Publicado em 15/02/2024

Strip Malls: o que são e quais as vantagens no varejo

Strip Malls: o que são e quais as vantagens no varejo

Geofusion Victor Melo
LinkedIn
Compartilhe:
strip-malls-3-f

Strip malls são edifícios longos, geralmente de um andar, que abrigam várias lojas de varejo e estabelecimentos de serviços adjacentes.

Assim descreve o Merriam-Webster Dictionary essa categoria de “shopping de vizinhança”, ou galeria comercial, como costumamos chamar aqui no Brasil.  

Nos últimos anos, esse tipo de “condomínio de lojas” tem ganhado força no Brasil, tornando-se uma excelente opção para lojistas de médio e pequeno porte. 

Agora, se você está pensando em abrir uma unidade de negócio em um strip mall, precisa se aprofundar um pouco mais neste tema.

Logo, te convidamos a ler este artigo na íntegra, pois aqui vamos te mostrar:

  • o que são strip malls;
  • quais características diferenciam strip malls de shoppings centers;
  • que vantagens os strip malls oferecem aos lojistas;
  • e muito mais.

Confira!

O que é um strip mall?

Também chamados de “shoppings de vizinhanca“, strip malls são centros comerciais caracterizados por sua estrutura linear e estacionamento frontal, facilitando o acesso direto às lojas. 

Esse modelo de negócio varejista se destaca pela conveniência e praticidade, atendendo às necessidades diárias dos consumidores.

Ele reúne uma variedade de serviços e produtos, desde supermercados até farmácias, passando por opções de restaurantes de fast-food e serviços bancários.

Nas últimas décadas, houve uma ascensão dos strip malls no Brasil, o que reflete uma mudança no comportamento do consumidor: a busca de soluções de compras eficientes e próximas de suas residências. 

Nos strip malls, a localização é um aspecto crucial. Ela é sempre pensada para capturar o fluxo de pessoas em rotas habituais, especialmente em áreas residenciais e próximas a outros pontos de grande circulação.

Outra característica desse tipo de conglomerado comercial é o mix de lojas disponível. Ele normalmente combina estabelecimentos que oferecem produtos e serviços essenciais para o dia a dia.

Dessa forma, garante-se a atração de um fluxo constante de consumidores, gerando tráfego e promovendo a fidelização.

Também é interessante saber que os strip malls representam uma alternativa aos grandes centros de compras, tendo especial apelo a quem possui uma rotina corrida. 

Com isso, há um tempo médio de permanência reduzido, atendendo às demandas de pessoas que querem resolver várias necessidades em um único local — de maneira ágil e conveniente.

Nova call to action

Quais são as diferenças entre strip mall e shopping center? 

É muito importante diferenciar claramente strip malls de shopping centers.

Neste sentido, a primeira grande diferença reside na estrutura física: strip malls são complexos abertos, com lojas alinhadas lado a lado, permitindo acesso direto do estacionamento. 

Já os shopping centers são estruturas fechadas, com múltiplas lojas distribuídas em corredores internos. Eles fornecem uma experiência de compra centralizada.

Em termos de tamanho e escala, strip malls são tipicamente menores, com um número limitado de lojas. 

No contraste, shopping centers abrigam uma grande variedade de lojas, incluindo grandes varejistas e lojas de departamento. 

Também em termos de localização esses dois modelos se diferenciam. 

Os Strip malls são frequentemente localizados em áreas suburbanas ou ao longo de vias principais, facilitando o acesso rápido para consumidores locais

Por outro lado, os shopping centers são usualmente encontrados em áreas de maior densidade populacional, servindo como destinos de compras para uma região mais ampla.

Quanto ao mix de locatários, os strip malls tendem a focar em serviços e necessidades diárias, enquanto os shopping centers se caracterizam por uma gama mais ampla de opções: vestuário, eletrônicos, entretenimento, gastronomia, salas de cinema, entre outros empreendimentos.

Do ponto de vista do modelo de negócio em si, temos os seguintes diferenciais:

  • strip malls são mais ocupados por empreendedores e pequenas empresas em busca de baixo custo de locação;
  • shopping centers atraem grandes varejistas e marcas internacionais, que buscam a visibilidade e o alto tráfego de consumidores.

Na perspectiva dos consumidores, a escolha entre strip mall e shopping center é sempre permeada pela conveniência e pelo tipo de compra planejada. 

Para compras rápidas ou serviços específicos, strip malls são mais adequados. Já os shopping centers satisfazem a busca por experiências de compra mais diversificadas em combinação com lazer.

A gestão de ambos os formatos também varia. 

Os shopping centers requerem uma administração mais complexa, com desafios como manutenção de espaços comuns, segurança e marketing.

Já os strip malls, com sua estrutura mais simples, demandam menos esforços administrativos e de manutenção.

→ Confira, na tabela a seguir, um resumo das principais diferenças entre strip malls e shopping centers:

Strip MallShopping Center
EstruturaAberto, com lojas alinhadas lado a ladoFechado, com corredores internos e lojas distribuídas
Tamanho e escalaMenor, com número limitado de lojasMaior, com ampla variedade de lojas
LocalizaçãoSuburbanas ou ao longo de vias principaisÁreas de maior densidade populacional
Mix de locatáriosServiços diários e necessidades (ex: supermercados)Diversificado, incluindo varejo, gastronomia e lazer
Modelo de negócioAtrai pequenas empresas e serviços locaisAtrai grandes varejistas e marcas internacionais
Experiência de compraPrática e rápida, com acesso direto do estacionamentoMais diversificada, com opções de lazer e entretenimento
GestãoMais simples, com menos desafios operacionaisComplexa, com necessidade de administração intensiva

Quais as vantagens dos strip malls para os comerciantes?

Veja agora um detalhamento dos principais benefícios que os strip malls oferecem aos varejistas em busca de estabelecer seus pontos comerciais.

Strip malls geram grande atratividade de clientes

Os strip malls atraem uma grande quantidade de consumidores devido à sua conveniência e à natureza dos serviços oferecidos. 

Além disso, a facilidade de acesso e a visibilidade das lojas para quem passa pelas vias principais aumentam sua atratividade. 

Estamos falando, portanto, de uma combinação de fatores que gera um fluxo constante de visitantes, beneficiando os negócios. 

Facilitam o deslocamento dos consumidores

Com lojas alinhadas lado a lado e estacionamento muito próximo (normalmente em frente), os clientes dos strip malls podem facilmente caminhar de uma loja para outra sem a necessidade de voltar para o carro. 

Esta configuração contrasta com os grandes shopping centers, onde o deslocamento interno pode ser mais demorado. 

Isso é particularmente apreciado em dias de clima adverso, quando os consumidores desejam minimizar o tempo ao ar livre.

Ficam próximos das residências das pessoas

A localização estratégica dos strip malls permite aos consumidores chegar às lojas em poucos minutos, seja de carro ou até mesmo a pé, dependendo da configuração urbana. 

Essa conveniência é um fator decisivo para muitas pessoas que preferem fazer compras ou utilizar serviços perto de casa. 

Além de economizar tempo, a proximidade fortalece o vínculo entre os negócios e a comunidade local, fomentando um ambiente de apoio mútuo.

Ela dá aos residentes – ou a quem trabalha nas proximidades – uma melhor qualidade de vida, reduzindo a necessidade de viagens longas para efetuar compras.

Por que usar o geomarketing para expandir em strip malls?

Se você estiver estruturando uma estratégia de expansão na qual os strip malls são considerados, a escolha certa faz toda a diferença. 

É aí que a inteligência geográfica pode ajudar: ela permite a avaliação minuciosa das regiões nas quais abrir filiais. No caso que tratamos aqui, fornece precisão no processo decisório no momento de escolher os strip malls mais apropriados ao negócio.

Uma categoria de métodos e tecnologias contemplada no guarda-chuva da inteligência geográfica é o geomarketing

No detalhe, o geomarketing utiliza dados espaciais para revelar oportunidades de novos empreendimentos e abertura de unidades de negócios.

Além disso, permite direcionar campanhas de marketing, ajudar na segmentação dos consumidores-alvo, atrair compradores e aumentar os lucros.

Em termos bem simples, ao olhar para os diferentes strip malls disponíveis em uma cidade, sua decisão será mais precisa e certeira se você contar com uma solução de geomarketing. 

Isso porque vai auxiliar a economizar tempo na hora de investigar o fluxo de potenciais clientes e suas características.

Esse tipo de aplicação possibilita também mapear a concorrência, perceber oportunidades e riscos de abertura de pontos de vendas, entre outras vantagens estratégicas. 

Conclusão

Strip malls são centros de conveniência que combinam acessibilidade, diversidade de serviços e localização estratégica, atendendo às expectativas atuais de consumidores e comerciantes.

Diferentemente dos shoppings centers, eles têm menor custo de locação, pois demandam menos esforços de manutenção.  

Os strip malls são estratégicos para muitos lojistas, especialmente aqueles que comercializam produtos ou serviços que caibam neste modelo de negócio.

No entanto, é preciso avaliar bem quais deles incluir em uma estratégia de expansão, especialmente estudando o perfil dos consumidores frequentadores, entre outras frentes.

Por isso, na hora de avaliar strip malls recomenda-se lançar mão do geomarketing. Dessa forma, os estudos se tornam mais ágeis e precisos, evitando escolhas incorretas e potencializando as chances de sucesso.

Quer saber mais sobre como aplicar esse conhecimento na sua empresa? Temos um material exclusivo a respeito. Para acessar, é só clicar no banner abaixo:

Nova call to action

Geofusion Victor Melo
LinkedIn
Compartilhe:
Newsletter

Receba nossos conteúdos exclusivos!


Outras postagens

Jornada do aluno: como mapear com geomarketing

Joint business Plan (JBP): o que é e como aplicar em indústria e varejo

Formatação de franquias: Veja o passo a passo

Missão de compra: qual é a do seu público?