Publicado em 11/09/2023

Expansão de negócios: o que é e como fazer com geomarketing?

Expansão de negócios: o que é e como fazer com geomarketing?

Geofusion Hannah Schroer
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Expansão de negócios

O sonho de qualquer empreendedor é realizar a expansão de negócios de forma ágil, rentável e sustentável.

No entanto, é preciso muito planejamento antes de executá-la. Afinal, é importante garantir que os objetivos estabelecidos sejam alcançados com a abertura de novas unidades.

Com a transformação digital, é possível extrair muita informação de mercado sem sair do escritório.

As análises e tomadas de decisão pautadas no geomarketing garantem resultados muito mais assertivos, amplos e personalizados.

E se o assunto é expandir a rede de lojas, hoje, as empresas conseguem entender quais cidades, bairros e até quarteirões são os mais promissores.

Quer saber o que é expansão de negócios e como fazer utilizando inteligência geográfica? Siga lendo!

O que é expansão de negócios?

A expansão de negócios é uma busca pelo aumento do market share. Para isso, as empresas podem ofertar novos produtos e serviços, abrir uma unidade da empresa em outro local, adicionar franqueados, entrar em novos mercados ou até mesmo fundir ou adquirir outro negócio.

A necessidade pelo aumento nos lucros acontece quando um negócio atinge seu ponto máximo de crescimento. A partir daí, é essencial criar um plano de expansão comercial para encontrar formas de sair da estabilidade e voltar a crescer.

O foco de uma expansão de negócios é garantir que o seu mercado atual está sendo bem atendido com os produtos e serviços oferecidos e entender quais os mercados inexplorados que sua empresa poderia explorar.

Para uma expansão de negócios eficaz, é necessário criar uma estratégia que compreende quem são os novos clientes, como seu mercado pode suprir a demanda não explorada pelos concorrentes, entre outros passos.

Só assim você consegue melhores chances de sucesso, minimizando os riscos.

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Quais são as vantagens da expansão de negócios?

A expansão de negócios traz várias vantagens importantes para sua empresa. Veja algumas delas abaixo:

Aumento da receita

O aumento das vendas e, consequentemente, da receita, é um dos maiores benefícios da expansão de negócios. De fato, este costuma ser um dos maiores objetivos das empresas na hora de iniciar o processo de expansão.

Reconhecimento da marca

Expandir para novas regiões ou mercados aumenta o reconhecimento da marca. À medida que mais pessoas conhecem sua empresa e seus produtos, maior e melhor será a reputação da marca.

Aproveitamento de oportunidades

A expansão de negócios permite aproveitar todas as oportunidades de crescimento que estão disponíveis no mercado atual. Isso pode incluir a oferta de novos produtos ou serviços inovadores ou a exploração de novas tendências de mercado.

Aumento do market share

A expansão de negócios também ajuda a aumentar o market share. Isso porque, ao conquistar novos clientes e expandir sua presença em mercados existentes, sua empresa conquista uma fatia maior do mercado, impulsionando também seus resultados financeiros e a competitividade no setor.

Formas de expansão de negócios

Existem várias formas de expansão de negócios que uma empresa pode considerar, dependendo de sua estratégia e recursos disponíveis.

Algumas das principais formas de expansão de negócios são:

Expansão geográfica

Essa é a forma de expansão de negócios mais conhecida, já que envolve abrir filiais, lojas ou escritórios em novas regiões geográficas.

Introdução de novos produtos ou serviços

Uma empresa também pode expandir seus negócios introduzindo novos produtos ou serviços para atender às necessidades dos clientes ou explorar oportunidades de mercado não exploradas.

Fusões e aquisições

A aquisição de outras empresas ou fusões com empresas semelhantes pode ser uma forma rápida de expandir os negócios. Com isso, a empresa adquire novos ativos, clientes e conhecimentos.

Franchising

Expandir por meio do modelo de franquia permite conceder a terceiros o direito de operar unidades de negócios em seu nome, seguindo suas diretrizes e padrões. Isso é muito comum em setores como alimentação fora do lar e varejo de modo geral.

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Como fazer expansão de negócios com geomarketing?

Expandir os negócios, especialmente quando falamos de abertura de novas unidades ou filiais, demanda um bom entendimento sobre a região em que se pretende adentrar.

Para isso, utilizar um software de geomarketing é uma ótima forma de compreender as características da população e territoriais.

Então veja abaixo algumas análises incríveis para fazer expansão de negócios com inteligência geográfica:

Cruzamento de idade e renda

Uma das principais vantagens do geomarketing é a capacidade de segmentar o mercado com base na localização.

Essa segmentação ajuda sua empresa a identificar áreas com maior presença do seu público-alvo.

No mapa abaixo, você pode ver o cruzamento de dois dados sobre o público – idade e renda:

Cruzamento de idade e renda, um dado muito útil para a expansão de negócios
População entre 25 a 44 anos da faixa de renda B1, em Maceió- AL, por bairros oficiais

No mapa, você pode ver Maceió, a capital do estado de Alagoas. Nos bairros oficiais estão mapeadas as pessoas entre 25 a 44 anos e que estão dentro da faixa de renda B1 (renda média mensal de R$  8058,00 a R$ 16.094,00).

Os bairros em tons mais escuros de cor-de-rosa possuem maior predominância do público mencionado. Já os tons mais claros indicam menor presença do público.

Com essa análise, você consegue selecionar a idade e faixa de renda do seu público-alvo e encontrar as áreas onde ele está mais presente, podendo expandir para as melhores regiões.

População economicamente ativa durante o dia

Este é um dado muito utilizado para expansão de negócios, já que indica o dinheiro que circula em determinada região.

A População Economicamente Ativa durante o dia, chamado de PEA Dia, é o dado que corresponde à quantidade de trabalhadores formais e informais que frequentam um lugar, assim como a população inativa (como donas de casa, estudantes e aposentados).

As áreas com maior faixa de PEA Dia representam boas regiões para expandir, já que representam mais pessoas com renda para investir nos seus produtos ou serviços.

Expansão de negócios: entenda o PEA Dia
Pessoas economicamente ativas em Maceió, por setores censitários

No mapa acima você pode ver os setores censitários com maior PEA Dia nas áreas em tons mais escuros de cor-de-rosa, enquanto as áreas com tons mais claros possuem menos pessoas economicamente ativas.

Potencial de Consumo

Esta análise demonstra o quanto os seus possíveis clientes estão dispostos a gastar, anualmente, com diferentes categorias de produtos e serviços.

Com esse dado, você entende com precisão o quanto seu consumidor está interessado no que sua empresa oferta.

Afinal, quando falamos de expansão de negócios, é importante concentrar esforços em uma região onde seus produtos e/ou serviços possuem maior propensão de serem vendidos e consumidos.

Entenda o potencial de consumo para expansão de negócios
Potencial de consumo para bebidas no bairro Jatiúca, em Maceió – AL, por setores censitários

No mapa acima selecionamos o bairro Jatiúca, em Maceió, para entender o Potencial de Consumo para bebidas. Nos setores censitários em tons mais escuros as pessoas possuem maior intenção de compra para a categoria selecionada.

Fluxo de passantes

Nem sempre entender a renda média ou o Potencial de Consumo é suficiente para determinar a melhor região para expansão de negócios.

É necessário também entender o quanto a área da possível futura unidade é movimentada. Em outras palavras, se pessoas ou veículos suficientes transitam na rua, para compensar o investimento. Para descobrir essa informação, vamos avaliar o fluxo de pessoas no bairro Jatiúca, em Maceió:

Saiba o fluxo de passantes para a expansão de negócios
Fluxo de passantes no bairro Jatiúca, em Maceió – AL

Em vermelho, você pode ver as ruas e avenidas mais movimentadas do bairro. Expandir nas regiões com maior fluxo de passantes, cruzando esses dados com as análises que você viu anteriormente, é uma das melhores formas de diminuir os riscos dessa movimentação.

Mapeamento de concorrentes

Com as análises que você viu neste artigo, já conseguiu compreender como o geomarketing pode ajudar sua empresa a encontrar o melhor local para sua expansão de negócios.

No entanto, sem dúvidas os seus competidores também já fizeram suas próprias análises para expandir. Por isso, é fundamental mapear a concorrência para encontrar regiões onde ela ainda não está.

É possível também definir estratégias para expandir em regiões onde a concorrência já está presente, para dar mais opções aos consumidores.

Esta é uma estratégia bastante comum para farmácias, bares e restaurantes, já que os clientes costumam gostar de pesquisar preços e decidir em qual estabelecimento farão suas compras sem precisar se locomover muito.

Mapeie os concorrentes para uma expansão de negócios efetiva
Mapeamento de bares no bairro Jatiúca, em Maceió – AL

Veja no mapa acima o mapeamento de bares no bairro Jatiúca, em Maceió. Note como a maior parte dos bares estão localizados em ruas e avenidas movimentadas (em vermelho no fluxo de passantes).

Com essas informações, sua empresa pode tomar decisões embasadas e fazer uma expansão de negócios muito mais inteligente e eficaz.

Expansão de negócios: faça com a Geofusion

Além de todas as análises que você viu neste artigo, ainda é possível ir muito além na expansão de negócios.

Por meio de mapas digitais, é possível visualizar todas as oportunidades para a nova unidade ou filial.

Para isso, sua melhor opção é a Geofusion, líder absoluta em inteligência geográfica de mercado há mais de 27 anos.

Te apoiamos com nossas soluções para promover mudanças significativas nos seus negócios e te mostrar o melhor caminho para sua empresa crescer de forma segura.

Quer saber mais? Entre em contato com nossos especialistas e peça uma demonstração:

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