Publicado em 12/09/2023

Software de inteligência de mercado: o que é e tipos

Software de inteligência de mercado: o que é e tipos

Geofusion Victor Melo
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Você sabia que 60% das empresas brasileiras já usam data & analytics para desenvolver estratégias de negócio? Neste cenário, um software de inteligência de mercado está entre os principais para companhias que pretendem crescer nos próximos anos.

A ferramenta atua na coleta, análise e monitoramento de dados com o objetivo de otimizar os processos, reduzir custos e aumentar suas vendas.

Siga a leitura deste artigo para entender o que é esse tipo de software, quais as vantagens para a sua empresa e como aplicar business intelligence na prática.

O que é um software inteligência de mercado?

Um software de inteligência de mercado agrega soluções para auxiliar no levantamento e análise de dados relacionados à empresa, como tipo do público-alvo, por exemplo.

Com essa tecnologia, é possível coletar e reunir informações de maneira automatizada, o que garante um processo mais prático, otimizado e assertivo.

Qual a importância de um software inteligência de mercado?

O uso de um software é fundamental para avaliar o gerenciamento da empresa, desde os processos internos até as estratégias para atrair novos clientes e garantir vantagem competitiva.

Para isso, várias ferramentas podem ser utilizadas com o objetivo de facilitar o levantamento e o monitoramento de dados importantes para sua marca.

Agora imagine só ter que coletar todos esses dados de forma manual: isso pode levar um bom tempo, não é mesmo?

Usar a tecnologia para automatizar esse processo traz inúmeros benefícios para a sua empresa. Por isso, o software é um grande aliado nas tomadas de decisões.

Quais as três principais funções da inteligência de mercado?

A inteligência de mercado tem variadas funções para a sua empresa, mas podemos citar três como principais:

  1. Coleta de dados relevantes para a gestão da empresa
  2. Monitoramento e análise
  3. Auxílio na tomada de decisão de maneira eficiente
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Quais as vantagens de um software inteligência de mercado?

Para que você possa entender mais sobre software inteligência de mercado, elencamos os principais benefícios desse tipo de ferramenta para a sua marca.

Confira a seguir.

Economiza tempo e dinheiro

O software é um grande aliado na economia de tempo, já que você não precisa se preocupar com o levantamento de informações e pode focar em outros pontos essenciais para o desenvolvimento da empresa.

Além disso, reunir todos os dados importantes em plataformas digitais te ajuda a reduzir custos com a aplicação de pesquisas manuais, que demanda contratação de pessoas, desenvolvimento de material e tempo dos processos.

Facilita a análise de dados

As pesquisas feitas com o objetivo de aprimorar operações na empresa podem ser realizadas em diversas áreas, como expansão, marketing e logística, por exemplo.

Por isso, é muito comum que você acabe desenvolvendo vários estudos em paralelo ao longo dos anos.

Ter acesso a todos os dados coletados em um só lugar facilita muito o controle, o gerenciamento e a avaliação desses levantamentos.

Eleva a competitividade

Um software de inteligência de mercado também contribui para aumentar a competitividade do negócio, revelando oportunidades de destaque entre os concorrentes.

Ao ter acesso a dados reais, mais assertivos e seguros, você consegue planejar ações muito mais eficientes e assim melhorar cada vez mais a sua empresa.

Auxilia na identificação de problemas

Uma vez que o software facilita o acesso a dados que podem ajudar no crescimento da sua empresa, ele permite também a identificação de problemas que possam prejudicar esse desenvolvimento.

Com os dados corretos em mãos, você consegue avaliar o que está fazendo certo e o que ainda pode ser otimizado para garantir o sucesso do negócio.

Permite criar ações estratégicas

Como consequência dessa identificação de problemas citada no item anterior, a possibilidade de criar ações estratégicas e muito mais assertivas está em suas mãos.

O acesso a materiais de estudo sobre o seu público e sobre os resultados do seu negócio na prática ajuda a definir a direção dos próximos planejamentos.

Quais os tipos de software de inteligência de mercado?

Existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas em um estudo mercadológico, variando conforme os objetivos estratégicos de cada área da empresa.

Alguns deles são:

Monitoramento de mídias sociais

Bastante usado pelas equipes de Marketing e Comunicação, esse tipo de ferramenta permite que seja acompanhado tudo o que as pessoas escrevem sobre a sua marca nos diferentes canais digitais.

Serve especialmente para entender a percepção do público sobre os seus produtos e serviços, gerir eventuais crises e rever posicionamento.

CRM

O Customer Relationship Management – ou, em português, gestão de relacionamento com o cliente – consiste em uma série de informações sobre quem sua empresa atende.

Ele é composto por dados como vendas, contatos e fase da jornada de compra. Por isso, é bastante útil para aumentar a performance da companhia e manter a satisfação do cliente.

Geomarketing

Também chamado de inteligência geográfica, o geomarketing é um conjunto de informações relacionadas à localização, e costuma ser utilizado em análises para as mais diversas finalidades e segmentos.

No varejo, por exemplo, é comum que elas sejam feitas para abertura de lojas em lugares com alto potencial; na indústria, para prospecção e positivação de PDVs. Além disso, o geomarketing permite entender market share, vendas, e daí por diante.

Análise de cenários

Outro uso comum de softwares de inteligência de mercado é para entender empresas concorrentes, como players de um determinado nicho, tamanho deles e o quanto eles têm crescido ao longo do tempo.

Isso permite descobrir oportunidades de conquistar novos clientes e ganhar vantagem competitiva dentro do segmento de atuação da companhia.

Preços e produtos

Além desses, existem ainda ferramentas que possibilitam acompanhar o que tem sido vendido pelas outras empresas e eventuais mudanças no quanto elas cobram por seus itens.

Geralmente utilizado no e-commerce, esse tipo de solução ajuda a elaborar planejamentos para mix de produtos, promoções e adequar ofertas de acordo com o público consumidor da marca.

Exemplos de softwares de inteligência de mercado

Com tantas opções de ferramentas, algumas acabam se destacando e sendo mais amplamente utilizadas em diferentes segmentos.

Conheça alguns desses casos:

Tableau

Utilizado para integrar dados de diferentes fontes – como Excel e Oracle – e facilitar o entendimento deles.

Power BI

Com funcionalidades similares às do Tableau, o produto pertence à Microsoft e possibilita a criação de relatórios para acompanhamento de KPIs.

Salesforce

Usado por equipes como vendas e atendimento para gestão de fluxos comerciais e otimizar o retorno financeiro nas companhias.

Qual o melhor software de Business Intelligence?

Para quem está em busca do melhor software de inteligência de mercado, as empresas utilizam o OnMaps, da Geofusion, para ir muito além do feeling e garantir mais segurança na tomada de decisão.

A ferramenta traz diversas soluções para te ajudar a compreender o seu público, aumentar as suas vendas, expandir lojas e aprimorar cada vez mais as estratégias de crescimento da sua empresa.

Funcionalidades do software inteligência de mercado da Geofusion

O OnMaps é uma das ferramentas mais utilizadas por varejistas, indústrias e empresas de serviços do país, reconhecida por fornecer dados reais para deixar sua empresa cada vez mais próxima do cliente.

Conheça as principais funcionalidades do software da Geofusion e descubra como ele pode ajudar a sua marca.

Encontre o melhor ponto comercial

O software da Geofusion tem como base os conceitos do geomarketing, por isso traz informações completas sobre população, consumo e concorrência para te ajudar a encontrar o ponto comercial ideal para uma nova loja.

É possível ter acesso a dados georreferenciados até o nível de quarteirão, em qualquer um dos 5.570 municípios do país.

Potencial de mercado

O OnMaps também permite realizar análises de mercado sobre potencial e oportunidades de acordo com o segmento da sua empresa, permitindo que você encontre estratégias para se destacar entre a concorrência.

Entenda o seu público

Uma funcionalidade muito importante do OnMaps é o acesso a dados que permitem conhecer o perfil do consumidor, identificar seus hábitos de consumo e suas necessidades.

Com isso, você pode definir o seu cliente em potencial e assim criar as técnicas exatas para torná-lo fiel à sua marca.

Como colocar o Business Intelligence em prática na sua empresa?

A análise de dados é cada vez mais comum entre as empresas como forma de impulsionar as vendas.

Segundo estudo da Forbes, há uma previsão de crescimento para o mercado de big data de US$42 bilhões em 2018 para US$103 bilhões em 2027.

Por isso, incluir métodos de business intelligence no seu negócio é fundamental.

Na prática, existem diversas maneiras de aplicar a inteligência de mercado na sua empresa, como no processo de precificação de um produto ou serviço, por exemplo.

Com softwares de inteligência de mercado, muitos dados são coletados, permitindo mais volume e precisão nos estudos.

Conclusão

A inteligência de mercado garante excelentes oportunidades de crescimento para a sua empresa, mas é necessário aproveitá-las de maneira estratégica.

Para isso, o software de inteligência de mercado é um grande aliado.

Com ele, você consegue não apenas coletar dados, mas também gerenciá-los, analisá-los e monitorá-los com praticidade, segurança e agilidade. Essa é a função do OnMaps, o software ideal para garantir o sucesso das suas vendas. Aproveite para conhecer a ferramenta!

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