Publicado em 18/07/2023

Previsão de faturamento de lojas: o que é e como fazer

Previsão de faturamento de lojas: o que é e como fazer

Geofusion Victor Melo
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Realizar a previsão de faturamento de uma empresa ou, no caso específico do varejo, de lojas diferentes de uma mesma rede, é uma tarefa que exige muito detalhamento.

Esse é um planejamento que norteia grande parte das tomadas de decisão que impactarão no futuro: em quais estratégias investir ou onde alocar recursos para obter maior retorno.

Ao mesmo tempo, também é necessário mapear riscos para evitar perdas, considerando diferentes cenários, como:

  • Otimista: caso em que são feitas projeções a partir da possibilidade de haverem influências positivas nos resultados da companhia;
  • Pessimista: oposto ao anterior, quando há maior ênfase em eventuais impactos negativos na performance dos negócios;
  • Realista: este é feito com base em uma análise de fatores que já atuam de alguma forma na movimentação financeira da companhia na atualidade.

No entanto, dependendo do quão diversos forem os negócios da empresa, usar inteligência de dados com precisão e profundidade se torna fundamental.

Neste artigo, falaremos mais sobre previsão de faturamento e como você pode fazer para alavancar suas vendas.

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O que é previsão de faturamento?

A previsão de faturamento é uma forma de a empresa se preparar para organizar o seu fluxo de caixa dentro de um período que ainda irá chegar.

Consiste em elencar indicadores para entender quanto possivelmente irá entrar e sair de dinheiro, de modo a descobrir onde é melhor aplicar ou retirar investimentos – sejam eles em máquinas, ferramentas, pessoas etc.

Como fazer uma previsão de faturamento?

Para fazer uma boa previsão de faturamento, é necessário ter dados históricos a respeito do quanto sua empresa costuma obter de lucro e, também, avaliar os fatores externos que potencialmente influenciam no resultado.

Por isso, é importante ficar de olho em fatores econômicos – como aumento ou diminuição de taxas -, mercadológicos e também do público-alvo.

Ou seja, tem ocorrido maior entrada de players no seu segmento? Há tendência de aumento do interesse das pessoas pelos produtos que você vende? Essas são algumas das variáveis importantes de acompanhar em um projeto desses.

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Quais as formas de fazer uma previsão de faturamento?

Existem diversos tipos de estudos que podem ser feitos nesse caso. Portanto, é fundamental escolher o que está mais de acordo com as estratégias do seu negócio.

Conheça alguns deles:

Análise de regressão

Este é um método estatístico que estuda a relação entre mais de uma variável ao mesmo tempo. Ou seja, o objetivo é descobrir como diferentes fatores impactam em um único acontecimento.

Por exemplo, quando um profissional analisa a performance de uma loja, considerando o número de concorrentes no entorno e a renda média da população, então ele está realizando uma análise de regressão.

Análise de tendências

Neste caso, o que se busca entender é um determinado comportamento de consumo e de que modo isso irá se refletir em movimentos futuros de negócios.

O aumento do interesse das pessoas por produtos veganos ou plant-based no segmento de alimentação e a multiplicação de meios de pagamento online no setor financeiro podem ser vistos como tendências de mercado.

Análise exploratória

Também chamada de Exploratory Data Analysis (EDA), essa é uma forma de análise que consiste em reunir um conjunto de dados e interpretá-los buscando padrões e desvios.

É bastante utilizada por quem atua criando dashboards e modelos de machine learning, pois a partir dessa tarefa é possível construir soluções para os mais diversos tipos de estratégias.

É possível prever o faturamento de pontos comerciais?

Quando se trata de abertura de novas lojas de uma mesma rede varejista, é sempre importante ter uma previsão de faturamento.

Afinal, essa é uma forma de mensurar o quanto essas unidades trarão de retorno para a empresa e, assim, evitar o risco de ocorrerem investimentos no escuro ou até mesmo o fechamento delas no curto prazo.

No entanto, essa análise muitas vezes acaba sendo complexa, principalmente no que se refere a marcas de grande capilaridade.

Por isso, tem se tornado cada vez mais comum a utilização de inteligência artificial para fazer esse tipo de projeção.

É o caso da Calculadora Personalizada de Previsão de Vendas, da Geofusion, que auxilia profissionais de diferentes segmentos a descobrirem o quanto potenciais pontos comerciais para operação de novas lojas podem trazer de rentabilidade.

Além disso, a solução também permite que sejam identificados os fatores geográficos que influenciam no sucesso do negócio.

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Exemplo de uso da Calculadora Personalizada para previsão de faturamento de um ponto fictício em São Paulo (SP)

Como a região impacta no faturamento das lojas?

Entender o entorno de um determinado estabelecimento é algo que auxilia a descobrir desde o nível de aderência do público frequentador até a competitividade local.

Ou seja, com inteligência geográfica, é possível saber a renda média da população, os outros estabelecimentos que existem nas proximidades, o fluxo de pessoas que passam por ali, entre diversos outros aspectos.

No caso da Calculadora Personalizada, esses dados são reunidos junto a informações sobre o faturamento das suas próprias lojas e à expertise de 27 anos de especialistas em geomarketing para criação de um modelo de IA exclusivo para sua companhia.

A partir disso, com apenas alguns cliques, você passa a ter uma previsão de faturamento mínimo e máximo para cada ponto onde esteja pretendendo investir na expansão da sua marca.

Que tal saber um pouco mais sobre isso e potencializar a performance da sua rede? É só clicar no banner abaixo:

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