Se você está pensando em abrir uma loja ou expandir a sua rede, uma das primeiras coisas a serem feitas é uma análise de viabilidade. Essa análise é fundamental para avaliar se a ideia é viável e se será possível obter lucro no novo ponto.
Mas você sabe o que é a análise de viabilidade? Como ela é feita? E por que isso é tão importante para sua empresa?
Neste artigo, vamos responder a essas perguntas e te mostrar como fazer uma análise de viabilidade para o negócio, independentemente do segmento.
Confira o que vem por aí:
A análise de viabilidade é um estudo que avalia a viabilidade financeira de um projeto.
A análise de viabilidade é essencial para quem deseja abrir um novo negócio, expandir o atual ou investir em um novo empreendimento.
Na análise de viabilidade, são avaliados diversos aspectos, como mercado, concorrência, custos, investimentos, entre outros.
Realizar uma análise de viabilidade é fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento. Isso porque é muito melhor avaliar se um local é viável e sustentável financeiramente antes de investir tempo e dinheiro nele.
Além disso, a análise de viabilidade também ajuda sua empresa a identificar quais são os riscos e oportunidades envolvidos no projeto. Com isso, você toma decisões mais conscientes e embasadas.
Ela pode ser utilizada para avaliar a possibilidade de abrir uma nova filial, implementar um novo serviço, investir em novas tecnologias ou até mesmo para decidir se é viável continuar comercializando certos produtos ou serviços.
Redes que já possuem mais lojas abertas podem também verificar o desempenho de cada unidade e então analisar quais delas são viáveis manter abertas.
Afinal, é melhor fechar uma loja que não está trazendo lucros e focar em uma localização onde a intenção de compra para seus produtos seja mais elevada.
O potencial de consumo é um indicador do quanto dinheiro as famílias de cada região estudada têm disponível para gastar com categorias específicas durante o ano.
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Agora que você já sabe o que é uma análise de viabilidade e qual a sua importância, vamos falar sobre como realizá-la na prática.
Confira nos próximos parágrafos.
Analisar os aspectos demográficos da região é fundamental para descobrir a viabilidade de um ponto. E essa análise envolve muitas variáveis.
O primeiro passo é compreender as principais características do público-alvo que sua empresa atende.
Uma dessas características é a renda. Esse é um fator crítico a considerar para muitos tipos de produtos e serviços, já que envolve diretamente o quanto as pessoas de fato podem comprar.
O gênero também pode ser um fator decisivo para alguns mercados, como o de estética, por exemplo. Nesses casos, interessa saber onde existe maior concentração de pessoas com essas características.
Outras análises possíveis incluem:
Essas análises podem ser feitas utilizando um software de geomarketing, como o OnMaps.
Veja no exemplo abaixo a renda média domiciliar por municípios no estado do Mato Grosso, onde quanto mais escura a cor rosa, maior a renda.
Além de identificar as características demográficas da região a ser feita a análise de viabilidade, também é necessário avaliar o mercado em que o negócio já atua ou pretende atuar.
Para isso, será necessário entender se existe demanda para os produtos ou serviços oferecidos, se há espaço para a entrada de novos concorrentes, quais são as tendências do mercado, entre outros fatores.
Como já mencionado aqui, o potencial de consumo é um indicador do quanto as pessoas de uma região estão dispostas a gastar com diversas categorias de produtos ou serviços.
Esta é uma análise que pode revelar muitas possibilidades sobre o mercado do local estudado.
Veja abaixo:
Você pode ver no mapa o potencial de consumo por microáreas de Cuiabá, capital do Mato Grosso. Novamente, quanto mais escuro o tom de rosa, maior o potencial de consumo da microárea.
Todo mercado possui regras que devem ser seguidas para garantir a qualidade e segurança dos produtos ou serviços. Por exemplo, empresas alimentícias e farmacêuticas precisam cumprir com as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
As regras são várias, como a manutenção dos equipamentos, limpeza, controle de pragas, padronização de bancadas em aço inox, sanitários sem comunicação com a área de produção, entre outros.
Por essa razão, a regulamentação deve sempre entrar na sua análise de viabilidade. Afinal, o ponto comercial precisa estar de acordo com as leis e regras estabelecidas, ou sua empresa deve ter as condições financeiras de fazer uma reforma no local.
Caso contrário, existem boas chances do ponto escolhido não ser viável.
Analisar a concorrência é fundamental para entender se há espaço para uma nova empresa no mercado. Além disso, essa informação vai ajudar a criar uma estratégia de posicionamento da nova unidade.
Ao avaliar a presença da concorrência na região, sua empresa entende o que está funcionando bem no mercado, quais são as oportunidades de diferenciação e consegue identificar possíveis obstáculos.
No mapa abaixo, analisamos a microárea Centro, em Cuiabá – MT para identificar quantos hotéis existem na região.
As estrelas verdes representam a localização desses hotéis. A partir dessa análise da concorrência, sua empresa pode tomar uma decisão embasada sobre qual o ponto mais viável para a nova unidade.
Enquanto uma empresa pode preferir estar perto dos concorrentes para captar a atenção dos clientes da região, outra pode preferir explorar uma área onde não haverão concorrentes ao redor.
Não existe resposta certa. A decisão vai depender inteiramente dos objetivos do negócio.
Além de todas as análises acima, também é importante calcular a viabilidade financeira do projeto. Para isso, é necessário estimar a receita potencial e os custos operacionais e de investimento da nova unidade.
Com esses dados, é possível calcular a taxa de retorno, o payback e o Valor Presente Líquido (VPL) do projeto.
A taxa de retorno é a medida de rentabilidade do projeto, que indica a porcentagem de retorno sobre o investimento inicial.
Já o payback é o período de tempo necessário para recuperar o investimento inicial.
O VPL é o valor atualizado dos fluxos de caixa futuros do projeto, descontado pela taxa de desconto.
Ao calcular esses indicadores, é possível avaliar se o projeto é viável financeiramente e qual é o potencial de retorno para o investimento realizado.
Isso é fundamental para a tomada de decisão e para garantir que a expansão da sua empresa seja realizada de forma sustentável e lucrativa.
Um cálculo de previsão de vendas pode auxiliar sua empresa nesse processo. Ensinamos você a calcular e prever seus lucros futuros neste texto. Confira!
Esperamos que você tenha entendido o que é uma análise de viabilidade e como fazer uma para sua empresa.
Como você viu, o uso do geomarketing nas suas análises facilita o processo, além de te ajudar a ter uma visão mais estratégica no processo de expansão.
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