Publicado em 16/01/2024

4 ferramentas de análise de dados para tomada de decisão

4 ferramentas de análise de dados para tomada de decisão

Geofusion Hannah Schroer
LinkedIn
Compartilhe:
Ferramentas de análises de dados

Você sabia que o mercado de ferramentas de análise de dados para decisões estratégicas deve movimentar 13 bilhões de dólares até 2025? É o que aponta um estudo global realizado pela Gartner.

Este movimento está muito conectado aos novos desafios das empresas nos mais variados segmentos. Elas agora precisam ter capacidade para captar, processar e analisar grandes volumes de informação com agilidade, buscando insights que a diferenciem no mercado.

Neste artigo, te convidamos para uma reflexão aprofundada sobre isso. Continue lendo para ver:

  • por que é tão importante elevar suas capacidades de análise de dados;
  • alguns exemplos de ferramentas que proporcionam isso para as empresas;
  • um detalhamento das vantagens fornecidas por aplicações de análise de dados geográficos;
  • e muito mais!

Por que a análise de dados importa tanto

No atual contexto mercadológico, a análise de dados é fundamental na tomada de decisões estratégicas. Ela fornece capacidade de obter insights específicos para planos de ação, antecipar tendências e melhorar os resultados dos negócios.

Primeiramente, ela permite que as lideranças criem estratégias baseadas em evidências; e compreendam melhor clientes, fornecedores, parceiros de negócios, entre outros stakeholders. Dessa forma, conseguem direcionar iniciativas que agregam valor e geram diferenciação competitiva.

Além disso, a análise de dados ajuda a melhorar a eficiência operacional, minimizar riscos e reduzir custos. Quando aplicada adequadamente, ela impulsiona a inovação.

E tem mais, já está comprovado que as companhias que investem para elevar suas capacidades de análise de dados experimentam retornos financeiros de, em média, 9% ao ano.

Outros benefícios incluem a capacidade de personalizar a experiência do cliente, identificar e mitigar riscos, localizar oportunidades para expansão de market share e aprimorar a segurança da informação.

4 ferramentas de análise de dados para tomada de decisão

Com isso em mente, confira, a seguir, três excelentes exemplos de ferramentas de análise de dados. No detalhamento, entenda como elas facilitam e tornam mais confiáveis os processos de tomada de decisão.

1. Software da Geofusion

A Geofusion se destaca como uma das melhores ferramentas de análise de mercado, tanto para Varejo quanto para a Indústria.

Geofusion para Varejo

No Varejo, a Geofusion oferece uma solução abrangente para descobrir os locais mais rentáveis para a abertura de lojas próprias e franquias. Esta ferramenta permite encontrar as melhores regiões para novos pontos comerciais, considerando fatores como:

  • as características dos moradores da região;
  • a população economicamente ativa;
  • o fluxo de passantes;
  • e outros polos geradores de tráfego — hospitais, escolas, agências bancárias, comércio local e transporte público, e assim por diante.

Além disso, a solução da Geofusion possibilita a importação de todos os dados do negócio, proporcionando uma análise detalhada de como o mercado impacta os resultados.

Por exemplo, os varejistas podem mapear estabelecimentos comerciais relevantes para seu segmento, incluindo grandes redes e comércio local, com informações enriquecidas pelo selo Mastercard de qualificação.

Dessa forma, obtém uma visão clara sobre o potencial de consumo para a cesta de produtos ou serviços no detalhe de quarteirão, além de entender a estratégia de posicionamento dos concorrentes.

Nova call to action

Geofusion para Indústrias

No setor industrial, a Geofusion também se destaca como uma das ferramentas de análise de mercado de primeira linha. Seu software é utilizado por dezenas de indústrias de bens de consumo para direcionar a força de vendas a oportunidades reais, oferecendo uma base de varejistas e atacadistas qualificados para abordagem comercial.

Isso resulta em mais assertividade e agilidade nas decisões comerciais.

Ademais, a Geofusion fornece consultoria especializada para indústrias, com mais de 25 anos de experiência em Inteligência de Mercado, Geomarketing e Data Science. Isso com metodologias exclusivas, simplificando desafios complexos, facilitando a compreensão das melhores regiões de atuação e entregando insights valiosos sobre como, porquê e onde atuar no mercado.

Nova call to action

2. Orange Data Mining

Orange Data Mining é uma plataforma de análise de dados que se destaca por sua abordagem intuitiva e eficiente.

Utilizando programação visual ou scripts Python, os usuários podem extrair e analisar dados de maneira frutífera e divertida. Ela é semelhante ao Azure Machine Learning, possibilitando selecionar e arrastar componentes, facilitando a análise exploratória de dados e a visualização interativa.

O software de código aberto da Orange, disponível no GitHub, é especializado em aprendizado de máquina e visualização de dados. Ele proporciona uma experiência de usuário amigável e poderosa. Além disso, suporta a extração de dados de uma variedade de fontes, incluindo Planilhas Google e/ou Excel, arquivos CSV, JSON, estatísticos e espaciais, além de conectores de dados da Web e OData.

3. Statistical Analysis System (SAS)

Statistical Analysis System (SAS) é uma plataforma de análise de dados amplamente reconhecida por sua robustez e capacidade abrangente de análise estatística.

Desenvolvida pela SAS Institute, SAS é uma ferramenta essencial para análise de dados, business intelligence, mineração de dados, previsão e modelagem estatística.

Uma de suas principais características é a linguagem de programação poderosa e flexível, que permite aos usuários manipular e analisar grandes conjuntos de dados com eficiência. Isso porque o sistema é projetado para oferecer análises sofisticadas, com recursos avançados de modelagem estatística, mineração e visualização de dados.

SAS é amplamente utilizada em diversos setores, incluindo Finanças, Saúde, Seguros e o setor público, devido à sua confiabilidade e precisão. Essa ferramenta oferece uma variedade de técnicas estatísticas, desde procedimentos básicos até métodos mais complexos — análises multivariada, de séries temporais, de sobrevivência; modelagem preditiva, entre outras.

Além disso, facilita o gerenciamento de dados e a geração de relatórios de fácil interpretação. Isso porque sua interface é intuitiva e proporciona opções de programação avançada, atendendo tanto a usuários não técnicos quanto a estatísticos e analistas muito experientes.

4. Inteligência de Vendas B2B, da Cortex

Inteligência de Vendas B2B, da Cortex, é reconhecida como uma das mais eficientes ferramentas de análise de dados para uso comercial no mercado brasileiro. Ela se destaca por utilizar a Inteligência Artificial como aliada para encontrar novos leads B2B qualificados, mapear o mercado e identificar o cliente ideal.

Com a Cortex, as companhias melhoram suas taxas de conversão, ganham previsibilidade de receita e atingem metas de vendas com mais facilidade e rapidez.

A solução é dotada de funcionalidades cruciais para o sucesso comercial, incluindo:

  • identificação do tamanho do mercado;
  • análise de clientes;
  • propensão de negócios;
  • previsão de vendas
  • e análise precisa de resultados.

Com a base de dados B2B mais completa do mercado, a Cortex permite estabelecer o potencial dos segmentos de atuação e alimentar o funil de vendas com leads mais bem qualificados.

Além disso, entrega análises detalhadas do perfil dos compradores, sugestões de clientes com alto potencial, previsões assertivas de receita, entre outras vantagens.

Vantagens de adotar ferramentas de Análise de Dados Geográficos no seu negócio

A análise de dados geográficos se destaca como uma ferramenta poderosa para negócios de todos os segmentos. Ela, em síntese, é o processo de examinar dados que têm um componente espacial, utilizando técnicas específicas para interpretar e visualizar.

Com ela é possível compreender padrões, tendências e relações dentro dos dados em relação à sua localização geográfica. Servindo para diversas áreas, como planejamento urbano, Marketing, Logística e Gestão Ambiental.

Aqui estão os principais benefícios alcançados pelas empresas que adotam ferramentas de análise de dados geográficos:

  • Identificação de mercados potenciais —  ajudam a identificar áreas com alta demanda para os produtos ou serviços, permitindo uma expansão de mercado mais focada e eficiente;
  • Otimização logística — permitem o planejamento eficiente de rotas, reduzindo custos de transporte e melhorando os tempos de entrega;
  • Análise competitiva aprofundada — facilitam mapear a localização e estratégias dos concorrentes, e identificar lacunas e oportunidades para diferenciação competitiva;
  • Marketing direcionado — possibilitam campanhas mais eficazes, direcionando esforços publicitários para regiões com maior probabilidade de resposta positiva;
  • Melhoria nos processos decisórios — fornecem insights detalhados sobre diferentes regiões, possibilitando decisões mais informadas sobre onde abrir novas lojas, lançar produtos ou direcionar recursos;
  • Personalização da experiência do cliente — ajudam a entender as preferências regionais e, com isso, adaptar ofertas para atender necessidades específicas;
  • Gestão de riscos — proporcionam identificação de áreas de risco, como regiões propensas a desastres naturais, e a implementação de estratégias preventivas;
  • Sustentabilidade e responsabilidade social — facilitam o monitoramento e gerenciamento dos impactos socioambientais em diferentes regiões, para alinhamento das operações com práticas sustentáveis;
  • Expansão estratégica — fornecem informações cruciais para o planejamento de ganho de market share, para investimentos com base em realidades demográficas e econômicas.

Conclusão

As ferramentas de análise de dados representam um avanço significativo na forma como as lideranças empresariais planejam e tomam decisões. Elas elevam as capacidades de extrair insights valiosos de grandes volumes de dados, o que facilita melhorias operacionais, impulsiona a inovação e a competitividade.

Com a análise de dados geográficos, especificamente, gestores e suas equipes ganham uma compreensão mais profunda de seus setores de atuação, clientes e concorrentes. Além disso, decidem de maneira mais objetiva e estratégica, pois obtém insights valiosos sobre oportunidades de crescimento, otimização de recursos e mitigação de riscos.

Além disso, a integração de ferramentas de análise de dados em processos de negócios vai além do mero ganho operacional. Ela representa um compromisso com a contínua adaptação às mudanças do mercado.

Saiba mais sobre análise de mercado e entenda como identificar seu cliente ideal:

ebook-onde-esta-quem-e-cliente-ideal
Geofusion Hannah Schroer
LinkedIn
Compartilhe:
Newsletter

Receba nossos conteúdos exclusivos!


Outras postagens

5 dicas de geomarketing para ações com materiais de pontos de vendas (MPDV)

Varejo de vizinhança: o que é e importância do geomarketing

12 tipos de estoque no varejo e na indústria

Rota de vendas: como fazer com geomarketing