Publicado em 09/11/2023

Inteligência Competitiva: Saiba o que é e formas de aplicar

Inteligência Competitiva: Saiba o que é e formas de aplicar

Geofusion Hannah Schroer
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inteligência competitiva

A inteligência competitiva tem um papel vital para que as empresas se destaquem com eficiência e melhorem suas tomadas de decisão com base em dados precisos.

Afinal, a busca por vantagem competitiva é essencial para o sucesso e crescimento de qualquer negócio e obter insights sobre o mercado, concorrentes e tendências faz toda a diferença para as organizações que desejam se destacar entre a concorrência.

Neste artigo, você vai descobrir o que é a inteligência competitiva, seus benefícios, ferramentas e ciclo, além de 5 formas de aplicar essa estratégia na sua empresa.

Clique para ler:

Vamos lá?

O que é inteligência competitiva?

Inteligência competitiva consiste em antecipar-se às necessidades e exigências do mercado em que uma determinada empresa atua por meio de coleta e análise de informações.

Isso se torna possível quando a organização é gerenciada por profissionais com visão estratégica.

Desse modo, a inteligência competitiva prega que é necessário saber utilizar os dados sobre o mercado — consumidores, concorrência e fornecedores – de maneira também estratégica.

Além disso, é preciso acompanhar as tendências de consumo e comportamento do mercado, para aproveitar as melhores oportunidades, sem ignorar pontos fracos e ameaças, fazendo o monitoramento dos objetivos e táticas gerais e funcionais.

Em outras palavras, é fundamental estar atento ao panorama em que a organização se encontra, para que seja possível alocar recursos e buscar o cumprimento dos objetivos do negócio, integrando todos os departamentos e focando nos melhores resultados.

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Qual a importância da inteligência competitiva?

O uso da inteligência competitiva traz uma série de benefícios para as empresas. Com essa abordagem, é possível compreender o mercado em sua totalidade.

Então veja alguns dos principais benefícios:

Melhoria da tomada de decisão

Ao utilizar a inteligência como uma luz para analisar o mercado e os clientes, é possível fazer melhores escolhas e evitar erros comuns.

É o contrário de simplesmente tomar decisões com base em opinião. Ao invés disso, a empresa caminha para uma estratégia mais segura, com base em dados e em experimentações.

A consolidação dessas escolhas favorece o crescimento, pois cada ação trará um retorno positivo comprovado.

Redução de tempo e de erros

A inteligência competitiva favorece um olhar direcionado, robusto, que agiliza os processos e torna a análise competitiva mais precisa.

Os sistemas conseguem absorver várias fontes e gerar insights ricos e interessantes com maior acurácia. Perde-se menos tempo, mesmo analisando grandes quantidades de informações sobre conjunturas de mercado e outras questões.

Isso leva a relatórios mais ajustados e rápidos. A empresa consegue rapidamente levantar desenhos claros acerca do cenário em que se encontra para facilitar as decisões e otimizar seus resultados.

Redução de custos

Uma decisão pode custar caro se ela envolve os processos errados. Com o apoio da inteligência competitiva, a empresa traz economia para o processo decisório e analítico.

Ao usar as melhores soluções e estratégias, é possível diminuir os gastos, com uma redução do tempo necessário para gerar insights interessantes.

Identificação de oportunidades

Outro ponto é a identificação das oportunidades certas. A análise inteligente ajuda a mirar exatamente nos pontos ideais para alcançar o máximo de retorno e aproveitamento.

A inteligência competitiva é essencial para que as empresas saibam o que fazer para chegar às suas metas. Isso inclui, por exemplo: saber em quais mercados investir, qual posicionamento novo assumir ou qual tática nova tentar na conexão com os clientes.

É possível maximizar os resultados com uma visão clara do que a empresa ganha se seguir em uma determinada direção.

Aprendizado de forma ágil

A inteligência competitiva ajuda a caminhar na direção do modelo ágil de gestão. Ou seja, é viável aprender enquanto os processos ocorrem, de modo a gerar operações mais dinâmicas e consolidadas.

A filosofia ágil foca em: dividir problemas, gerar agilidade, reduzir fricção e se orientar por dados para refazer os planejamentos. Com o apoio das ferramentas inteligentes, a empresa consegue fazer tudo isso para crescer de maneira flexível e sustentável.

Ferramentas para análise competitiva

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Ganhar vantagem competitiva exige uma pesquisa de mercado aprofundada. O ponto positivo é que existem diversas ferramentas de inteligência competitiva para ajudar você nesse processo.

Conheça algumas delas:

Monitoramento de mídias sociais

Se no passado as empresas estavam começando a entrar para as mídias sociais, hoje em dia é difícil encontrar alguma que não esteja presente.

Dessa forma, é fácil perceber como esses canais se tornaram uma fonte valiosa de informações sobre os concorrentes, o mercado e o público. Utilizar ferramentas de inteligência competitiva para monitorar as redes dos concorrentes é uma excelente ideia.

É possível monitorar o sentimento dos clientes com relação à concorrência, identificar tendências, acompanhar ações dos concorrentes e interagir com o público-alvo.

Um exemplo desse tipo de ferramenta é o Buzzmonitor.

Análise de palavras-chave

A análise de palavras-chave é uma das partes fundamentais de toda estratégia de marketing digital. E, para isso, existem diversas ferramentas para identificar quais são as palavras-chave mais relevantes para o negócio.

Encontrar essas palavras é essencial para otimizar sua estratégia de SEO (Search Engine Optimization) e melhorar seu posicionamento nos mecanismos de busca.

Um exemplo de ferramenta para analisar palavras-chave é o Semrush.

Análise Swot

A sigla vem do inglês “Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats”, significando “Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças”.

Esse é um modelo de análise que considera diversas variáveis de mercado – como os recursos que uma empresa possui à disposição, conhecimento técnico, reputação e assim por diante -, visando comparar com outros players.

Um estudo desse tipo possibilita descobrir se existem falhas internas de planejamento, riscos de perda de market share, ou quaisquer aspectos que de alguma forma impactam nos resultados do negócio.

Sendo assim, é uma forma de avaliar o cenário em que uma empresa está, seja em seu nicho atual, seja em algum segmento no qual tenha interesse em crescer.

A análise Swot consiste está particularmente atrelada a uma forma de organizar as informações que a empresa já possui sobre os concorrentes os quais ela pretende monitorar.

Portanto, ferramentas de diagramação, design ou mapas mentais costumam ser bastante úteis nesse processo, sendo um exemplo disso o Canva.

Big Data Analytics

O Big Data Analytics consiste em analisar um conjunto de dados complexos, tendo eles três principais características: volume, velocidade e variedade.

A primeira delas é a utilização de várias fontes, como pesquisas, redes sociais e históricos de vendas.

A segunda está relacionada ao processamento disso. Afinal, quanto mais rápido uma ferramenta consegue gerar insights, mais ágeis se tornam as tomadas de decisão das empresas.

Por fim, a variedade diz respeito à necessidade de cruzar diferentes formatos disponíveis: um email é diferente de um HTML, por exemplo, embora ambos possam ter informações relevantes para o sucesso de uma estratégia.

O uso de recursos de inteligência de dados como esses é, portanto, uma grande vantagem para entender padrões e tendências de mercado, prever movimentos de concorrentes, segmentar ofertas a consumidores potenciais, entre muitas outras possibilidades.

O Tableau é um exemplo de ferramenta utilizada pelas companhias para análises desse tipo.

Inteligência geográfica de mercado

A inteligência geográfica de mercado envolve a coleta e análise de informações de localização sobre o segmento em que a empresa atua.

Para fazer isso, a melhor forma é compreendendo o aspecto geográfico da empresa.

Afinal, a localização de um negócio oferece dados demográficos, estatísticas econômicas, análises de público-alvo e diversas outras informações fundamentais para a inteligência competitiva.

Um exemplo de ferramenta de inteligência geográfica de mercado é o OnMaps, da Geofusion.

Quer saber mais sobre ferramentas de inteligência competitiva? Então confira nosso artigo completo sobre o assunto!

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Como é o ciclo da inteligência competitiva?

O ciclo de inteligência competitiva é um sistema que tem como objetivo adquirir e disponibilizar dados relevantes a respeito da empresa, dos clientes, dos concorrentes e do mercado como um todo. Ele é formado por cinco etapas:

  • planejamento;
  • coleta, processamento e armazenamento de dados;
  • análise competitiva e validação da informação;
  • disseminação e utilização dos dados estratégicos;
  • avaliação do processo.

Quer entender como funciona cada uma das etapas do ciclo da inteligência competitiva? Então clique aqui para ler nosso artigo completo!

5 formas de aplicar a inteligência competitiva na sua empresa

Aplicar a inteligência competitiva é uma tarefa que exige conhecimento a respeito de sua própria empresa e, é claro, do comportamento do consumidor e dos concorrentes.

Para isso, considere as práticas que citaremos a seguir.

1. Defina os objetivos da empresa

Para desenvolver as melhores estratégias, é essencial entender o que ocorre dentro de sua própria empresa. Mas conhecer o ambiente que existe ao seu redor é tão importante quanto. Só assim é possível aperfeiçoar seu planejamento.

Portanto, é de extrema importância identificar as principais questões que pautam a competitividade do mercado em que a sua organização está inserida. Entre essas questões, podemos citar:

  • ampliação de sortimento de produtos;
  • ações de expansão no mercado;
  • investimentos em tecnologia;
  • aplicação de novos conceitos e ações de marketing.

Assim, você está pronto para iniciar o processo de implementação de inteligência competitiva entre as táticas adotadas pela sua companhia.

2. Coleta e análise de dados

Dentro de uma organização, a inteligência competitiva desempenha um papel crucial ao fornecer informações sobre o mercado e interpretar questões relevantes para o negócio.

No entanto, para que essas práticas sejam efetivas, é essencial analisar e detalhar as informações coletadas.

Assim, a maneira mais eficaz de alcançar esse nível de detalhamento e chegar a uma conclusão desejada é por meio do uso de ferramentas que ofereçam soluções personalizadas de coleta e análise de dados.

Essas ferramentas são capazes de atender às necessidades específicas de cada tipo de cliente, compilando uma variedade de dados relevantes para que a empresa possa desenvolver as melhores estratégias.

3. Aplique os insights obtidos

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Após seguir todas as etapas anteriores, é o momento de entrar no processo de tomada de decisão.

Depois de levantar informações e analisá-las, ações como o planejamento de expansão de um varejista ou o lançamento de um novo produto serão muito mais fáceis, já que estarão baseadas em dados inteligentes.

Então, pautando-se nas informações coletadas e analisadas, é hora de aplicar os insights para a melhoria na suas operações e estratégias de negócios.

Essas mudanças podem variar, como ajustar sua proposta de valor, desenvolver novos produtos, fortalecer seu posicionamento com relação aos concorrentes, entre outras.

4. Identifique ameaças e oportunidades em tempo hábil

Ao monitorar tudo o que ocorre no ambiente externo da sua empresa, é possível ter mais controle das movimentações e ações que envolvem o negócio.

É importante identificar, de forma rápida, quando um player do mesmo setor apresenta pesquisas, resultados e ações diferentes, mas baseadas em conceitos semelhantes aos seus.

É igualmente importante entender se essas ações têm sido bem-sucedidas ou não.

Dessa forma, suas estratégias de crescimento e expansão serão eficazes, criando oportunidades e minimizando possíveis ameaças dos concorrentes.

5. Tenha uma estrutura de negócio que permita desenvolver estratégias eficientes

Por fim, para ter sucesso nas análises de inteligência competitiva, é fundamental que o seu negócio tenha uma estrutura que permita o desenvolvimento de estratégias eficientes.

Afinal, um negócio bem planejado e estruturado possibilita identificar e aproveitar oportunidades, tomando as melhores decisões de forma sempre ágil.

Ao fortalecer sua vantagem competitiva por meio de uma estrutura empresarial estratégica, você estará preparado para enfrentar os desafios do mercado e obter resultados extraordinários.

Geomarketing e inteligência competitiva

A inteligência competitiva pode ajudar as empresas a superarem seus próprios desafios e obstáculos, alcançando resultados incríveis.

Ao gerenciar seus cenários atuais e encontrar soluções inteligentes, as companhias conseguem decisões efetivas com menos custos.

Para isso, sua melhor opção é o uso do geomarketing. Ao utilizar dados geográficos estratégicos, é possível:

  • segmentar o mercado de forma mais precisa;
  • encontrar as regiões mais prósperas para expandir;
  • otimizar a distribuição e logística;
  • prever tendências;
  • criar estratégias de precificação;
  • aumentar vendas;
  • aprimorar operações de e-commerce e delivery;
  • entender a dinâmica das regiões;
  • e muito mais!

Com informações como essas, a análise de inteligência competitiva se torna mais efetiva e suas tomadas de decisões muito mais assertivas.

Então que tal conhecer as soluções da Geofusion, líder em inteligência geográfica de mercado no Brasil?

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