Você sabia que o mercado de ferramentas de análise de dados para decisões estratégicas deve movimentar 13 bilhões de dólares até 2025? É o que aponta um estudo global realizado pela Gartner.
Este movimento está muito conectado aos novos desafios das empresas nos mais variados segmentos. Elas agora precisam ter capacidade para captar, processar e analisar grandes volumes de informação com agilidade, buscando insights que a diferenciem no mercado.
Neste artigo, te convidamos para uma reflexão aprofundada sobre isso. Continue lendo para ver:
No atual contexto mercadológico, a análise de dados é fundamental na tomada de decisões estratégicas. Ela fornece capacidade de obter insights específicos para planos de ação, antecipar tendências e melhorar os resultados dos negócios.
Primeiramente, ela permite que as lideranças criem estratégias baseadas em evidências; e compreendam melhor clientes, fornecedores, parceiros de negócios, entre outros stakeholders. Dessa forma, conseguem direcionar iniciativas que agregam valor e geram diferenciação competitiva.
Além disso, a análise de dados ajuda a melhorar a eficiência operacional, minimizar riscos e reduzir custos. Quando aplicada adequadamente, ela impulsiona a inovação.
E tem mais, já está comprovado que as companhias que investem para elevar suas capacidades de análise de dados experimentam retornos financeiros de, em média, 9% ao ano.
Outros benefícios incluem a capacidade de personalizar a experiência do cliente, identificar e mitigar riscos, localizar oportunidades para expansão de market share e aprimorar a segurança da informação.
Com isso em mente, confira, a seguir, três excelentes exemplos de ferramentas de análise de dados. No detalhamento, entenda como elas facilitam e tornam mais confiáveis os processos de tomada de decisão.
A Geofusion se destaca como uma das melhores ferramentas de análise de mercado, tanto para Varejo quanto para a Indústria.
No Varejo, a Geofusion oferece uma solução abrangente para descobrir os locais mais rentáveis para a abertura de lojas próprias e franquias. Esta ferramenta permite encontrar as melhores regiões para novos pontos comerciais, considerando fatores como:
Além disso, a solução da Geofusion possibilita a importação de todos os dados do negócio, proporcionando uma análise detalhada de como o mercado impacta os resultados.
Por exemplo, os varejistas podem mapear estabelecimentos comerciais relevantes para seu segmento, incluindo grandes redes e comércio local, com informações enriquecidas pelo selo Mastercard de qualificação.
Dessa forma, obtém uma visão clara sobre o potencial de consumo para a cesta de produtos ou serviços no detalhe de quarteirão, além de entender a estratégia de posicionamento dos concorrentes.
No setor industrial, a Geofusion também se destaca como uma das ferramentas de análise de mercado de primeira linha. Seu software é utilizado por dezenas de indústrias de bens de consumo para direcionar a força de vendas a oportunidades reais, oferecendo uma base de varejistas e atacadistas qualificados para abordagem comercial.
Isso resulta em mais assertividade e agilidade nas decisões comerciais.
Ademais, a Geofusion fornece consultoria especializada para indústrias, com mais de 25 anos de experiência em Inteligência de Mercado, Geomarketing e Data Science. Isso com metodologias exclusivas, simplificando desafios complexos, facilitando a compreensão das melhores regiões de atuação e entregando insights valiosos sobre como, porquê e onde atuar no mercado.
Orange Data Mining é uma plataforma de análise de dados que se destaca por sua abordagem intuitiva e eficiente.
Utilizando programação visual ou scripts Python, os usuários podem extrair e analisar dados de maneira frutífera e divertida. Ela é semelhante ao Azure Machine Learning, possibilitando selecionar e arrastar componentes, facilitando a análise exploratória de dados e a visualização interativa.
O software de código aberto da Orange, disponível no GitHub, é especializado em aprendizado de máquina e visualização de dados. Ele proporciona uma experiência de usuário amigável e poderosa. Além disso, suporta a extração de dados de uma variedade de fontes, incluindo Planilhas Google e/ou Excel, arquivos CSV, JSON, estatísticos e espaciais, além de conectores de dados da Web e OData.
Statistical Analysis System (SAS) é uma plataforma de análise de dados amplamente reconhecida por sua robustez e capacidade abrangente de análise estatística.
Desenvolvida pela SAS Institute, SAS é uma ferramenta essencial para análise de dados, business intelligence, mineração de dados, previsão e modelagem estatística.
Uma de suas principais características é a linguagem de programação poderosa e flexível, que permite aos usuários manipular e analisar grandes conjuntos de dados com eficiência. Isso porque o sistema é projetado para oferecer análises sofisticadas, com recursos avançados de modelagem estatística, mineração e visualização de dados.
SAS é amplamente utilizada em diversos setores, incluindo Finanças, Saúde, Seguros e o setor público, devido à sua confiabilidade e precisão. Essa ferramenta oferece uma variedade de técnicas estatísticas, desde procedimentos básicos até métodos mais complexos — análises multivariada, de séries temporais, de sobrevivência; modelagem preditiva, entre outras.
Além disso, facilita o gerenciamento de dados e a geração de relatórios de fácil interpretação. Isso porque sua interface é intuitiva e proporciona opções de programação avançada, atendendo tanto a usuários não técnicos quanto a estatísticos e analistas muito experientes.
Inteligência de Vendas B2B, da Cortex, é reconhecida como uma das mais eficientes ferramentas de análise de dados para uso comercial no mercado brasileiro. Ela se destaca por utilizar a Inteligência Artificial como aliada para encontrar novos leads B2B qualificados, mapear o mercado e identificar o cliente ideal.
Com a Cortex, as companhias melhoram suas taxas de conversão, ganham previsibilidade de receita e atingem metas de vendas com mais facilidade e rapidez.
A solução é dotada de funcionalidades cruciais para o sucesso comercial, incluindo:
Com a base de dados B2B mais completa do mercado, a Cortex permite estabelecer o potencial dos segmentos de atuação e alimentar o funil de vendas com leads mais bem qualificados.
Além disso, entrega análises detalhadas do perfil dos compradores, sugestões de clientes com alto potencial, previsões assertivas de receita, entre outras vantagens.
A análise de dados geográficos se destaca como uma ferramenta poderosa para negócios de todos os segmentos. Ela, em síntese, é o processo de examinar dados que têm um componente espacial, utilizando técnicas específicas para interpretar e visualizar.
Com ela é possível compreender padrões, tendências e relações dentro dos dados em relação à sua localização geográfica. Servindo para diversas áreas, como planejamento urbano, Marketing, Logística e Gestão Ambiental.
Aqui estão os principais benefícios alcançados pelas empresas que adotam ferramentas de análise de dados geográficos:
As ferramentas de análise de dados representam um avanço significativo na forma como as lideranças empresariais planejam e tomam decisões. Elas elevam as capacidades de extrair insights valiosos de grandes volumes de dados, o que facilita melhorias operacionais, impulsiona a inovação e a competitividade.
Com a análise de dados geográficos, especificamente, gestores e suas equipes ganham uma compreensão mais profunda de seus setores de atuação, clientes e concorrentes. Além disso, decidem de maneira mais objetiva e estratégica, pois obtém insights valiosos sobre oportunidades de crescimento, otimização de recursos e mitigação de riscos.
Além disso, a integração de ferramentas de análise de dados em processos de negócios vai além do mero ganho operacional. Ela representa um compromisso com a contínua adaptação às mudanças do mercado.
Saiba mais sobre análise de mercado e entenda como identificar seu cliente ideal:
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