Publicado em 09/01/2024

3 ferramentas essenciais para pesquisa de mercado

3 ferramentas essenciais para pesquisa de mercado

Geofusion Victor Melo
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Pensar em ferramentas para pesquisa de mercado é olhar para uma realidade cada vez mais presente: essa estratégia é definidora de sucesso em todos os setores.

Tanto é assim que 62% dos profissionais da área apontam que suas atividades têm hoje mais relevância que há 2 anos.

Neste movimento, as organizações mais bem-sucedidas reconhecem o valor da tomada de decisões baseada em dados.

Elas vêm integrando dados de análises mercadológicas no planejamento estratégico, tornando assim seus processos decisórios mais confiáveis e precisos.  

Vamos nos aprofundar neste tema? Continue lendo para:

  • Relembrar o conceito;
  • Ter exemplos de sua aplicabilidade e vantagens;
  • Conhecer ferramentas para pesquisa de mercado;
  • E muito mais! 

O que é pesquisa de mercado?

Pesquisa de mercado é o processo de coleta e análise de informações sobre o mercado-alvo de uma empresa. Seu principal objetivo é compreender o mercado associado a um produto ou serviço e decidir como o público reagirá a ele.

Normalmente, Marketing e Vendas são as principais áreas “clientes” dos profissionais que fazem pesquisas de mercado. Isso porque eles conseguem diagnosticar, por exemplo, a situação de um nicho antes do lançamento de um negócio ou oferta.

A partir do que é descoberto em uma análise mercadológica detalhada, são tomadas decisões e empreendidas ou adequadas ações. Ou seja, a partir de um olhar minuciosamente antecipado, estratégias e táticas podem ser melhor direcionadas.

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Como uma pesquisa de mercado é realizada?

A pesquisa de mercado envolve a coleta sistemática, análise e interpretação de dados sobre um mercado específico, indústria ou segmento de consumidores. Ela pode ser realizada internamente ou via contratação de serviços de terceiros. 

Para tal, parte-se da definição clara de objetivos — lançamento de um novo produto ou entrada em um novo mercado, entre outros.

Após isso, escolhe-se entre a pesquisa primária (com dados diretamente das fontes) ou secundária (a partir de informações já publicadas). No detalhe:

  • Pesquisa primária: investigação própria a partir de entrevistas, grupos focais e outros métodos, muitas vezes partindo dos próprios clientes da companhia;
  • Pesquisa secundária: coleta de estatísticas em relatórios, estudos acadêmicos, entre outros repositórios informacionais.

Metodologias como a Análise SWOT são frequentemente empregadas. Isso principalmente para identificar seus pontos fortes e fracos, bem como as oportunidades e ameaças externas.

Também a análise da concorrência entra nesse esforço. Isso porque ela fornece insights valiosos e ajuda a empresa a se posicionar de maneira mais eficaz. 

A etapa seguinte é a análise e interpretação das informações coletadas.

Este processo envolve a transformação dos dados brutos em insights acionáveis — a partir da descoberta de padrões, tendências e inferências que dão suporte às decisões estratégicas.

Por fim, os resultados da pesquisa de mercado são reunidos e comunicados às partes interessadas. Geralmente por meio de relatórios detalhados e apresentações que destacam descobertas chave e recomendações.

Quais as vantagens de realizar uma pesquisa de mercado?

Confira, a seguir, um detalhamento rápido dos principais benefícios obtidos com uma pesquisa de mercado. 

Conhecer o público-alvo 

Compreender as tendências do mercado e as preferências dos consumidores através de pesquisas permite que a organização fique à frente da concorrência. 

Com isso, ela pode oferecer produtos e serviços que se alinham ou superam as expectativas, ganhando ampla vantagem competitiva.

Entender a estratégia dos concorrentes

Fazer benchmarking ou análise da concorrência ajuda a descobrir os pontos fortes e fracos que a marca possui. Isso porque a comparação é conduzida com método, a partir de (e com) parâmetros adequados.

Identificar potenciais oportunidades

Ter acesso a informações confiáveis sobre a satisfação dos clientes, bem como a concorrência e as tendências do mercado facilita a visualização de lacunas mercadológicas a serem preenchidas. 

Reconhecer e corrigir erros táticos e estratégicos

Entender como os competidores se movimentam, o que fazem e até o que planejam realizar facilita para a empresa se antecipar — se necessário, aplicando melhorias em sua própria atuação.

3 ferramentas para pesquisa de mercado 

As ferramentas para pesquisa de mercado estão cada vez mais sofisticadas. Elas dão aos profissionais da área amplo acesso a dados que, em um esforço manual, não seriam facilmente captados e agilmente analisados. 

Entre as mais indicadas estão aquelas que proporcionam inteligência geográfica (geomarketing).

Isso porque elas fornecem dados de localização para revelar oportunidades, direcionar campanhas de Marketing, segmentar o público-alvo, atrair clientes e aumentar a lucratividade.

Na prática, essas soluções são muito úteis para decisões sobre localização de pontos de venda, campanhas publicitárias direcionadas, expansão de mercado, otimização de rotas de distribuição, entre outras.

Veja, a seguir, três exemplos de ferramentas para pesquisa de mercado.

1. Geo Targetly

Geo Targetly é uma plataforma abrangente de geomarketing que oferece uma variedade de ferramentas para direcionar o público de um site com base em sua localização geográfica.

Utilizando dados de geolocalização IP, permite que as empresas redirecionem automaticamente os visitantes para páginas ou sites relevantes, exibam conteúdo, pop-ups, barras de anúncios e imagens dinâmicas, além de criarem links inteligentes que redirecionam com base na geolocalização.

Essas funcionalidades são essenciais para negócios multilocalizados ou multilíngues, maximizando as conversões ao mostrar conteúdo relevante para a localização do visitante.

Além disso, Geo Targetly oferece recursos avançados como bloqueio geográfico, permitindo restringir o acesso ao seu site em localizações específicas, e a execução de códigos JavaScript personalizados com base na posição geográfica do usuário.

2. OpenStreetMap

OpenStreetMap é um projeto colaborativo que cria um mapa global livre e editável. Ele permite que qualquer pessoa veja, edite e use informações geográficas de maneira colaborativa.

É frequentemente citado como uma “Wikipedia de mapas”, onde voluntários de todo o mundo contribuem com dados sobre estradas, trilhas, cafés, estações ferroviárias… isso usando ferramentas de mapeamento manual ou importação de dados geográficos.

A plataforma é extremamente útil para indivíduos e organizações em aplicações como navegação GPS, planejamento urbano, atividades recreativas e muitos outros projetos.

Além disso, pode ser aproveitado em situações de resposta a emergências, onde mapas atualizados são cruciais.

3. Foursquare Location

Foursquare Location é uma solução robusta de dados de localização que capacita empresas globais a criarem experiências melhores para seus clientes.

Ela ajuda a alcançar um aumento significativo na satisfação do cliente, retenção e Net Promoter Score (NPS). Isso porque fornece dados precisos para resolver problemas de negócios, essencialmente aqueles ligados a experiências digitais.

Entre suas principais aplicações estão a otimização da rede e cadeia de suprimentos, o suporte e cobertura da força de trabalho, o enriquecimento de pontos de interesse (POI), e o planejamento e otimização de rotas.

Além disso, ajuda na seleção de locais, expansão de novos mercados, análise competitiva, geração de listas de leads, ofertas e promoções baseadas em aspectos geoespaciais.

Conte com a Geofusion para apoiar sua pesquisa de mercado

A Geofusion, líder em soluções de inteligência geográfica de mercado no Brasil, oferece ferramentas para pesquisa de mercado direcionada a diferentes setores.

Para varejistas, por exemplo, disponibiliza um software que possibilita a descoberta dos locais mais rentáveis para a abertura de lojas próprias e franquias.

Por meio da ferramenta, é possível conhecer em profundidade as características dos moradores de uma região, a população economicamente ativa, o fluxo de passantes e a presença de polos geradores de tráfego — hospitais, escolas, agências bancárias, transporte público etc.

A plataforma permite a importação de dados do negócio, como planilhas de faturamento e informações sobre a concorrência, facilitando a compreensão de como o mercado impacta os resultados.

Além disso, ajuda a identificar o potencial de consumo para a cesta de produtos ou serviços da companhia, detalhando até o nível de quarteirão.

Isso significa que é possível descobrir, entre outras coisas, exatamente quanto o público-alvo pode gastar, permitindo um planejamento mais preciso e estratégico.

Outro aspecto crucial oferecido pela Geofusion é a capacidade de entender a estratégia de posicionamento dos concorrentes.

Isso porque o software mapeia todos os estabelecimentos comerciais relevantes para o segmento da empresa, desde grandes redes até o comércio local. 

Essa informação é enriquecida com o selo Mastercard de qualificação, garantindo dados de alta qualidade e confiabilidade.

Com essas informações, as empresas de varejo podem tomar decisões mais informadas sobre onde e como expandir, otimizar suas operações e estratégias de Marketing, e, em última análise, aumentar seu market share e sua rentabilidade.

Saiba mais sobre isso neste material abaixo:

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