até a capacitação de funcionários aptos a suprir essa demanda.

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Como utilizar o geomarketing para expandir a sua franquia de fast food?

Abrir lojas em locais estratégicos é fundamental para garantir a eficiência de todos os procedimentos.

Afinal, mais do que resolver questões internas das lojas, o principal fator de sucesso para empresas em expansão está no lugar em que elas são posicionadas.

Isso envolve estar exatamente onde seu consumidor está, pois é o que permite atrair cada vez mais clientes.

Mas com uma boa análise de mercado baseada em dados geográficos, é possível ir além e ainda obter cada vez mais market share.

Veja abaixo algumas dicas e exemplos de como fazer mapeamentos desse tipo.

1. Faça uma análise de concorrência

Uma forma de entender o quão abrangente pode ser a atuação de qualquer negócio é por meio de um estudo dos outros estabelecimentos que irão competir contra o seu.

Saber onde estão as grandes redes do segmento é uma possibilidade. No entanto, no caso das franquias de fast food, é importante levar em consideração a alta participação de mercado de pequenos comércios neste segmento.

Neste sentido, a análise seria muito mais complicada, devido à dificuldade de encontrar dados consistentes sobre unidades menores, mercadinhos de bairros, entre outros.

Porém, no OnMaps, isso é fácil de identificar, como mostramos no exemplo abaixo, em que consideramos uma rede que procura entender seu market share por microáreas no município de Manaus (AM).

Os 3.989 triângulos representam cada estabelecimento em operação na cidade. Deste modo, conseguimos enxergar com nitidez os territórios onde já existe grande concentração de concorrentes, e onde ainda é possível investir.

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Redes de fast food por microáreas em Manaus (AM). Dados extraídos via software da Geofusion

2. Compare competitividade x fluxo de clientes

Essa análise de distribuição territorial de franquias de fast food ao longo do município está longe de ser a única possível com dados de geomarketing.

Em todos os segmentos, os resultados a serem obtidos dependem dos fatores de sucesso elencados pela empresa em questão.

Seguindo com o caso do mapeamento anterior, uma característica passível de observação pela rede de franquias seria a População Economicamente Ativa por Dia nos territórios de Manaus.

Isso porque se trata de um indicador que corresponde à quantidade de habitantes e trabalhadores que frequentam uma determinada região.

Um lugar que apresenta PEA Dia maior geralmente possui certa concentração de empresas, domicílios, meios de transporte, entre outros fatores que acabam aumentando sua atratividade.

Por conta desses aspectos, ele se torna mais interessante também para expansão de pontos comerciais. No entanto, devido à alta competitividade, é necessário encontrar um equilíbrio.

Abaixo, realizamos um comparativo entre a presença de concorrentes e o PEA Dia por microárea. Nos tons escuros, estão os locais em que a circulação de pessoas é mais alta; nos claros, mais baixa.

Em ambos os critérios, Centro, Adrianópolis e Petrópolis são três territórios que se destacam. Isso significa que, embora eles contem com grande fluxo, as oportunidades disponíveis já estão saturadas.

Por outro lado, Flores, Zumbi dos Palmares e Monte das Oliveiras seriam possíveis lugares com potencial para uma estratégia de expansão.

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Microáreas com maior PEA Dia em Manaus (AM). Dados extraídos via software da Geofusion

3. Estime sua possibilidade de cobertura

Novamente, caso a empresa analisada tivesse interesse em abrir um único ponto comercial para suas vendas, poderia adicionar mais um critério de análise.

Mas vale lembrar que isso não é exclusividade de situações em que é necessário haver um “desempate” entre dois locais: a adição de variáveis depende do nível de complexidade do negócio ou do estudo que o profissional deseja realizar.

Neste sentido, consideramos que a rede de franquias de fast food dos últimos exemplos tenha uma forte atuação com delivery, tendência de mercado que se intensificou nos últimos anos.

Este já seria um cenário em que conviria considerar que o público-alvo atendido pela empresa não seria apenas o que estivesse no entorno de sua unidade física.

Estipulando um limite de 20 minutos de entregas, selecionamos então um local específico em cada microárea com potencial. Em seguida, traçamos a abrangência dessa cobertura.

Sendo assim, na área em laranja representamos o território que seria alcançado caso a unidade ficasse em Monte das Oliveiras; em cinza, se sua localização estivesse em Flores; em verde, a base correspondente a Zumbi dos Palmares.

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Áreas de deslocamento a partir de três pontos diferentes em Manaus (AM). Dados extraídos via software da Geofusion

Com este mapeamento, alguns cenários surgem, de modo que se torna necessário ponderar suas oportunidades e desafios.

Em Flores, a unidade poderia aproveitar o maior PEA Dia do entorno, mas a alta competitividade também.

Já em Zumbi dos Palmares e Monte das Oliveiras, a concorrência seria menor, mas o baixo fluxo de pessoas em parte do território pode ser desfavorável.

Isso significa que esses locais mais distantes do centro são menos oportunos? Não necessariamente.

Ao mesmo tempo em que várias cidades apresentam alto potencial de consumo nas periferias, há ainda o fato de, em caso de grandes metrópoles, serem regiões que atraem pessoas de cidades próximas.

Tudo depende de onde a empresa pretende estar, e a quem ela pretende atender.

4. Contrate a melhor ferramenta do mercado

Para realizar um bom estudo das oportunidades de crescimento existentes, hoje em dia mais do que nunca é necessário ter tecnologias eficazes de análise.

No Brasil, as grandes e médias empresas fazem isso utilizando o software de inteligência geográfica desenvolvido por nós, da Geofusion.

A ferramenta  é líder no País em identificar os locais mais vantajosos para empresas que desejam realizar o extraordinário em seus campos de atuação.

Com ele, os usuários conseguem fazer mapeamentos para:

  • Aumentar número de unidades varejistas;
  • Definir mix de produtos nas lojas mais adequadas;
  • Indicar pontos estratégicos a potenciais franqueados;
  • E muito mais.

Em casos de demandas pontuais e que envolvem alta complexidade, as companhias podem ter também o apoio da nossa Consultoria.

Contando com os maiores especialistas do segmento na busca de soluções para as empresas, asseguramos estudos de alta precisão e qualidade para a obtenção dos melhores resultados, independentemente do segmento de atuação.

E que tal saber mais sobre todas essas análises que podemos oferecer a você? É só acessar este material:

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